Chá para dor de garganta
A dor de garganta, é um sintoma comum caracterizado por irritação, inflamação e dificuldade em engolir ou falar, que pode ser aliviada com o uso de analgésicos a anti-inflamatórios.
Com a chegada do inverno, as inflamações da garganta são mais frequentes. A maioria é de origem viral e os antibióticos raramente são necessários.
A dor de garganta pode ser passageira (normalmente acompanhada de gripe ou resfriado), ou pode ser persistente - o que acontece especialmente em pessoas com amigdalite. Os sintomas passam geralmente ao fim de 3 a 7 dias sem tratamento, mas é possível atenuá-los com algumas medidas simples e baratas.
A garganta inflamada e irritada pode provocar bastante dor e desconforto
O que é a garganta inflamada?
Regra geral, a inflamação da garganta indica o início de uma constipação comum. Normalmente, a inflamação da garganta é causada por vírus e os sintomas podem variar entre a sensação de desconforto na garganta e a inflamação grave da garganta.
Se a inflamação da garganta for decorrente de uma constipação comum, os sintomas considerados gerais podem desenvolver-se ainda mais, resultando em congestão e corrimento nasal, tosse e sintomas da constipação.
O que são a amigdalite e a faringite?
Amigdalite é a inflamação das amígdalas, faringite é o nome dado à inflamação da faringe. As duas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão próximas anatomicamente, é muito frequente a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas têm predominantemente faringite, enquanto outras, apenas faringite.
Para aliviar a dor de garganta, alimentos como mel, chá morno de gengibre e limão são excelentes opções. Eles ajudam a diminuir a sensação de irritação, além de fortalecer o sistema imunitário a combater melhor a inflamação.
- Beba muitos líquidos, de preferência dois litros por dia
- Beba chá quente de ervas ou chá de gengibre
- Aqueça a garganta, por exemplo com um lenço de pescoço macio
- Descanse e relaxe
Gargareje com água e sal – a água salgada acalma a inflamação e pode ajudar a libertar a infecção ou os irritantes que estão a dar-lhe tanta dor de garganta. Dissolva meia colher de chá de sal em 200ml de água morna e gargareje a cada uma ou duas horas.
Vinagre de maçã – Contém níveis altos de acidez que podem destruir as bactérias e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel numa chávena de água morna e beba.
Vapor – o vapor pode aliviar a dor de garganta, principalmente quando ela dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, deixando a garganta hidratada e evitando a proliferação das bactérias.
Ferva uma chávena de água e acrescente óleo essencial de eucalipto. Respire profundamente este vapor.
Chá de camomila – é um excelente remédio para a garganta inflamada. Os seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam a descansar melhor.
O que não deve comer
Existem alguns alimentos que devem ser evitados quando a garganta está inflamada. Cereais ou granola, torradas, que são duros, podem arranhar a garganta e aumentar a dor.
Alimentos gelados, também devem ser evitados, assim como os sumos de frutas ácidas (laranja ou abacaxi, por exemplo), por aumentarem o incómodo ao entrar em contacto com a garganta inflamada.
E se nada disto resultar em 48 horas… pode ter um infecção bacteriana, por essa razão deve consultar o seu médico para que este o possa medicar adequadamente.
Fotos cedidas por Depositphotos.