Como cuidar da pele com Rosácea
A rosácea é caracterizada por uma vermelhidão persistente, rubor, vasos sanguíneos visíveis e manchas com pápulas.
A rosácea é uma perturbação cutânea crónica que se caracteriza por afogueamento, rubor e crises inflamatórias semelhantes à acne, verificando-se habitualmente nas maçãs do rosto, queixo, testa e nariz.
À medida que a doença progride, a vermelhidão pode tornar-se mais intensa e persistente.
Pequenos vasos sanguíneos superficiais dilatados surgem habitualmente nas zonas citadas. Em casos avançados, a rosácea pode conduzir a um espessamento da pele do nariz (rinofima).
Enquanto a rosácea é mais comum nas mulheres, o rinofima é muito mais visível nos homens. Os casos graves de rosácea podem provocar irritação dos olhos, deixando-os encarnados e lacrimejantes.
Nas pessoas com vermelhidão facial associada a rosácea, este aumento no transporte de sangue na superfície da pele está desregulado.
Os vasos sanguíneos dilatam e depois não voltam ao seu tamanho inicial, por outro lado, com o passar do tempo, surge também inflamação e enfraquecimento das estruturas da pele.
Reúnem-se assim as condições que causam a vermelhidão facial, maior sensibilidade e mais irritação na pele do rosto – rosácea.
Não tem nada a ver com outras condições como a psoríase, a acne ou o vitiligo, não é contagiosa e não é curável, mas é altamente controlável.
A Rosácea é agravada por fatores como:
- Exposição à radiação UV / Sol (principal)
- Ambientes secos e quentes
- Mudanças de temperatura
- Stress
- Aplicação de cortisona
- Cosméticos oclusivos (gordurosos) e irritantes
- Alimentos quentes e picantes
- Álcool
Tipos de rosácea
Existem diferentes subtipos de rosácea. Em alguns doentes podem ocorrer apenas vermelhidão e vasos sanguíneos salientes (rosácea eritemato-telangiectásica).
Em outros casos, podem surgir borbulhas ou espinhas semelhantes às da acne (rosácea pápulo-pustulosa). Os olhos também podem ser afetados, apresentando-se vermelhos, irritados, congestionados e/ou com comichão (rosácea ocular).
Por outro lado, alguns doentes podem apresentar a pele espessada e com aumento do volume de determinadas regiões da face (rosácea fimatosa).
É comum os doentes apresentarem sobreposição de mais do que um subtipo de rosácea.
Fatores desencadeadores mais frequentes
Exposição ao sol
Este é, frequentemente, o fator desencadeador mais comum de manchas no rosto e vermelhidão.
Dica – Use sempre protetor solar com um fator de proteção solar igual e superior a 30. Proteja a sua pele do vento com um chapéu ou lenço.
Clima e temperatura
Sentar-se confortavelmente à lareira ou desfrutar de um banho quente pode soar reconfortante, mas ambientes excessivamente quentes podem aumentar o fluxo sanguíneo e o rubor facial, contribuindo para o aparecimento de manchas no rosto.
Dica – Evite saunas, banhos quentes e estar junto de fontes de calor. Afaste-se de climas extremos e agasalhe-se quando sair para o frio.
Alimentação
Alguns alimentos podem desencadear reações de vermelhidão facial, nomeadamente:
- Refeições picantes
- Refeições quentes pesadas
- Produtos lácteos, como o iogurte e o chocolate
- Determinados citrinos
- Alimentos com alto teor de histamina, incluindo alguns queijos, beringela, espinafres, vinagre e molho de soja
Dica – Mantenha um diário de alimentação para o/a ajudar a determinar que alimentos ou bebidas desencadeiam exacerbações ou provocam manchas no rosto.
Bebidas
É um mito pensar que a vermelhidão facial é causada pelo consumo excessivo de álcool, mas as bebidas alcoólicas e as bebidas quentes podem desencadear esta doença.
Dica – Regra geral, é sensato ser moderado quanto ao consumo de álcool e reduzir a temperatura das bebidas quentes.
Produtos para cuidado da pele
A pele com tendência ao aparecimento de rosácea e de manchas em geral é normalmente sensível, pelo que deve utilizar com moderação produtos que contenham álcool ou perfume. Além disso, evite bases pesadas que exijam que esfregue bastante para as remover.
Dica – Não use produtos formulados para o tratamento de acne, uma vez que estes são, frequentemente, demasiado agressivos. Limpe suavemente com produtos «isentos de álcool ou perfume» e seque o rosto com uma toalha de algodão macia.
Peça ao seu dermatologista sugestões adequadas para o seu tipo de pele em particular.
Exercício físico
Uma boa transpiração é essencial para uma vida saudável, mas o exercício físico intenso pode levar a um sobreaquecimento, desencadeando reações de vermelhidão facial.
Dica – Se gostar de praticar jogging ao ar livre, opte por fazê-lo de manhã cedo ou ao entardecer, quando o sol não está muito forte. Na fase de arrefecimento, não se esqueça de beber bastantes líquidos.
Influências emocionais
Só o facto de ter de lidar com as manchas no rosto e todos os sinais visíveis de vermelhidão facial pode desencadear mais rubor.
Dica – Pratique técnicas simples de gestão do stress (como por exemplo, exercícios de inspiração profunda) durante o dia.
Coma de forma saudável, descanse bastante e, se os sintomas da vermelhidão facial continuarem a incomodar, fale com o seu médico. Hoje!
Que produtos cosméticos utilizar para cuidar da pele com Rosácea?
Quando? E como?
1) Produtos de higiene
Opte por emulsões fluídas com não mais de 20% de conteúdo gorduroso que não contenham álcool, sabão, parabenos nem perfume.
Fazer a limpeza de manhã e à noite de forma suave, sem pressionar muito o rosto, e secar bem a pele com uma toalha de algodão.
2) Produtos de hidratação
A hidratação da pele deve ser feita de manhã e à noite depois da limpeza.
Pode-se utilizar um único creme ou optar por gamas de produtos que ofereçam soluções para de dia e para de noite.
Estes produtos devem ter na sua composição substâncias com acção descongestionante (extracto de ruscus, ginseng, vaccinum myrtillus, ginkgo biloba), indicados para peles sensíveis (mimosa, aloé vera, alfa-bisabolol), e hidratantes (pantenol, ácido hialurónico, alantoína).
Não use produtos de cosmética agressivos ou que exijam esfregar a pele para serem retirados.
3) Produtos de cuidado específico para cuidar da pele com Rosácea
Em alturas de crise deve-se optar pelo uso de um cuidado específico e localizado de noite, um cuidado intensivo e/ou máscara calmante. Deve-se ainda pulverizar água termal pelo menos nas maçãs do rosto várias vezes por dia.
O uso de protetor solar todo o ano é imprescindível para cuidar da pele com Rosácea.
Deve optar-se por aqueles que não contenham perfume.
O tratamento para rosácea pode ser feito com a aplicação de cremes ou soluções nas regiões afectadas ou com o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, dependendo da sua causa.
No caso da rosácea papulopustulosa, em que se formam pústulas na pele, a pele pode se tornar mais espessa e o nariz pode ficar aparentemente maior, mas este tipo de rosácea não é muito frequente.
Geralmente o paciente com rosácea pode ter apenas cuidados simples como usar sempre um sabonete hidratante ou neutro e hidratar a pele com creme ou loção para peles sensíveis para controlar a vermelhidão da pele.
TRATAMENTO NATURAL PARA ROSÁCEA
Máscara de pepino
O pepino é eficaz no tratamento da pele com rosácea porque é muito rico em água e vitamina E. Mas, destaca-se sobretudo por ser um bom desinflamante natural que ajuda a minimizar a vermelhidão própria desta condição, bem como refrescar e reparar a pele.
Para elaborar uma máscara caseira à base de pepino, descasque um pepino médio, bata no liquidificador e se desejar, acrescente uma colher de sopa de azeite de oliva.
Depois passe-a pelo rosto e deixe agir durante 15 minutos. Retire com água morna e sem aplicar nenhum tipo de sabonete.
Máscara de aveia e chá verde
A aveia possui uma ação calmante que protege a pele contra irritações, vermelhidão e coceira. E demonstrou-se que o chá verde é ideal para combater os sintomas da rosácea, por isso, ambos os ingredientes unidos são uma excelente opção.
Prepare um chá verde e quando estiver frio, acrescente três colheres de sopa de farinha de aveia. Misture-o bem e já estará pronto para aplicar sobre a cútis.
Há cura para a rosácea?
Há vários tratamentos que dependem da gravidade da doença mas de momento não há cura.
A pele do doente com rosácea é extremamente sensível e há que ter muito cuidado na selecção de produtos de higiene e cosméticos.
A aplicação regular de protetores solares é também importante.
O tratamento com luz pulsada (I P L) é a melhor solução nos casos de vermelhidão e vasos dilatados. Quando há pústulas, tratamentos anti-microbianos e antiparasitários são habitualmente eficazes. Por vezes é necessário terapêutica com isotretinoína.
Cuidar da pele com Rosácea
Por ser muito visível, a rosácea é motivo de constrangimento e pode levar ao isolamento social.
Por isso, é muito importante consultar um especialista (se possível, na fase inicial da doença), pois existem tratamentos que permitem atenuá-la, assim como cuidados diários que ajudam a controlá-la.
Sabia que…
A rosácea pode ocorrer com mais frequência em pessoas cuja profissão obrigue a uma exposição constante ao calor, como é o caso dos cozinheiros.
Fotos cedidas por Depositphotos.