Como equilibrar o PH do corpo
Equilibrar o PH – O equilíbrio é a chave de tudo, nomeadamente quando se trata da nossa alimentação, saúde e bem-estar. E, no corpo humano, o equilíbrio mais importante de todos é o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no nosso organismo.
O QUE É O pH?
O pH é uma escala, com valores compreendidos entre 0 e 14, que mede a acidez ou a basicidade dos produtos.
0 < pH <7 Substâncias ácidas
pH =7 Substâncias neutras
7 < pH Substâncias básicas/alcalinas
Para manter o pH indicado deve ser ingerida uma percentagem de 80% de alimentos alcalinos e 20% ácido.
Desta forma evita que o pH do sangue se torne demasiado ácido e evita diversos problemas, como a proliferação de vírus ou bactérias e ainda previne o aparecimento de sintomas como fadiga crónica, constipações ou gripes, ansiedade, stress, dores de cabeça, dores musculares e articulares ou gastrites, por exemplo.
Por que é importante equilibrar o pH do corpo?
Quando o nosso corpo está um pouco alcalino, ou seja, com o pH do sangue acima de 7, está protegido contra várias doenças. No entanto, quando tem um nível de acidez elevado, nosso corpo fica doente e mais propenso a sofrer problemas crónicos como diabete, obesidade, enxaqueca, catarata, cancro, artrite, alergias, osteoporose, entre outras.
EQUILIBRAR O PH DO CORPO
- Incluir o consumo de vegetais de folhas verdes e consumir uma vitamina verde por dia
- Adoptar o bom hábito de tomar um copo de água morna com limão em jejum todos os dias (o ácido cítrico é um grande alcalinizante, apesar de ser ácido).
- Consuma frutas e verduras, dê preferência às que são de folhas verdes e se consomem cruas
- Evite o consumo de alimentos processados e fritos
- Evite o consumo de alimentos refinados como o açúcar e a farinha
- Consuma água de alta qualidade, preferencialmente água purificada
- Opte por limpar sua casa com produtos naturais como o bicarbonato de sódio, limão e vinagre
- Comece a incluir na dieta alimentos como cevada, algas, pimenta caiena e spirulina
Adoptar uma Dieta Alcalina significa adoptar uma dieta variada que inclui proteínas, hidratos de carbono e gorduras, mas que privilegia os alimentos alcalinizantes:
– alimentos de origem vegetal como os legumes e vegetais, algas, fruta, amiláceos (batatas, batata-doce, castanhas, ihame, mandioca), especiarias, ervas aromáticas e alguns frutos secos e sementes
– em detrimento dos alimentos acidificantes, como os alimentos de origem animal (carne, produtos de charcutaria, peixe, queijos, leite, ovos), os alimentos processados e/ou refinados (bolos, bolachas, comidas pré- confeccionadas, farinhas, cereais, açúcar, sal), o álcool, o café, os refrigerantes, entre outros.
Portanto, a dieta alcalina não restringe totalmente alimentos menos saudáveis, apenas limita o seu consumo.
O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do dia-a-dia.
O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um factor importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças.
Os alimentos alcalinos ainda ajudam a eliminar toxinas principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo.
Além disso, os alimentos alcalinos que também são termogénicos como a pimenta caiena, o gengibre ou o ginseng facilitam o emagrecimento, sendo uma excelente opção para quem está de dieta.
BANANA
A banana é um fruto rico em minerais alcalinos, que contribuem para a alcalinização do nosso organismo. Este alimento tem também triptofano, um aminoácido que ajuda a promover a sensação de bem-estar e a aliviar os sintomas da depressão.
CASTANHAS
É a “guloseima” do nosso inverno. A castanha é um fruto versátil que pode ser usado na confecção e acompanhamento de vários pratos. Para além de possuir quantidades apreciáveis de minerais alcalinos e ter um poder saciante, representa uma boa fonte de fibras alimentares.
Como equilibrar o PH do corpo
Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa nesse teste.
Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias.
Saiba que um pH neutro é 7. Se o resultado foi maior, é alcalino. Se o pH for muito baixo (ou menos de 7) significa que é ácido, recomendando-se o aumento do consumo de frutas e vegetais.
Fotos cedidas por Depositphotos.