Dores de cabeça podem indicar problemas na coluna

Corpo 353 visitas Comentar

As causas dos problemas na coluna são variadas e podem estar relacionadas com problemas físicos, viscerais (órgãos internos), infeciosos ou psicossomáticos. Na maioria dos casos, a má postura é a causa dos problemas nas costas.

As cefaleias (dores de cabeça) podem ter inúmeras causas, o que pouca gente sabe e que muitas delas tem origem na parte superior da coluna vertebral, chamada de coluna cervical.

A cefaleia de origem cervical pode surgir quando as estruturas da coluna cervical não estão com o seu correto funcionamento, seja pelo surgimento de algumas patologias (hérnia de disco), “bico de papagaio”, etc) ou por alterações biomecânicas (restrição de movimento vertebral, alterações na curvatura da coluna, espasmos musculares, etc).

Cerca de duas em cada três pessoas sofrem de dor cervical durante a sua vida.

Na maioria dos casos, não é causada por uma doença grave.
Muitas vezes, não é claro o que causa a dor, neste caso falamos de dor cervical não específica.

Normalmente, esses distúrbios passam completamente com o tempo, sem deixar consequências.

Os músculos do pescoço podem ser contraídos por má postura, especialmente quando se trabalha no computador ou na mesa.
Muita gente tem os ombros levantados porque tem uma forte tensão muscular no músculo trapézio e no levantador da escápula.

A artrose é uma das causas mais comuns de dor cervical que afeta principalmente as pessoas com mais de 50 anos.
O tratamento inclui a correção da postura e um programa de exercícios posturais.
A grande maioria dos episódios de dor cervical melhora com o tempo e pode ser tratada sem cirurgia.

A nuca precisa suportar todo o peso da parte de cima do corpo, por isso, as dores nesta região são frequentes. A dor na nuca é geralmente resultado de problemas na coluna, mas também pode ser causada pelo aumento da pressão arterial, tensão muscular, exercícios feitos de maneira incorreta. Ou até pode ser sinal de doenças mais graves, como meningite, mas neste caso, a dor vem acompanhada de outros sintomas, sendo eles: febre, enjoos, vómitos e tonturas.

Quais são as Principais Causas das Dores na Nuca?

Por sustentar a parte superior de nosso corpo ela tem um importante papel, por isso, é necessário atentar-se as principais causas dessa dor desagradável:

  • Contratura
  • Distensão
  • Torcicolo
  • Má postura
  • Apoiar-se sobre os ombros
  • Excesso de exercício físico
  • Nervosismo
  • Hérnia de disco

Possíveis causas de cervicalgia e cefaléia

Uma das causas mais comuns de dor cervical e algumas vezes cefaléia é postura inadequada e que chamamos de cervicalgia postural. É fácil adquirir maus hábitos posturais sem ao menos se consciencializar disso.

A regra básica é simples: mantenha o pescoço em posição neutra sempre que possível. Em outras palavras, não curve o pescoço para frente e nem para trás por períodos muito longos. Também tente não ficar sentado na mesma posição por muito tempo, se for necessário, certifique-se de que a postura está adequada: cabeça em posição neutra, costas com apoio, joelhos ligeiramente abaixo do quadril e com os braços apoiados.

Ler na cama pode causar tensão cervical, principalmente se estiver sem apoio, flexionando a cabeça e tentando manter os braços para a frente para segurar o livro. Se lê na cama, considere adquirir um produto específico para este propósito como um travesseiro triangular ou uma mini-mesa portátil. Finalmente, lembre-se de não ficar em uma mesma posição por muito tempo, nossos corpos foram feitos para se movimentar.

Para aliviar a dor de cabeça causada por problemas na coluna, o que pode-se fazer é:

  • Tomar um analgésico, como Aspirina ou Paracetamol;
  • Tomar um relaxante muscular
  • Tomar um banho relaxante, deixando o jato de água cair na região da nuca;
  • Colocar uma compressa morna na região do pescoço e dos ombros, deixando atuar pelo menos durante 15 minutos;
  • Experimentar fazer alguns exercícios de alongamento para o pescoço.

Os alongamentos são ótimos para relaxar os músculos. Saiba como aliviar a dor na nuca e pescoço.

coluna - Problemas Na Coluna

Que profissional devo procurar ?

Não hesite em procurar um especialista em coluna, neurocirurgião, ortopedista, reumatologista ou fisiatra ao sentir dor, desconforto cervical ou torcicolo. Uma consulta precoce pode facilitar a eficácia das medidas preventivas e evitar problemas mais sérios no futuro. Se não houver queixa alguma, apenas dúvidas quanto a postura correta e as medidas preventivas para problemas de coluna, procure um fisioterapeuta.

Tratamentos cirúrgicos, clínicos e fisioterápicos são continuamente desenvolvidos e aperfeiçoados para que possam auxiliar no bem estar de cada um e proporcionar melhor qualidade de vida.

Dores de cabeça podem indicar problemas na coluna
4.6 (92.97%) 37 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *