Quais os benefícios do café para a saúde

Alimentação 800 visitas 3 Comentarios

Para uns, um remédio santo, e para outros, a maldição do diabo. Mas a verdade é que desde o seu aparecimento que o possui uma reputação mística, rodeada de secretismo e associada a curas e medicinas. E, após mais de meio século de pesquisa científica, os benefícios do café e dos seus componentes, nas mais variadas patologias, já foram demonstrados. E estão, continuamente, a ser alvos de estudo e observação.

Ao contrário do que a maioria da população ainda acredita, o consumo de café de forma moderada não fornece nenhum risco para a saúde, pelo contrário, proporciona uma agradável experiência que confere alguns benefícios para a saúde.

Especialistas admitem que o consumo excessivo de café só se verifica através da ingestão de mais de cinco chávenas diárias.

Além de ser rico em antioxidantes que protegem o coração, o café também traz benefícios como:

  • Combater o cansaço
  • Prevenir a depressão
  • Evitar surgimento de alguns tipos de cancro
  • Melhora a memória
  • Combate dores de cabeça e enxaqueca
  • Alivia o stresse e melhora o humor

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

A bebida café é um produto de complexa composição química, principalmente após sua torrefacção, onde compostos originais do grão são degradados e novos compostos são formados garantindo a presença de substâncias nutritivas, bioactivas e suas características de sabor e aroma.

O café possui de 1 a 2,5 % de cafeína , que é o componente mais conhecido por seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, e geralmente é associada a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico. Após ser transformada pelo organismo humano, ela pode contribuir para a actividade antioxidante da bebida.

VISITAR: loja cápsulas de café

Além da cafeína, o café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte da actividade antioxidante da bebida, na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína, e ainda com potencial actividade anti-bacteriana, antiviral, e anti-hipertensiva. Por último, há ainda a niacina, que é uma vitamina do complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão.

Do ponto de vista alimentício, todos esses componentes fazem do café uma bebida natural e saudável e se ingerido em doses moderadas, pode fazer muito bem para a saúde, além de prevenir doenças.

Benefícios do café no exercício físico

Quais os benefícios - Benefícios Do Café

A cafeína diminui a fadiga e a acção antioxidante do café age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando a queimar calorias. Além disso, potencializa a performance durante a actividade física, actuando como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos e ajudando na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular.

 

O café é antidepressivo – Ajuda a controlar situações de demência e a conservar a memória e o bem-estar em idades mais avançadas. O café influencia o estado de humor, ajuda a ter uma atitude mais activa com os outros e pode produzir uma sensação de entusiasmo.

Benefícios do Café na digestão – O café também ajuda na digestão ao estimular a secreção ácida do estômago. Consumir café produz contracção peristáltica, funcionando como um laxante natural.

Benefícios do Café para combate ao cancro – A bebida também auxilia na prevenção de alguns tipos de cancro, como o de cólon, da mama, do pulmão, da pele, da próstata, do útero e do fígado. Também ajuda na prevenção de cirrose. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão concluiu que um grupo de mulheres que tomou mais de três cafés por dia, tinha menos probabilidade de desenvolver cancro no colo do útero (60%) e cancro da mama (50%) do que um outro grupo que bebia café menos de duas vezes por semana. Para os homens, o consumo de três cafés por dia reduz em 9% o risco de desenvolver cancro da pele.

O café deve ser evitado grandes quantidades em caso de gravidez. Pode agravar certos problemas digestivos, intestinais, causar úlceras e síndrome de fadiga crónica. Muitos estudos, entres os quais um publicado em 2008 pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, vinculam o consumo de café ao abordo espontâneo. A investigação constatou que as mulheres grávidas que consomem mais de 200 miligramas de café por dia têm o dobro de risco de produzir um aborto do que quem toma quantidades menores.

O café é hoje reconhecido como uma bebida que traz benefícios para a saúde, aumentando a capacidade de vigilância, concentração e desempenho dos seus consumidores.

Benefícios do Café para a saude

Quais os para a saúde
4.9 (98.05%) 41 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Bruna

    | Responder

    Todos os dias bebo uns 3/4 cafés.

  2. Cláudio Oliveira

    | Responder

    Antes de ir ao ginásio tenho que beber café, pois o meu rendimento é superior…

  3. Laura

    | Responder

    Depois das refeições não passo sem o café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *