Chá Natural para Ansiedade

Bem Estar Emocional 248 visitas Comentar

Estamos sempre com a sensação de que o tempo passa muito rápido, não é verdade? Vivemos num “ciclo de correria constante” que não tem fim e que, muitas vezes, gera prejuízos para a saúde e para a qualidade de vida, como é o caso da ansiedade.

Ansiedade é um termo geral usado para designar vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Sintomas estes que afectam de maneira diferente os comportamentos e o dia a dia de quem os sofre.

É uma reacção normal que podemos sentir em certos eventos e situações das nossas vidas. A ansiedade é uma maneira que temos de nos proteger.

Diante de um perigo aparente, a ansiedade mantém-nos alerta e prepara-nos para defendermo-nos ou fugirmos de uma situação de risco.

A ansiedade pode ser bastante útil, até um certo ponto. Por exemplo, a ansiedade que sente quando está sozinho num parque de estacionamento à noite, permite-o estar alerta e pronto para qualquer perigo que encontrar.

A ansiedade que sente quando tem uma prova/exame difícil, motiva-o a estudar mais. Estes são dois exemplos do que é considerado a ansiedade natural, algo que todos os seres humanos experimentam em alguma altura das suas vidas.

O desfecho de um transtorno de ansiedade podem ser tanto físicas (como dores de estômago e palpitações ) como mentais, levando a uma distorção dos pensamentos que se tornam uma fonte de preocupação excessiva e podem conduzir, mesmo, a mudanças no comportamento.

Este tipo de ansiedade requer um acompanhamento médico adequado, com o qual pode ser controlada e tratada.

Como se manifesta a ansiedade?

Quando encontramos situações que parecem estar fora do nosso controlo e que nos deixam desconfortáveis, podem surgir alguns sintomas como palpitações, suores, tensão muscular, etc.

Também é comum quando estamos ansiosos, ou mesmo com medo, pensar que não vamos ser capazes de solucionar o problema, que alguma coisa negativa vai acontecer.

chá natural para ansiedade

Abaixo estão alguns exemplos de sintomas que podem surgir na ansiedade:

  • Náuseas, vómitos, enjoos, diarreia ou obstipação, aerofagia (“arrotar”) ou flatulência
  • Vontade de urinar frequente
  • Boca seca, visão turva, tonturas, dores de cabeça e suores
  • Inquietação ou sensação de corpo preso/bloqueado, tremor, tensão/dor muscular
  • Palpitações no coração ou dor no peito, dificuldade em respirar
  • Alterações da memória, dificuldade em concentrar-se
  • Sensação de instabilidade, irritabilidade
  • Medo de perder o controlo, de ficar louco, ou mesmo de morte a qualquer momento

Muitas substancias naturais ajudam a controlar a ansiedade, confira alguns exemplos abaixo:

CHÁ NATURAL PARA ANSIEDADE

CAMOMILA

A camomila é conhecida mundialmente como a “planta que acalma”, poderoso relaxante muscular, com propriedades sedativas, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a dormir melhor.

 

ERVA CIDREIRA

A cidreira destaca-se pela sua acção sedativa e calmante, que ajuda a combater os efeitos da ansiedade e do stress, afastando ainda a insónia.

A cidreira possui forte acção antioxidante e é uma grande aliada no combate aos radicais livres, o que vai ajudar a evitar o envelhecimento celular prematuro, prevenindo doenças cerebrais degenerativas, cancro e problemas do coração.

ansiedade

ERVA DE SÃO JOÃO

Amplamente utilizada no tratamento da depressão e da ansiedade, esta planta medicinal é considerada um antidepressivo e um sedativo, com propriedades terapêuticas positivas e amplamente comprovadas.

Chá Natural para Ansiedade

ERVA PRINCIPE

Entre os principais benefícios da erva-princípe é possível destacar a acção analgésica que trata naturalmente febres, dores de cabeça e cólicas menstruais e as acções antiespasmódica e calmante, que contribuem para o controle da ansiedade, actuam como antidepressivos e melhoram a qualidade do sono.

 

VALERIANA

A valeriana é muito conhecida como chá calmante. Ela contribui para a diminuição dos períodos de ansiedade e melhora o sono. Por isso, é uma óptima opção para conseguir relaxar.

Atenua a irritabilidade nervosa, reduz a ansiedade e melhora a coordenação.

Sabia que …

Qualquer chá natural para ansiedade depois de pronto pode ser bebido quente ou frio e deve ser consumido até 24horas depois de feito, sendo que deve ser armazenado de forma adequada, de preferência numa garrafa de vidro e com tampa.

Votos: 2 | Pontuação: 5

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Paulo Dias em 20 Janeiro, 2020.
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/bem-estar-emocional/cha-natural-para-ansiedade/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *