Bem Estar Emocional

Importância do Sono – Durma bem pela sua saúde

Os adultos entre os 18 e os 60 anos de idade são recomendados a dormir pelo menos 7 horas por noite, caso contrário correm o risco de ficar privados do sono.

Ignorar a importância do sono pode ter um impacto na sua saúde geral. Se fizer disso uma prioridade, o seu corpo colherá os benefícios do sono.

Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do organismo. Quem tem dificuldades para dormir ou acorda com frequência durante a noite costuma se sentir cansado, indisposto e mais irritado no dia seguinte.

As horas de sono e a sua qualidade têm grande influência na produtividade – durma bem pela sua saúde!

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.

Dormir é essencial para consolidar e arrumar as nossas memórias. Mais, sabe-se que enquanto estamos a dormir o nosso cérebro está numa azáfama, a renovar-se ao nível das células.

O acto de dormir é assim crucial para o bom funcionamento do cérebro, já que faz uma limpeza do lixo que se vai acumulando com os pensamentos do dia-a-dia.

São “resíduos” que se amontam junto das células cerebrais e que o sono pode eliminar. O sono é pois uma peça fundamental para mantermos o cérebro saudável.

No caso de não se dormir horas suficientes, o cérebro não repousa, não faz a eliminação dos ditos resíduos e envelhece antes do tempo.

Dessa forma estamos a escancarar as portas às doenças do foro mental.

O mais grave de tudo é que grande parte da população activa não dorme as horas suficientes.

Importância do Sono – Durma bem pela sua saúde

Não é raro as pessoas relatarem dificuldades em dormir se estão a agonizar por causa do trabalho, escola, saúde, finanças, ou família.

Eventos de vida ou traumas stressantes – tais como a morte ou doença de um ente querido, divórcio, ou perda de emprego – podem também aumentar as suas hipóteses de sofrer de insónia.

Se estiver a sofrer de insónia, pode também querer olhar mais de perto para a sua saúde mental e emocional.

A insónia pode estar a contribuir para os seus problemas de saúde mental e pode sentir-se significativamente melhor depois de a tratar.

Sabia que a sua alimentação influencia a forma como dorme?

Todos nós conhecemos a alface, o que grande parte da população não deve de saber é que a alface actua como um calmante natural de grande eficácia!

sumos de fruta

Conheça os alimentos que promovem um sono tranquilo:

  • Alimentos ricos em triptofano – coxa de peru, leite, carne de vitela, salmão, tomate, queijo branco, nozes, mel;
  • Alimentos ricos em vitamina B6 – cenoura, cebola, kiwi, levedura de cerveja, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha, soja;
  • Alimentos ricos em vitamina C – acerola, laranja, limão, espargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão, tangerina;
  • Alimentos ricos em magnésio – alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre;
  • Alimentos ricos em hidratos de carbono – massa e arroz integrais, batata, feijão, grãos integrais como linhaça e chia.

Quando as reclamações de dormir mal e das insónias se intensificam, as consequências para a sua saúde podem ser muitas.

A obesidade, a hipertensão e a diabetes estão associadas a dormir mal.

O humor, o crescimento e o desenvolvimento psicomotor são igualmente afectados pela falta de descanso e por noites mal dormidas.

Se mesmo com os ajustes na rotina e alimentação, ainda enfrente dificuldades para dormir ou acordar excessivamente cansado, chegando a dormir involuntariamente durante o dia, é importante consultar um especialista.

Dormir melhora a sua memória

A ligação entre o sono e o processamento da memória está bem estabelecida. O sono serve como uma oportunidade para a mente processar todos os estímulos que recebemos enquanto estamos acordados; e desencadeia mudanças no cérebro que reforçam as ligações neurais ajudando-nos a formar memórias.

Estas memórias podem ser acedidas mais tarde através de um processo chamado recall, razão pela qual os professores enfatizam a importância de uma boa noite de sono antes de fazer um teste.

É também importante notar que embora a ligação entre sono, aprendizagem e memória seja complexa, todos nós já sentimos o impacto que a falta de sono pode ter na nossa concentração e capacidade de aprender eficientemente, pelo que é importante obter uma boa qualidade de sono não só para maximizar a nossa capacidade de adquirir novas informações, mas também para recordar as informações mais tarde e partilhá-las com outros.

atividade fisica

Como Melhorar o Seu Sono

Dada a importância do sono para a nossa saúde, não há tempo melhor do que agora para fazer algumas mudanças de estilo de vida que lhe proporcionarão as 7 ou mais horas de que necessita.

Pequenas mudanças na sua rotina nocturna podem resultar num enorme benefício para a saúde.

Estas incluem o seguinte:

  • Estabeleça uma hora de dormir realista e mantenha-se fiel a ela todas as noites, mesmo aos fins-de-semana.
  • Manter definições confortáveis de temperatura e baixos níveis de luz no seu quarto.
  • Considere uma “proibição do ecrã” em televisores, computadores e comprimidos, telemóveis e outros dispositivos electrónicos no seu quarto.
  • Abster-se de cafeína, álcool, e refeições grandes nas horas que antecedem a hora de dormir. Abster-se de usar tabaco a qualquer hora do dia ou da noite.
  • Exercício durante o dia; isto pode ajudá-lo a acalmar-se à noite e a preparar-se para dormir.
importância do sono

Dormir menos que o necessário, irá comprometer a sua saúde a longo prazo!

4.7 / 5. Votos: 70

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
PERFUMES BARATOS

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo