Chá de hibisco e os seus benefícios

Alimentação 897 visitas 2 Comentarios

chá de hibisco

O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e, até, na prevenção de problemas no fígado.

O hibisco é uma planta encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito comum no Brasil. O hibisco é conhecido principalmente pela beleza das suas flores, o que faz com que muitas pessoas desconheçam os benefícios e propriedades medicinais do chá de hibisco, feito a partir da infusão dos cálices da flor da espécie Hibiscus sabdariffa.

Benefícios do chá de hibisco – Antioxidante, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitamina B2 e vitamina B1. Estas são algumas das características do chá de hibisco, mas não é por ser nutricionalmente rico que está na moda.

O chá de hibisco é um dos chás do momento pelo seu forte contributo na perda de peso e na diminuição da gordura acumulada na barriga e nas coxas, teorias que já foram comprovadas cientificamente que fazem com que haja cada vez mais pessoas à procura deste ‘elixir’.

Benefícios do chá de hibisco

Benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco é rico em antioxidantes

O chá é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento e de várias doenças, como o cancro.
Atenua sintomas de depressão
Rico em flavonoides que têm propriedades antidepressivas, o consumo de chá de hibisco ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz a ansiedade e a depressão, criando uma sensação relaxante no corpo e na mente.
Regula a diabetes
Pelas suas propriedades hipoglicémicas e hipolipémicas, o chá de hibisco pode ser benéfico para aqueles que sofrem de diabetes. Um estudo realizado em pacientes com diabetes tipo II sugere que o consumo deste chá reduz o colesterol, os triglicerídeos, ajudando a controlar a doença.
Alivia dores menstruais
Os benefícios de saúde do chá de hibisco incluem o alívio de dores menstruais, porque ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, bem como pode reduzir outros sintomas fruto da época, como alterações de humor.
Sabia que a flor de Hibisco também pode ser consumida fresca e tem vários usos culinários (saladas, sopas, molhos, etc.)?
Como preparar o chá de hibisco?
Preparado com o cálice do botão seco da flor, o chá de hibisco pode ser preparado com 200 ml de água e uma colher de chá das flores secas de hibisco.

Num recipiente, coloque a água e ferva. Adicione o hibisco, desligue o fogão e tape, deixando a infusão abafada durante 10 minutos.

Em seguida, coe e consuma morno, frio ou até mesmo gelado.

 chá de hibisco

O chá pode ser bebido quente ou frio mas tem um sabor ligeiramente azedo pelo que especiarias como canela, cravinho, noz-moscada ou gengibre podem fazer a diferença no sabor.


EFEITOS SECUNDÁRIOS
As pessoas com hipertensão – e que tomam diariamente medicamentos para esse fim – não devem ingerir este chá.

Pelos seus benefícios na redução da pressão arterial, não é recomendado para quem já tem as tensões baixas, porque pode causar tonturas, desmaios ou problemas mais graves.

Chá de hibisco e os seus benefícios
4.7 (93.64%) 22 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Filipa

    | Responder

    Gosto de beber o meu chá de hibisco gelado, recomendo!

  2. Ana Mello

    | Responder

    Sou fã do chá de hibisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *