Corpo

Fadiga visual digital – causas e como aliviar sintomas

A fadiga visual digital resulta do uso indiscriminado de dispositivos electrónicos com ecrãs. Estes dispositivos incluem telemóveis, computadores, televisões e tablets.

Num futuro próximo, outros dispositivos, tais como capacetes de realidade virtual, terão de ser acrescentados a esta lista.

A tensão excessiva sobre o olho causa fadiga ocular digital. Em particular, a parte mais afectada é a musculatura do olho, que tem a tarefa de acomodar a visão, alternando entre visão ao perto e visão ao longe.

O uso prolongado de telas obriga os olhos a trabalharem no modo de visão próxima, com uma certa configuração do sistema ocular.

Se não tirarmos regularmente os olhos do ecrã para nos concentrarmos em objectos mais distantes, a tensão é maior do que deveria ser e a fadiga instala-se.

Esta fadiga do aparelho muscular do olho torna a focalização difícil. Na fadiga ocular digital, uma diminuição da capacidade de focalização a curtas distâncias pode ser percebida.

Ocorre então um círculo vicioso que liga a fadiga ocular a outros sintomas, tais como prurido nos olhos.

Para aliviar a fadiga ocular, recomenda-se que os usuários façam pausas regulares, evitem luzes brilhantes e aumentem a distância de visualização dos dispositivos.

Além disso, o uso de filtros de luz azul (um tipo de filtro que reduz a quantidade de luz azul emitida por dispositivos digitais) é altamente recomendado, pois ajuda a reduzir a fadiga ocular.

Finalmente, é importante lembrar que a fadiga visual digital não é uma doença, mas sim uma condição causada pelo uso excessivo de dispositivos digitais.

Se você notar alguns dos sintomas acima, é importante que faça pausas regulares durante o uso dos dispositivos, use filtros de luz azul e procure ajuda médica se necessário.

Com essas recomendações, você pode ajudar a prevenir e aliviar a fadiga visual digital.

Como prevenir a fadiga visual digital

1. Faça pausas regulares para descansar os olhos – feche os olhos por alguns segundos ou piscar de forma a libertar a tensão dos olhos.

2. Diminua a iluminação da tela – use luzes mais suaves e evite a luz brilhante.

3. Mantenha a tela a uma distância adequada – se estiver muito próxima, o olho esforçar-se-á mais para focar.

4. Ajuste a tela para um ângulo adequado – a luz deve incidir na tela, sem refletir-se nos olhos.

5. Use fontes de letra de tamanho adequado – fontes muito pequenas tornam a leitura difícil.

6. Limite o tempo de tela – limite o tempo de tela a 30 minutos a cada hora e tome um descanso de 5 a 10 minutos.

7. Mantenha as lentes de contato e óculos limpos – se tiver lentes de contato, certifique-se que estão limpas e não estão desgastadas.

8. Use filtros anti-luz azul – a luz azul dos ecrãs e dispositivos pode contribuir para a fadiga visual digital, portanto, use filtros de luz azul para reduzir a exposição.

9. Exercite os olhos – pratique exercícios oculares como piscar, olhar para longe e para cima, e movimentos circulares para descansar os olhos.

10. Consulte um profissional de saúde visual – se tiver sinais de fadiga visual digital, consulte um oftalmologista para obter ajuda.

Fadiga visual digital - causas e como aliviar sintomas

Sintomas de fadiga visual digital

Existem quatro sinais característicos de fadiga visual digital, que ocorrem frequentemente em conjunto:

Comichão nos olhos – a necessidade de esfregar os olhos é evidente nas pessoas que sofrem de fadiga.

Algumas pessoas experimentam uma sensação semelhante à areia entre as pálpebras, ou pequenos alfinetes picando a partir do interior.

A comichão faz com que a pessoa esfregue os olhos, o que, por sua vez, pode levar a vermelhidão e inchaço.

Edema das pálpebras – seja devido à fricção ou à própria fadiga digital, as pálpebras ficam inflamadas.

Juntamente com o edema das pálpebras, ocorrem olhos avermelhados e lacrimejamento.

Distingue-se de um quadro de conjuntivite bacteriana pela ausência de pus e quistos.

Dor de cabeça – a má acomodação sofrida pelos olhos devido à fadiga causa dores de cabeça.

Em geral, trata-se de uma dor de cabeça localizada atrás dos olhos que tende a diminuir quando se relaxa a visão, afastando-a dos ecrãs ou tentando focalizá-la num ponto distante.

Visão desfocada – entre a falta de acomodação devido à fadiga, vermelhidão dos olhos, edema das pálpebras e lágrimas, a visão perde a nitidez.

Isto não é a falta de nitidez devida à miopia ou outras patologias, mas pode ser percebida como visão intensamente desfocada, quando tantas horas são passadas em frente de um ecrã.

fadiga visual digital

Prevenção da fadiga ocular digital

Certas medidas podem ser tomadas para prevenir a ocorrência de fadiga ocular digital.

Estas incluem o seguinte:

Interrupção temporária do uso de ecrãs: especialmente no caso de trabalho que exija o uso de computadores, é importante reservar alguns momentos para se afastar dos ecrãs e dedicar-se a outras actividades.

Ajustar a luz ambiente: os olhos não devem ser obrigados a trabalhar com uma iluminação muito brilhante, nem com uma iluminação demasiado fraca. Idealmente, o ambiente deve ser iluminado de forma adequada para evitar o excesso de luz.

Vigilância à distância: foi proposta a chamada “regra 20-20-20”, que consiste em interromper a utilização de ecrãs de vinte em vinte minutos durante vinte segundos, a fim de olhar para algo a cerca de seis metros de distância.

A mudança de foco tem o efeito de descansar a visão.

Massajar os olhos com algo frio: fazer isto suavemente, quando aparecerem os primeiros sinais de fadiga visual digital.

Idealmente, usar um gel frio que tenha estado no congelador, embrulhado num pedaço de pano, para que possa ser colocado sobre as pálpebras fechadas.

4.6 / 5. Votos: 54

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo