Otite tratamento natural

Corpo 118 visitas 2 Comentarios

Otite é a inflamação do ouvido, que pode acontecer na sua parte externa ou média (interna) causada, na maioria da vezes, devido a infecções por vírus e bactérias, apesar de existirem outras causas menos comuns como infecções fúngicas, traumatismos ou alergias.

A otite é mais comum em crianças, entretanto pode surgir em qualquer idade, e provoca sintomas como dor de ouvido, produção de secreção, perda da audição, febre e irritabilidade.

A otite consiste numa inflamação / infecção do ouvido, sendo denominada de acordo com o local em que se desenvolve ou de acordo com a causa que a provoca.

As otites dividem-se, tipicamente, entre as otites externas e as otites médias (que se subdividem em agudas ou crónicas).

A otite externa é um processo inflamatório do canal auditivo, ou seja, do canal que liga o pavilhão auricular ao tímpano.
A otite externa ocorre da acumulação de água no canal auditivo, o que provoca irritação e inflamação da pele e favorece o crescimento de micro-organismos como bactérias ou fungos.

É uma situação frequente em crianças que frequentam piscinas ou durante a época de praia. A pele seca pode igualmente favorecer esta inflamação.

SINTOMAS da otite

  • Dor, que se acentua ao toque ou com a mastigação.
  • Caso o canal se encontre muito edemaciado, pode eventualmente existir diminuição da audição.
  • A febre é rara e não é habitual haver manifestações mais graves.

Otite

Otite média

A otite média é a segunda doença infecciosa mais comum da infância, após as infecções de vias aéreas superiores.

A otite média aguda é uma infecção por bactérias ou vírus que provoca inflamação e/ou obstruções que se não for tratada pode levar à perda total da audição.

Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias, como uma complicação. Os vírus e bactérias, normalmente infectando o nariz e faringe, ascendem pela tuba auditiva e causam uma acumulação de pus dentro do ouvido médio.

A pressão exercida por esta secreção levará a dor, febre e diminuição da audição. Algumas vezes chega a ser tão intensa que leva à ruptura da membrana timpânica e saída de secreção purulenta misturada com sangue pelo conduto externo (otite média aguda supurada).

Os principais sintomas são, portanto, a dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. O diagnóstico baseia-se no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio.

O tratamento pode requerer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode levar mais tempo a voltar ao normal.

Quais são as causas da otite?

A trompa de Eustáquio é um tubo que sai do ouvido médio e vai até a parte de trás da garganta. Normalmente, este tubo drena o fluido que sai no ouvido médio. Se a trompa de Eustáquio for bloqueada, o fluido pode acumular-se, o que pode causar infecção devido a concentração de bactérias ou vírus na região.

Uma inflamação e alargamento dos adenoides também pode causar a otite média aguda. Os adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas, que estão localizadas na parte de trás do nariz, próximo a trompa de Eustáquio. Por isso, a inflamação dessas glândulas pode obstruir a trompa de Eustáquio e, consequentemente, causar otite.

Somente um médico pode diagnosticar a otite, pois o mesmo se baseia em análises dos sinais e sintomas, além de realizar um exame no canal do ouvido com um aparelho específico como o otoscópio e o microscópio.

Alguns cuidados simples como a protecção do ouvido durante o banho (para evitar entrada de água) e evitar novos traumatismos ocasionados por manipulação, podem ser adoptados como método preventivo.

Otite tratamento natural

Otite tratamento natural

– Compressa com água quente

A aplicação de calor no ouvido pode ajudar a combater a dor e secar os líquidos no ouvido. Coloque uma compressa de água quente ou toalha quente em cima da orelha durante cerca de cinco minutos, onde você tem que renovar a compressa ou a toalha quente para manter a temperatura.

– Óleos essenciais
Outros produtos que vão ajudar a combater a otite são os óleos essenciais. Você pode optar por usar o óleo de eucalipto, pois é perfeito para o tratamento de qualquer infecção ou de lavanda, que ajuda a aliviar a inflamação.

Para usá-los, basta diluir de cinco a dez gotas do óleo essencial desejado, numa colher de sopa de azeite de oliva e aplicar três gotas no ouvido duas vezes ao dia.

– Camomila

A camomila é uma erva que tem um grande número de propriedades para combater a inflamação de ouvido. Para desenvolver este remédio caseiro, basta misturar uma colher de sopa de azeite com algumas gotas de chá de camomila. Aplique três gotas no ouvido três vezes ao dia e logo a infecção no ouvido irá diminuir.

Há vários remédios caseiros e dicas para aliviar uma otite, no entanto, é importante lembrar que, se a infecção é grave e recorrente, recomenda-se rapidamente procurar um especialista que possa ajudá-lo a acabar com esse incómodo e prevenir complicações.

 

Mais informações na wikipédia

Otite tratamento natural
4.7 (94.17%) 24 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Vanda Filipa

    | Responder

    Sempre que tinha otites tinha que tomar antibióticos

  2. Rafaela

    | Responder

    Quando os meus filhos faziam piscina já sabia as otites apareciam…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *