Alguns sintomas de problemas no figado

Corpo 743 visitas Comentar

Os sintomas de problemas no figado devem ser levados a sério e deverá procurar ajuda médica para evitar a evolução do problema.

O fígado é fundamental para manter as outras partes de nosso corpo em ordem. Portanto, temos que nos esforçar ao máximo para manter os problemas no hepáticos longe.

Esse órgão funciona como uma espécie de filtro, eliminando toxinas e limpando uma parte do sangue. Também atua na digestão dos alimentos, dissolvendo as gorduras.

Porém, com todo esse trabalho, o fígado tem um limite para suportar o esforço de limpeza. Com o passar dos anos, ele pode começar a parar de funcionar, provocando uma série de problemas de saúde.

 problemas no figado

ALGUNS SINTOMAS DE PROBLEMAS NO FIGADO

ICTERÍCIA

A pele e a esclera (parte branca do olho) assumem tonalidade amarelada. Este é um dos mais característicos sintomas de problemas no fígado que causa também urina de cor escura e fezes de cores claras.

A icterícia é causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue, sendo que este sintoma é geralmente indício de problemas no fígado, indicando que este não é capaz de eliminar a bilirrubina corretamente devido ao bloqueio dos canais biliares ou motivado por doenças hepáticas como cirrose, hepatite aguda ou abuso excessivo de álcool durante um longo período.

O tratamento da icterícia relacionada com a doença hepática depende do tratamento bem-sucedido da condição médica subjacente. Sendo, no entanto, importante realçar que o facto da icterícia desaparecer não quer dizer que a doença hepática esteja curada.

NÁUSEAS

É geralmente o primeiro sintoma e um dos mais evidentes de um problema no fígado. A pessoa sente-se mal depois de comer ou inclusive, sente o estômago pesado, náuseas, enjoos, podendo culminar em muitos casos nos vómitos.

Na realidade não é um motivo importante de alarme, já que estes sintomas podem estar associados a diversos problemas e pode não indicar precisamente um problema hepático. Contudo, sendo um sintoma comum, se as náuseas forem repetitivas e acompanhadas de outros sintomas citados aqui, o ideal é procurar um médico com urgência.

HEMATOMAS E SANGRAMENTO

Trata-se de um sintoma de menor predominância, porém que pode ser associado a um problema hepático. O fato de sangrar muito e frequentemente pelo nariz, ou aparecerem hematomas sem saber de onde surgiram, pode estar relacionado com uma deficiência de proteínas, que pode ser consequência do mau funcionamento do fígado.

Outros sinais ou sintomas muito comuns que podem indicar problemas no fígado são:

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Comichão generalizada;
  • Boca seca ou gosto amargo na boca;
  • Pode haver diarreia;
  • Enjoo e vómito;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço fácil;
  • Aumento de peso;
  • Fezes amareladas, cinzentas, negras ou sem cor;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas na pele;
  • Vasinhos na pele;
  • Aumento da mama nos homens, também chamado de ginecomastia;
  • Diminuição das plaquetas do sangue.

 

É normal ter um pouco de gordura no fígado, mas muito pode tornar-se um problema de saúde grave.

Tratamento natural para doenças do fígado

O tratamento natural para doenças do fígado pode ser feito com as cápsulas de cardo-mariano, vendidas em lojas de produtos naturais, sob orientação do médico ou o chá de cardo-mariano, pois esta planta medicinal tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, antioxidantes, depurativas e facilitadores da digestão que ajudam a tratar problemas no fígado e não substituem outras medicações prescritas pelo médico.

Para fazer o chá de cardo-mariano, basta adicionar 1 colher de sopa de folhas de cardo-mariano seco a 1 chávena de água a ferver e beber o chá cerca de 3 vezes ao dia.

Alguns sintomas de problemas no figado

É importante referir que a maioria das doenças do figado não causam sintomas na fase inicial, uma pessoa pode estar doente ou ter algum problema e não ter conhecimento disso, somente descobre a doença na sua fase inicial com a realização de exames de rotina. Podem ser efetuados exames de sangue para avaliação do estado do fígado, serem feitas as transaminases, ou exames de imagem, ou a ecografia abdominal, que mostram alguma alteração suspeita.

Assim, qualquer problema com o figado pode ser uma ameaça permanente para o organismo. Como as células do fígado não se regeneram, uma vez afetado, ele apresentará sempre um problema. Entre as doenças que mais acometem o fígado estão a hepatite A e B, que destroem os hepatócitos (células do fígado), o cancro no fígado (que corresponde a 4,1% de todos os cancros no homem) e pode originar nele, sendo primário do fígado, ou atingir o fígado, já no processo de metástase. Outro problema que o fígado pode apresentar é a cirrose.

Cirrose é formada por cicatrizes que tem origem na superfície do fígado devido a vários problemas, como sobrecarga de trabalho, que o órgão esteja a passar.

A saúde do figado pode ser cuidada através da alimentação, que se quer saudável e equilibrada e que dê prioridade a determinados alimentos que, devido ao seu valor nutricional e às suas propriedades, assumem-se como aliados deste órgão.

Alguns sintomas de problemas no figado
4.4 (87.2%) 25 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *