Gengibre – anti-inflamatório natural
O gengibre (Zingiber officinale) é mundialmente conhecido e apreciado como especiaria devido às suas características aromatizantes.
No entanto, pode ser muito mais que um simples condimento. Originário da Ásia, depressa chegou à Europa e à América pela mão dos mercadores e colonizadores, devido às suas características.
Atualmente é cultivado em grande escala nos países tropicais, nomeadamente na Jamaica.
A medicina chinesa e a ayurvédica utilizam o gengibre abundantemente na culinária e sempre o consideraram como um dos melhores remédios do mundo.
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As inflamações, também conhecidas como processos inflamatórios, são partes do sistema imunológico que agem como respostas do organismo contra uma infecção ou lesão, e o seu objectivo é destruir os agentes agressores.
Os principais sintomas de uma inflamação são calor, vermelhidão ou rubor, inchaço ou edema e dor.
Esses sinais, chamados sinais cardinais, estão presentes principalmente em inflamações agudas.
Chá de gengibre
Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver (o gengibre perde as propriedades em água muito quente).
Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado.
Tape e deixe em repouso durante cerca de dez minutos.
É utilizado para tratamento de náuseas, vómito, dor de cabeça, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas.
Esta planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ajudar no combate ao cancro.
Pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo.
Também é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
O gengibre pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.
É bom beber chá de gengibre todos os dias?
O chá de gengibre pode ser consumido em qualquer altura do dia. Funciona bem como um pick-me-up logo pela manhã, mas também pode achar que ajuda depois de uma refeição a facilitar a digestão.
Pode adicionar limão fresco ou mel, ou comprar sacos de chá com sabores diferentes, tais como limão e gengibre ou chá verde de gengibre.
Benefícios do Gengibre para a sua saúde:
- Melhor Digestão
O gengibre ajuda a acelerar o processo de digestão e a esvaziar o estômago mais rapidamente. Alguém com problemas digestivos, tais como indigestão, úlceras, obstipação, e SII, pode encontrar alívio ao adicioná-la à sua dieta regular.
Estudos demonstraram que quem consome gengibre digere duas vezes mais depressa do que quem não o faz. Aumenta o movimento no tracto digestivo e promove enzimas saudáveis que ajudam a quebrar os alimentos que comemos.
- Melhora a imunidade
O gingerol, o composto bioactivo encontrado no gengibre bruto, reforça a imunidade com as suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas. O gengibre também contém antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.
A combinação destas propriedades tem muitos benefícios. Estes benefícios para a saúde do gengibre e efeitos secundários melhoram a tosse, reduzem as febres, combatem infecções, aliviam dores de cabeça e aliviam outros sintomas associados a constipações comuns e à gripe.
- Alivia os Sintomas da TPM
A dor menstrual é um sintoma comum durante o ciclo da mulher, mas a incorporação do gengibre pode torná-la mais controlável. Usar gengibre durante os primeiros três dias do ciclo menstrual ajuda no alívio da dor, e as propriedades anti-inflamatórias aliviam o inchaço que é comum com a TPM.
- Alivia a Náusea e o Estômago
Um dos efeitos secundários para a saúde mais conhecidos do gengibre é a sua capacidade de aliviar as náuseas. Quer se trate de enjoos de movimento, enxaquecas, enjoos matinais, ou problemas gerais de estômago, o gengibre ajuda a acalmar um estômago perturbado.
Fá-lo com as suas propriedades anti-inflamatórias, melhor resposta digestiva, e hormonas que regulam a pressão sanguínea para acalmar o corpo.
- Pode ajudar com o cancro
Estudos sobre o gengibre mostraram que alguns dos benefícios do gingerol podem prevenir alguns cancros. Embora não seja uma cura para todos, as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a proteger o seu corpo.
O gengibre é também uma opção segura para reduzir os sintomas de náuseas e dores frequentemente associados ao tratamento do cancro. Quando se submete à quimioterapia, adicionar gengibre à sua dieta ajuda a combater os efeitos secundários do tratamento de náuseas ou tonturas.
- Reduz a dor
O gengibre é um analgésico natural. Isto torna-o um excelente substituto para os medicamentos de venda livre para a dor. Os Gingerols actuam como anti-inflamatórios e funcionam para eliminar compostos no corpo que resultam em dor.
As propriedades anti-inflamatórias do gengibre reduzem a dor associada à artrite e aumentam a mobilidade articular. Os pacientes com artrite são frequentemente receitados medicamentos anti-inflamatórios para diminuir os seus sintomas, mas o gengibre funciona como uma alternativa natural.
- Pele mais saudável
O gengibre melhora a saúde da sua pele com antioxidantes, aumento da circulação sanguínea, e propriedades anti-sépticas. Os antioxidantes protegem a pele dos raios UV e retardam a decomposição do colagénio, fazendo com que a pele pareça mais jovem e esticada.
As propriedades anti-sépticas melhoram os sintomas da acne, e com o gengibre cru, pode ajudar com as cicatrizes causadas pela acne. As propriedades anti-inflamatórias do gengibre também ajudam na cicatrização da pele irritada.
Veja alguns dos outros incríveis benefícios de beleza do gengibre.
- Ajuda na perda de peso
Alguns estudos demonstraram que o consumo de gengibre ajuda a ajudar na perda de peso. O gengibre controla os níveis de insulina, estimula o metabolismo, e ajuda na recuperação do treino. O gengibre ajuda na perda de peso, dando um impulso ao seu metabolismo e criando uma sensação de plenitude para evitar comer em excesso.
Não é um reparo total, mas quando incorporado com outros esforços de perda de peso, pode complementar os seus resultados.
- Previne as doenças cardiovasculares
Para além das suas outras propriedades, o gengibre também funciona como diluente do sangue, o que é benéfico na prevenção de problemas cardiovasculares.
Os anticoagulantes reduzem o risco de coágulos sanguíneos, o que diminui o risco de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Outra forma de o gengibre prevenir doenças cardíacas é baixando a pressão sanguínea e o colesterol. A acumulação de colesterol pode entupir as artérias e aumentar o risco de problemas cardíacos.
O gengibre também melhora a circulação e reduz o açúcar no sangue, o que ajuda o coração a manter o seu desempenho máximo.
- Melhora a função cerebral
A inflamação crónica afecta o seu cérebro ao longo do tempo e pode causar o seu declínio. Isto pode resultar em condições cognitivas, lutas de saúde mental, ou doença de Alzheimer.
O gengibre reduz a inflamação e protege o cérebro dos radicais livres devido aos poderosos antioxidantes. Também melhora a função da memória, aumentando os neurotransmissores no nosso cérebro responsáveis pela memória, foco, e tempo de reação.
O gengibre liberta mesmo dopamina e serotonina para ajudar a combater doenças mentais como a depressão e a ansiedade.
Informação Nutricional
A raiz de gengibre é rica em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.
No entanto o interesse do gengibre deve-se essencialmente aos compostos bioativos e não ao seu valor nutricional que acaba por ser irrelevante pelas quantidades em que é usado.
Como comprar e conservar o gengibre
Aquando da compra de gengibre fresco deve escolher raízes intactas e com aspeto firme, casca lisa e isenta de bolores.
Pode ser guardado no frigorífico até três semanas. Pode congelá-lo, com a casca.
Em pó deve ser mantido num recipiente de vidro hermeticamente fechado em local fresco, escuro e seco.
Podes também guardá-lo no frigorífico por vários meses.
Sabia que…
Os orientais costumam aplicar compressas de gengibre sobre zonas dolorosas para aliviar dores articulares e musculares.
Para além de todas estas aplicações, o gengibre é ainda utilizado no fabrico de bebidas (ginger ale – do inglês ginger), licores, doces e produtos cosméticos.
Fotos cedidas por Depositphotos.