Alimentos que fazem bem ao coração
O coração, órgão central do aparelho circulatório, é um músculo oco, destinado a impulsionar o sangue através dos vasos. Nessa tarefa, comporta-se como uma bomba aspirante e premente, pois aspira o sangue das veias, e, depois de cheio, recalca para a frente, para as artérias, o sangue que recebeu.
Existem factores que não podem ser mudados que causam riscos na saúde do coração, no entanto a alimentação, que é de suma importância pode ser controlada, melhorando assim a saúde deste órgão vital para cada ser humano.
Para que o coração seja saudável é importante que a pessoa adopte uma alimentação saudável e equilibrada e evite o tabagismo e o sedentarismo no seu dia a dia.
Alimentos que fazem bem ao coração:
Alho
O consumo de alho ajuda a melhorar a circulação do sangue e previne a formação de coágulos sanguíneos.
Azeite extra-virgem
Elemento indispensável na dieta mediterrânea, o azeite, além de conter antioxidantes como os polifenóis, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, apresenta um efeito protector contra uma série de doenças cardiovasculares.
Chocolate Negro
O chocolate negro é rico em nutrientes e antioxidantes. Ainda que deva ser consumido com moderação, porque não deixa de ser chocolate, tem se verificado o seu benefício para a saúde do coração, nomeadamente quando o teor de cacau é superior a 70%.
Contem flavonoides que estimulam o revestimento das artérias a produzir óxido nítrico. Este composto permite o relaxamento das artérias e a redução da pressão arterial.
Contribui ainda para o aumento do HDL e, pela sua capacidade antioxidantes, evita ainda a oxidação do colesterol nas artérias. O chocolate negro tem ainda acção redutora na resistência à insulina, condição esta que pode dar origem a doenças cardiovasculares.
Frutos vermelhos
É daquelas pessoas que não resiste a amoras, framboesas, morangos e outros frutos vermelhos? Temos uma boa notícia para si!
Muito ricas em propriedades anti-inflamatórias, estas frutas reduzem o risco de doenças cardíacas e até de cancro!
Peixes
A gordura saudável do ómega 3, presente em peixes como o salmão e o atum, ajuda a reduzir o mau colesterol presente no corpo e também a manter as artérias descongestionadas.
Vinho tinto
O vinho tinto é protector cardiovascular até determinadas doses. Valores excessivos poderão ter o efeito precisamente inverso ou ser ainda uma agravante.
Um copo de vinho tinto por dia tem efeitos na saúde do seu coração, permitindo o aumento do colesterol HDL e reduzindo os danos oxidativos provenientes do colesterol LDL.
Tem ainda efeitos na redução da pressão arterial e reduz o risco de acidente cardiovascular. Pessoas que bebem 150 mL de vinho tinto diariamente têm um risco 32% menor neste âmbito.
Informe-se sempre junto do seu médico, esta recomendação não se aplica a pessoas com contra-indicações associadas ao consumo de qualquer bebida alcoólica.
Fazer actividade física regularmente é uma das maneiras de manter o coração saudável, já que exercitando o músculo cardíaco, ajuda a perde peso e melhora a pressão arterial.
Porém, não se iluda achando que o exercício isolado é o suficiente na prevenção de problemas, por isso, é fundamental ainda ter uma alimentação equilibrada com escolhas certas de alimentos.
Fotos cedidas por Depositphotos.