Acne – Como tratar acne?
Acne é uma doença tão frequente que podemos afirmar ser quase universal durante a adolescência.
Se não for tratada, pode dar origem a cicatrizes inestéticas ou mesmo desfigurantes, as quais são, por si próprias, difíceis de tratar. Essa evolução será tanto mais rara quanto mais precoce for o início do tratamento.
As diferentes formas de acne
A hiperseborreia: É a etapa inicial de qualquer forma de acne. Existe oleosidade excessiva, a pele brilha e surgem pequenas borbulhas.
Retencional: O sebo acumula-se nos folículos sebáceos e provoca a formação de comedões abertos (pontos negros) ou fechados (microquistos).
Inflamatória: Proliferação de bactérias (Propionibacterium acnes) e ruptura do folículo na derme; aparecimento de uma inflamação e de uma borbulha vermelha (pápula) que se torna purulenta (pústula).
Nodulocística: Dilatação e inflamação das glândulas sebáceas que formam nódulos que supuram.
Sinais e sintomas
A acne cística é marcada por conjuntos de profundos e dolorosos quistos cheios de líquido; estas áreas da pele aparecem vermelhas ou roxas e ficam inflamadas.
• As crostas, borbulhas e cicatrizes podem ocorrer nas formas graves de acne, ou se as lesões forem espremidas e ficarem infectadas;
• Pontos brancos, pontos negros, manchas vermelhas e brancas e espinhas com pus aparecem principalmente no rosto, mas também sobre os ombros, pescoço, costas, peito e nádegas.
Os principais factores que contribuem:
Embora não sejam a causa, alguns factores podem agravar os sintomas:
- uma dieta muito rica em certos hidratos de carbono (muito açúcar e farinha branca)
- consumo excessivo de leite e produtos lácteos (com excepção do queijo)
- tabagismo
- maquilhagem que obstrui os poros
- produtos de cuidados da pele comedogénicos
Como se previne?
- A lavagem das áreas mais problemáticas com uma solução suave ajuda a controlar.
- Devem ser evitadas substâncias que possam irritar a pele, bem como o contacto da pele com o cabelo, objectos, suor e gorduras.
- É igualmente importante nunca espremer as lesões da pele para evitar a formação de cicatrizes ou a infecção.
- A exposição ao sol deve ser controlada e alguns dos medicamentos que tratam a acne podem tornar a pele mais sensível ao sol.
- O uso de maquilhagem pode irritar a pele e, se for utilizada, deve ser retirada ao deitar.
- A roupa não deve estar muito apertada.
- A dieta é um aspecto importante a considerar. De um modo geral, a carga de açúcar parece ser importante no desenvolvimento da acne. Os dados mais recentes sugerem ser importante um acompanhamento nutricional especializado e específico para cada caso.
A alimentação na prevenção da acne
Os alimentos podem ajudar quem tem problemas?
A resposta é positiva, sim, eles podem contribuir com o tratamento ou na prevenção.
- Vitamina A – diminui a produção de sebo. A melhor fonte de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolos, espinafre, salsa, etc)
- Vitamina C – antioxidante e anti-inflamatória (acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, limão, pimentão, etc)
- Vitamina B2 – controla a oleosidade da pele (leite, carnes, ovos, fígado, levedura de cerveja, espinafre)
- Vitamina B6 – regula o metabolismo hormonal (carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana)
- Fibras – promovem um bom trabalho intestinal, eliminam toxinas (verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, semente de linhaça, etc)
- Cálcio, fósforo e magnésio – mantém o equilíbrio do sangue (leite e derivados, vegetais de folha verde escura, leguminosas, etc)
- Zinco – cicatrização e regeneração de tecidos (ovo, cereais integrais, gérmen de trigo, etc)
Os especialistas recomendam, por isso, em complemento de uma alimentação mais saudável e menor gordurosa, cuidados preventivos de higiene redobrados.
De manhã e antes de deitar, lave a cara com água, limpando-a suavemente com um atoalhado suave e macio.
Deste modo, estará a proteger o escudo hidratante natural que protege a pele e reduz a formação de sebo, matéria que gera pontos negros, borbulhas e imperfeições. Os casos mais graves necessitam de medicação adequada, que pode incluir antibióticos.
Não esqueça de beber bastante água.
Esfoliação caseira
Esta esfoliação na pele pode ser feita 1 vez por semana com uma mistura de açúcar ou café e óleo de amêndoas, ela remove a camada mais superficial da pele deixando a pele mais uniforme e com menos cicatrizes.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de açúcar ou borra de café
- 3 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas doces
Como preparar
Colocar os ingredientes num copo e misturar bem. A seguir, esfregar a mistura nas áreas com cicatrizes de acne, com movimentos circulares, durante 3 minutos e enxaguar com água morna.
Depois secar com uma toalha macia e hidratar a pele com um creme para o rosto, recomendado para o seu tipo de pele.
Chá verde – antioxidante, repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação (pode fazer compressa de chá verde gelado em cima da lesão).
NOTA – É importante procurar aconselhamento dermatológico nos primeiros sinais de acne e mesmo quando os sintomas são leves.
Um tratamento médico eficaz pode evitar o agravamento da doença e consequências como cicatrizes.
Fotos cedidas por Depositphotos.