Noticias

É verdade que as panelas e frigideiras antiaderentes são perigosas para a saúde?

Não. As panelas e frigideiras antiaderentes não são consideradas perigosas para a saúde.

Elas são fabricadas com materiais resistentes a altas temperaturas, como o teflon, que não contém substâncias tóxicas que possam levar à intoxicação.

Quando as panelas anti-aderentes chegaram ao mercado, foi uma verdadeira revolução na cozinha.

As panelas em que a comida tinha estado sempre presa anteriormente tornaram-se subitamente anti-aderentes, tornando mais fácil para todos nós cozinhar a nossa comida.

Esta revolução custou certamente um bom investimento em termos de pesquisa de materiais até se encontrar a solução perfeita.

Ao longo dos anos, a investigação não parou certamente e continuou a encontrar soluções cada vez mais adequadas e menos nocivas para a saúde.

Esta é uma questão que se tem tornado cada vez mais importante, porque as primeiras panelas anti-aderentes que apareceram no mercado não eram certamente perfeitas.

Além disso, recomenda-se não usar utensílios de metal em panelas antiaderentes para evitar arranhões, pois isso pode levar à liberação de partículas desses materiais na comida.

Em geral, as panelas e frigideiras antiaderentes são consideradas seguras para uso doméstico, desde que sejam usadas de acordo com as instruções do fabricante.

No entanto, os especialistas recomendam que pessoas que tenham condições de saúde específicas ou que estejam grávidas ou amamentando evitem o uso de panelas antiaderentes.

Portanto, o uso adequado de panelas e frigideiras antiaderentes não é considerado perigoso para a saúde.

Panelas e frigideiras antiaderentes

Embora haja preocupações de saúde relacionadas à liberação de produtos químicos usados na fabricação de frigideiras antiaderentes, esses produtos químicos geralmente são usados em quantidades muito pequenas.

Os fabricantes também têm feito esforços para aumentar a segurança de seus produtos ao longo dos anos, usando materiais mais seguros.

A maior preocupação relacionada à saúde com o uso frigideiras antiaderentes é o risco de desprendimento dos revestimentos, o que pode levar ao consumo de partículas.

No entanto, se forem usados ​​e cuidados corretamente, esses produtos não devem representar riscos significativos para a saúde.

Em suma, as panelas e frigideiras antiaderentes não são consideradas perigosas para a saúde, desde que sejam usadas e cuidadas adequadamente.

panelas e frigideiras antiaderentes
É verdade que as panelas e frigideiras antiaderentes são perigosas para a saúde? 2

Quais são os utensílios de cozinha mais seguros para a saúde?

Os melhores utensílios de cozinha, de um ponto de vista de saúde, são feitos de materiais que minimizam a libertação de substâncias nocivas para os alimentos que entram em contacto com os mesmos.

Aço inoxidável, faiança, ferro e cerâmica são preferidos para uso diário.

Embora haja muitos factores a considerar quando se trata da segurança das frigideiras, deve dizer-se que as frigideiras de aço inoxidável, ferro fundido ou alumínio são geralmente consideradas as opções mais seguras.

Escolha panelas 100% cerâmica, o que é uma opção segura

Esta é uma das melhores e mais seguras alternativas disponíveis, porque é feita inteiramente de materiais naturais, não é tóxica e não lascará nem descascará.

Também é seguro para a máquina de lavar louça e não cola. A principal desvantagem é que 100% de cerâmica pode ser um pouco cara, mas irá durar muito tempo.

Os vasos de cerâmica são vasos de barro que foram cozidos num forno a uma temperatura elevada para tornar a superfície de areia de quartzo anti-aderente.

É uma escolha popular, mas aqui estão algumas vantagens e desvantagens para o ajudar a determinar se é adequado para a sua cozinha.

É verdade que as panelas e frigideiras antiaderentes são perigosas para a saúde?

Quatro regras a ter em conta

1- Para a primeira utilização, seguir as instruções do fabricante. É normalmente aconselhável lavar a frigideira completamente e secá-la. Depois aqueça-a, retire-a do calor e espalhe uma colher de sopa de óleo no interior, espalhando-a por toda a superfície com a ajuda de uma toalha de papel.

Esta operação é normalmente referida como “condicionamento” da panela.

2- Não aquecer a panela vazia: para evitar aumentar o risco de atingir uma temperatura demasiado elevada, na qual a estabilidade do material é comprometida.

3 – Para evitar danificar o revestimento anti-aderente, não utilizar utensílios metálicos afiados e não cortar alimentos dentro da panela. Usar utensílios de madeira, plástico ou silicone.

Evitar esponjas de lavagem e detergentes abrasivos. E, se puder, prefira lavar à mão.

4 – Deitar fora as panelas se o revestimento estiver particularmente danificado.

As frigideiras anti-aderentes estão a ser cada vez mais utilizadas na cozinha. De facto, graças ao seu revestimento anti-aderente, é possível cozinhar qualquer tipo de comida sem correr o risco de se colar à frigideira.

Uma verdadeira conveniência, especialmente para aqueles que realmente não querem passar horas e horas a remover resíduos de alimentos queimados. Também porque, como sabemos muito bem, esta tarefa nem sempre é fácil.

No entanto, seria sempre preferível deitar fora estas panelas logo que o revestimento comece a sair.

Acima de tudo, para evitar que estes pedaços se agarrem aos nossos alimentos.

Mas para evitar estragar estes tipos de panelas à pressa, basta tomar algumas precauções. Por exemplo, nunca se deve usar objectos afiados no seu interior, nunca os aquecer para esvaziar e sobretudo nunca ultrapassar uma temperatura de 260 graus.

Além disso, ao lavá-los, não utilizar esponjas abrasivas. Se prestar atenção a estes pequenos detalhes, as suas panelas estarão seguras e durarão muito tempo.

4.6 / 5. Votos: 15

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo