Sementes de melancia e os seus poderosos benefícios
Muito poucas pessoas gostam de comer as sementes de melancia. Simplesmente, são loucas pela polpa vermelha e carnuda do fruto. Mas, depois de lerem este artigo, darão o mesmo peso tanto às partes aquosas avermelhadas como às suas sementes.
Desempenha um papel importante para o seu cabelo e pele, para além de outros benefícios para a saúde.
As sementes de melancia são compostas por cerca de 35% de proteínas de qualidade elevada. Dos nove aminoácidos essenciais, as proteínas desta semente são bem classificadas em quase todos, com excepção da lisina.
O chá é indicado para quem sofre com problemas de hipertensão, por conter substâncias vasodilatadoras, o que facilita a circulação do sangue no organismo, além de afastar o indesejável problema da retenção de líquidos, muitas vezes responsável pela desagradável sensação de inchaço.
É importante ressaltar que os 40 gramas de sementes não devem ser excedidos e a forma mais adequada de consumi-las é por meio da infusão.
Ingerir as sementes de modo natural não é indicado, pois elas não são facilmente digeridas.
Sementes de melancia contém 35% de proteína
As sementes de melancia são bastante energéticas – nutritivas, as sementes de melancia são ricas em licopeno, um tipo de antioxidante bastante poderoso e que também está presente no tomate.
Além disso, estas sementes contêm elevado teor de magnésio e zinco.
Benefícios das sementes de melancia
Zinco
O conteúdo nutricional das sementes de melancia é construído em zinco. Uma rica fonte de zinco, as sementes de melancia ajudam a aumentar a imunidade, promovem a digestão, o crescimento celular e mantêm o seu sistema nervoso.
Magnésio
O magnésio é necessário para a actividade metabólica. As sementes de melancia são ricas em magnésio e ajudam a impulsionar o metabolismo do seu corpo.
Ferro
As sementes de melancia contêm ferro que ajuda na produção de hemoglobina no seu sangue.
Saúde da pele
O óleo de sementes de melancia beneficia a pele uma vez que é rico em vitamina C e antioxidantes.
Livre-se da acne e dos primeiros sinais de envelhecimento, e obtenha uma pele lisa e brilhante com sementes de melão.
As propriedades anti-inflamatórias e o rico teor de magnésio das sementes de melancia beneficiam a sua pele, actuando como um hidratante para a pele baça e seca.
A parte da fruta mais aproveitada é a sua polpa, mas o que poucas pessoas sabem é que as sementes de melancia também podem ser utilizadas e são benéficas à saúde quando aproveitadas na forma de chá, por exemplo.
Chá das sementes de melancia
– 2 Colheres das sementes (já desidratadas de um dia para o outro)
– ½ Litro de água
Deixe ferver a água até e em seguida adicione as sementes, mantendo, a partir daí, o recipiente tapado até que o chá adquira uma temperatura mais amena.
É importante que o chá esteja fresco, ou seja, é necessário que seja feito no dia em que for consumido para garantir dessa forma o aproveitamento de todas as suas propriedades.
Assim como na maioria das frutas, as sementes presentes na melancia podem agir como laxantes suaves e favorecer o trânsito intestinal.
Algumas pessoas usam estas sementes para preparar uma infusão e combater a prisão de ventre.
Como torrar sementes de melancia
Torrar sementes de melancia é fácil. Ligue o forno nos 200º e coloque as sementes sobre um tabuleiro.
Devem demorar apenas cerca de 10 minutos a assar, mas pode querer mexê-las a meio para garantir uma crocancia uniforme.
Pode tornar as sementes ainda mais saborosas, adicionando um pouco de azeite e sal, ou polvilhando-as com canela e um leve pó de açúcar. Se preferir mais sabor, pode adicionar sumo de lima e pimenta em pó, ou mesmo pimenta-de-caiena.
A melancia é uma fruta saborosa e muito refrescante, adorada por muitas pessoas por todo o mundo, mas o impressionante é que poucas dessas pessoas conhecem o fantástico poder natural das suas sementes para a nossa saúde.
Fotos cedidas por Depositphotos.