Alimentos para combater o stress
A alimentação muda tudo na nossa vida, por isso se diz que somos o que comemos. Também para combater o stress os alimentos podem ser os nossos aliados.
Como combater o stress?
De forma a combater ou aliviar o stress, parta sempre deste princípio:
- Evitar;
- Alterar;
- Adaptar/Aceitar
Aprenda a evitar o stress desnecessário
Nem todo o stress pode ser evitado, mas se aprender a dizer não, a distinguir “deveres” de “obrigações” na lista de coisas a fazer, pode eliminar muitos fatores de stress.
Identificar as causas é um primeiro passo importante.
Alterar a situação
Se não podemos evitar uma situação stressante, devemos tentar alterá-la e lidar com os problemas de cabeça erguida, em vez de guardarmos sentimentos negativos, aumentando o stress.
Adaptar-se ao fator causador de stress
Quando não podemos mudar o factor de stress, como é o caso de uma doença, devemos tentar mudarmo-nos a nós próprios e a visão que temos sobre a situação que enfrentamos.
Reformular os problemas ou concentrarmo-nos nas coisas positivas da vida.
Devemos aceitar as coisas que não podemos mudar.
Haverá sempre factores de stress na vida que não podemos alterar. Aprenda a aceitar o inevitável, em vez de protestar contra uma situação e torná-la stressante.
Olhemos para o lado positivo da situação, mesmo nas circunstâncias mais stressantes pode ser uma oportunidade de aprendizagem ou crescimento pessoal.
Aprenda a aceitar-se, com o seu potencial e limitações.
Os alimentos que ingerimos são também muito importantes. Adote uma dieta saudável.
Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o stress.
Abacate
Pode comer fatia atrás de fatia deste fruto para diminuir a ansiedade e sem se preocupar com o facto de poder engordar. Este superalimento vai ajudá-lo a sentir-se saciado e satisfeito.
Estudos recentes indicam que as pessoas que incluem abacate na refeição do almoço reduzem em 40% o desejo de comerem mais nas três horas seguintes à refeição.
Chocolate negro
Não estamos a falar de uma tablete inteira de chocolate mas está provado que o consumo moderado de chocolate negro pode ajudar a reduzir os níveis de stress.
Os anti-oxidantes presentes no cacau ajudam a nivelar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
Dê sempre preferência ao chocolate com mais de 70% de cacau.
Legumes e frutas verdes
Grandes aliados na produção de dopamina, o químico que nos ajuda a acalmar, são legumes e frutas de cor verde, como os espinafres, agriões, couves, feijão verde, ervilhas, maçã, kiwi, lima.
Atum
O atum é um dos alimentos anti-stress mais referidos devido ao teor em selénio no enlatado e pelas grandes quantidades de vitamina B6, que contribui para a produção de serotonina, e que, como já sabemos, é essencial para prevenir a depressão e o stress.
Banana
Coma uma banana por dia porque é rica em vitamina B6, triptofano, potássio e magnésio, todos os que ajudam a produzir serotonina, logo, afastam o mau humor, a ansiedade e o stress.
O stress afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e todos sentimos o stress de forma diferente.
Em excesso, pode levar não só, a sérios problemas de saúde física, como também pode alterar os nossos relacionamentos em casa, no trabalho e na escola, pelo impacto que pode assumir na nossa saúde mental.
Higiene do sono
Trabalhe a higiene do sono. Sentir-se cansado pode aumentar o stress, fazendo com que pensemos de forma irracional. Mantenha a calma, obtendo uma boa noite de sono, essencial para relaxar.
Lembre-se, dormir mal pode acarretar graves consequências para a sua saúde.
O objetivo é relaxar e convencer o corpo de que os perigos não existem. Contudo, há alimentos que fazem exatamente o oposto e que só atrapalham todo o processo.
Deste modo, deve evitar o café e todos os alimentos ricos em cafeína, pois estimulam o sistema nervoso central.
Analise o seu estilo de vida – veja como pode relaxar um pouco mais, ter uma alimentação mais saudável, dormir um pouco melhor e ser mais ativo para minimizar os níveis de stress.
Fotos cedidas por Depositphotos.