Queda de Cabelo – porque acontece? Quais as causas?

Beleza & Estética 9282 visitas 2 Comentarios

Ao contrário da crença popular, a queda de cabelo não é um problema unicamente masculino: cerca de 45% das mulheres sofrem de algum tipo de queda de cabelo que exige tratamento no mínimo uma vez durante a vida.

A perda de cabelo é um dos distúrbios mais normais entre os seres humanos e como tal,se tratada cedo pode ser resolvida.

Todos perdemos diariamente entre 50 e 70 fios de cabelo, principalmente durante o sono, por causa da fricção na almofada, e na hora de lavar e pentear. De acordo com os especialistas da área – dermatologistas, essa perda é natural e muito comum.

O problema é quando essa queda se acentua, ultrapassando mais de 200 fios, e o cabelo começa a ficar mais fino, frágil e com perda de cor.

É quando a calvície se instala e os novos fios deixam de compensar as perdas de cabelo.

Sempre associada à genética, a calvície também está referenciada a inúmeros outros factores como distúrbios hormonais e emocionais. As consequências são alterações no folículo piloso que, ao provocarem destruição da matriz capilar, resultam em alopecia permanente.

De acordo com estudos de Dermatologia, 80% dos homens terão manifestado o problema até atingir 70 anos, assim como 30% das mulheres o terão até aos 50 anos de idade.

O tratamento da calvície feminina é ainda mais difícil já que a falta de cabelo nas mulheres só é notada quando 30% dos cabelos já caíram.

Prefira sempre estes alimentos para prevenir a queda de cabelo:

  1. Vegetais de folhas verdes – couves, espinafres e acelga, fornecem ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, que ajudam os folículos pilosos a produzirem sebo.
  2. Batata-doce – rica em B12.
  3. Cavala, sardinha e ostras – alguns dos pescados ricos em ómega 3 (anti-inflamatório).
  4. Feijão, lentilhas, grão e soja – ricas em vitaminas do complexo B. O feijão é uma enorme fonte de proteína magra e também fornece grande quantidade de ferro, biotina e zinco. As ervilhas ajudam a diminuir os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína.
  5. Avelã, Castanha-do-pará, Caju, nozes – ricos em aminoácidos essenciais – a cisteina, metionina e a lisina. As amêndoas e os amendoins, para além de terem estes aminoácidos, também são ricos em zinco.

Componentes importantes para a cabelo

O ferro é um dos elementos mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no nosso organismo deve estar sempre alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro.

As mulheres com grande volume de período menstrual ou muito longo perdem muito ferro e acabam por ficam anémicas.

Uma das principais causas de perda de cabelo é a falta de sono. Hoje vivemos em constante correria e o sono é deixado em segundo plano e é muitas vezes negligenciado. O stress é comum e muitas vezes dá lugar a insónia, distúrbio muito grave que pode ser fatal se não tratada.

A ligação entre privação de sono e perda de cabelo foi recentemente estabelecida pelos principais especialistas de cabelo.

Confira alguns produtos naturais para tratar a queda de cabelo

ABACATE – é rico em vitaminas A, E e K, fibras diuréticas solúveis e insolúveis, minerais como magnésio, ferro, cobre e manganês.

Como preparar esta máscara de abacate:

* Bater no liquidificador ½ abacate, com 2 colheres de mel e passar nos cabelos húmidos

* Deixe actuar uns 15 minutos

* Lave os cabelos de seguida

DICA: Prepare uma bebida à base de iogurte, mel, banana e leite magro. Esta bebida é rica em biotina, o que ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo. Beba este preparado dia sim, dia não.


PEPINO –  rico em silício e enxofre, quando associado ao sumo de alface, espinafre e cenoura, promove o crescimento dos cabelos. Beba 2 copos por dia;
As frutas, verduras, levedura de cerveja, germe de trigo (fechado a vácuo), limão, iogurte, castanhas, abacate, arroz e pão integral, irão compor as vitaminas, sais minerais e proteínas necessárias.

CEBOLA – é conhecida pelas suas propriedades anti-queda de cabelo (para prevenir a calvície), embora não seja propriamente uma via para fazer com que o cabelo cresça mais depressa.

Deve esmagar a cebola com um pouco de água e aplicar a mistura no cabelo durante alguns minutos. Se o cabelo for lavado de seguida, todos os vestígios do cheiro a cebola serão retirados.

Alguns fabricantes têm promovido o uso do shampoo à base de proteínas, para ser absorvida pela raiz dos cabelos, o que não parece ser possível.

Somente os aminoácidos são absorvidos para fazer parte da estrutura de uma célula, e este trabalho só é feito no nosso aparelho digestivo.

Para o tratamento da queda de cabelo, tenha em consideração o seguinte:

1. Alimente-se de vegetais, frutas, cereais integrais, peixe, nozes, sementes e garanta uma adequada ingestão de proteínas.

2. Reduza a cafeína, o sal, açúcar e as gorduras saturadas.

3. Evite o uso de produtos químicos e de calor no seu cabelo. Faça uma massagem no couro cabeludo, com óleos essenciais e deixe durante a noite, para proteger o cabelo e promover o crescimento de novos folículos pilosos.

4. Consuma suplementos de vitaminas do complexo B e ácidos gordos essenciais.

5. Escove ou penteie o cabelo sempre de forma delicada. Mantenha as tranças e os rabos de cavalo sempre folgados.

6. O excesso de calor ou o uso exagerado do secador, pode enfraquecer as proteínas do cabelo, tornando-o mais frágil e quebradiço,

7. Não fume – o cigarro, além de danificar os fios, deixa um cheiro horrível. Fumar é uma das principais causas da queda de cabelos nas mulheres.

8. O exercício físico regular e os hábitos de sono saudáveis aumentam a circulação e a saúde geral, promovendo um cabelo bonito e saudável.

cabelo - Queda De Cabelo

No período de gestação, o aumento dos níveis das hormonas femininos (estrógenos) prolonga a fase de crescimento dos fios, o que significa que a queda natural se torna mais lenta. Após o nascimento do bebé, as alterações hormonais provocam uma queda mais acentuada, pois os folículos que permaneceram em repouso, no pós-parto caem juntamente com os restantes.

A carência de ferro é uma causa comum da anemia e afecta a saúde dos cabelos (principalmente das mulheres), pois esse mineral age directamente na oxigenação dos tecidos.

Para diagnosticar o problema, o médico analisará o histórico do paciente e solicitará exame hematológico para controle da dosagem de ferretina (stock corporal de ferro).

O tratamento é medicamentoso.

Durante a menstruação observe as perdas de sangue e aumente o consumo de alimentos ricos em ferro tais como:

  • folhas verde-escuras (salsa, agrião e espinafre)
  • grãos integrais, nozes, amêndoas e castanhas de caju
  • frutas secas (damascos, passas, ameixas), ervilhas, feijões, brócolos, sementes como gergelim e girassol, algas marinhas, etc.

A fragilidade ou maior intensidade de queda de cabelo tem que ver com diversos factores, tais como: stress, cansaço, alterações hormonais, como por exemplo, o pós-parto, alimentação desequilibrada, alguns medicamentos, etc.

Votos: 55 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo
  • 3
    Shares
Artigo colocado por Paulo Dias em 28 Janeiro, 2016.
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/beleza-estetica/queda-do-cabelo/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Matilde

    | Responder

    Quando estou mais nervosa, tenho mais queda de cabelo.

  2. Mariana

    | Responder

    No Outono noto mais queda de cabelo e quando ando mais stressada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *