Como equilibrar o PH do corpo

Alimentação 114 visitas 2 Comentarios

Equilibrar o PH – O equilíbrio é a chave de tudo, nomeadamente quando se trata da nossa alimentação, saúde e bem-estar. E, no corpo humano, o equilíbrio mais importante de todos é o equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no nosso organismo.

O QUE É O pH?

O pH é uma escala, com valores compreendidos entre 0 e 14, que mede a acidez ou a basicidade dos produtos.

0 < pH <7   Substâncias ácidas
pH =7         Substâncias neutras
7 < pH        Substâncias básicas/alcalinas

Para manter o pH indicado deve ser ingerida uma percentagem de 80% de alimentos alcalinos e 20% ácido.

Desta forma evita que o pH do sangue se torne demasiado ácido e evita diversos problemas, como a proliferação de vírus ou bactérias e ainda previne o aparecimento de sintomas como fadiga crónica, constipações ou gripes, ansiedade, stress, dores de cabeça, dores musculares e articulares ou gastrites, por exemplo.

Por que é importante equilibrar o pH do corpo?

Quando o nosso corpo está um pouco alcalino, ou seja, com o pH do sangue acima de 7, está protegido contra várias doenças. No entanto, quando tem um nível de acidez elevado, nosso corpo fica doente e mais propenso a sofrer problemas crónicos como diabete, obesidade, enxaqueca, catarata, cancro, artrite, alergias, osteoporose, entre outras.

EQUILIBRAR O PH DO CORPO

  • Incluir o consumo de vegetais de folhas verdes e consumir uma vitamina verde por dia
  • Adoptar o bom hábito de tomar um copo de água morna com limão em jejum todos os dias (o ácido cítrico é um grande alcalinizante, apesar de ser ácido).
  • Consuma frutas e verduras, dê preferência às que são de folhas verdes e se consomem cruas
  • Evite o consumo de alimentos processados e fritos
  • Evite o consumo de alimentos refinados como o açúcar e a farinha
  • Consuma água de alta qualidade, preferencialmente água purificada
  • Opte por limpar sua casa com produtos naturais como o bicarbonato de sódio, limão e vinagre
  • Comece a incluir na dieta alimentos como cevada, algas, pimenta caiena e spirulina

equilibrar ph corpo - Equilibrar O Ph

Adoptar uma Dieta Alcalina significa adoptar uma dieta variada que inclui proteínas, hidratos de carbono e gorduras, mas que privilegia os alimentos alcalinizantes – alimentos de origem vegetal como os legumes e vegetais, algas, fruta, amiláceos (batatas, batata-doce, castanhas, ihame, mandioca), especiarias, ervas aromáticas e alguns frutos secos e sementes – em detrimento dos alimentos acidificantes, como os alimentos de origem animal (carne, produtos de charcutaria, peixe, queijos, leite, ovos), os alimentos processados e/ou refinados (bolos, bolachas, comidas pré- confeccionadas, farinhas, cereais, açúcar, sal), o álcool, o café, os refrigerantes, entre outros.

Portanto, a dieta alcalina não restringe totalmente alimentos menos saudáveis, apenas limita o seu consumo.

O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do dia-a-dia.

O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um factor importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças.

Os alimentos alcalinos ainda ajudam a eliminar toxinas principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo.

Além disso, os alimentos alcalinos que também são termogénicos como a pimenta caiena, o gengibre ou o ginseng facilitam o emagrecimento, sendo uma excelente opção para quem está de dieta.

ph corpo - Equilibrar O Ph

BANANA

A banana é um fruto rico em minerais alcalinos, que contribuem para a alcalinização do nosso organismo. Este alimento tem também triptofano, um aminoácido que ajuda a promover a sensação de bem-estar e a aliviar os sintomas da depressão.

CASTANHAS

É a “guloseima” do nosso inverno. A castanha é um fruto versátil que pode ser usado na confecção e acompanhamento de vários pratos. Para além de possuir quantidades apreciáveis de minerais alcalinos e ter um poder saciante, representa uma boa fonte de fibras alimentares.

Como equilibrar o PH do corpo

Para saber se o seu corpo é alcalino ou ácido, pode fazer um teste à sua saliva ou urina. Basta testá-la com uma tira de pH, ao acordar, e comparar a cor resultante com a tabela inclusa nesse teste.

Para obter melhores resultados devem-se testar os níveis de pH durante 10 dias.

Saiba que um pH neutro é 7. Se o resultado foi maior, é alcalino. Se o pH for muito baixo (ou menos de 7) significa que é ácido, recomendando-se o aumento do consumo de frutas e vegetais.

Como equilibrar o PH do corpo
4.6 (92.11%) 38 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Filipa

    | Responder

    Água com limão todos os dias em jejum e recomendo

  2. Carlota

    | Responder

    Excelente artigo, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *