Alimentação anti-aging – previne o envelhecimento

Alimentação 334 visitas Comentar

O tempo passa para todos e há cada vez mais pessoas a preocuparem-se com os efeitos do envelhecimento: rugas, flacidez, cansaço, entre outros.

Contudo, podemos tentar atrasar estes efeitos através da alimentação anti-aging.

Envelhecer é um processo natural e inevitável causado por fatores ambientais como irradiação solar, fumo, stress, álcool e má alimentação.

A alimentação anti-aging serve para combater os radicais livres, evitando assim o envelhecimento, a flacidez e o aparecimento de rugas.

Estudos comprovaram que alguns nutrientes conseguem melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas, levando a que mantenha um aspeto mais jovem.

Independentemente de fazerem parte de uma dieta saudável e equilibrada, nem todos os alimentos incluídos nesta categoria têm o poder de atrasar o envelhecimento. Apenas os alimentos com poderes antioxidantes conseguem manter-nos simultaneamente mais saudáveis e mais jovens por mais tempo.

Trabalhar contra o processo de envelhecimento através do consumo de alimentos antioxidantes faz-se sentir de várias formas. Vê-se na idade dos órgãos, quando sujeitos a esta despistagem. E vê-se na aparência, sobretudo na pele.

Conforme vários estudos vêm comprovando, os alimentos com poder antioxidante garantem vários benefícios no organismo, revelando-se particularmente vantajosos na prevenção de doenças crónicas.

Alimentação anti-aging – previne o envelhecimento

Há alimentos que retardam o envelhecimento, garantindo que a pele está protegida das agressões do dia-a-dia, seja a poluição, o stress ou as más escolhas alimentares.

Saiba quais são os alimentos que tem que incluir na sua alimentação anti-aging para garantir uma pele lisa, luminosa e jovem.

Alimentação anti-aging

ABACATE

O abacate encabeça a nossa lista de alimentos que retardam o envelhecimento. Rico em vitamina A, C, E, B9, ácido fólico e glutatião – um derivado proteico que, graças à sua ação antioxidante, previne a degeneração celular. Mas há mais! O abacate é riquíssimo em coisas boas para a nossa saúde, nomeadamente, ácidos gordos (ómegas 3, 6, 7 e 9), sitosterol e aminoácidos essenciais.

AZEITE

A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Tome 2 colheres de azeite por dia.

CANELA

A canela tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Melhora o efeito dos estabilizadores de insulina no sangue e retarda o efeito do Alzheimer. É ainda benéfica na prevenção do cancro e melhora os ciclos menstruais. É um ótimo substituto do açúcar no café.

CEREAIS INTEGRAIS

Cereais Integrais, tais como farinha de aveia, de trigo, cevada e arroz integral são ricos em fibras, as quais acalmam os tecidos quando inflamados, mantendo o coração forte, o cólon saudável e o cérebro irrigado. Cereais integrais estão cheios de hidratos de carbono, contudo a libertação destes açúcares é desacelerada pela fibra, bem como, dadas as proteínas, oferecem energia boa para o sistema muscular. Atenção que nem todos os pães e biscoitos anunciados como ” integral” são verdadeiros. Leia os rótulos. Os que não são integrais podem ser ricos em gordura, o que aumenta o risco de inflamações.

PEIXES

Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias polinsaturadas de ómega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

ROMÃ

As romãs são tão aconselhadas para tratamentos de beleza que até já foram parar aos cremes para o rosto.

A romã é uma excelente arma contra os danos causados pelos radicais livres, além de ser rica em antioxidantes, vitamina C e inúmeras outras vitaminas e minerais essenciais para a manutenção de um corpo saudável e uma pele bonita.

Para além disso, a romã também ajuda na prevenção de cancro e na diminuição do colesterol.

Alimentação anti-aging - previne o envelhecimento

UVAS

Por fim, uma fruta na lista de alimentos que retardam o envelhecimento, porque são poderosos antioxidantes, contêm o resveratrol a quercetina e os flavonóides que protegem as células dos radicais livres. Além disto, ajudam na prevenção de doenças coronárias.

CHÁ VERDE

Este chá é rico em catequinas, antioxidantes que estimulam o metabolismo, impedem o envelhecimento e contribuem para impedir a absorção de gorduras prejudiciais, reduzindo-a em 30%, e contém o aminoácido teonina que promove uma sensação de bem-estar e felicidade.

ÁGUA

Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e de outros nutrientes chega rapidamente às células. O corpo hidratado consegue eliminar sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço. A hidratação correta previne o aparecimento de doenças e sinais como celulite e envelhecimento cutâneo. As toxinas presentes no corpo são eliminadas pelo suor e urina.

A ingestão diária de água torna esse processo mais eficiente, e o organismo passa por uma verdadeira limpeza, eliminando, inclusive, as toxinas causadoras da celulite.

TRIGO SARRACENO

O trigo sarraceno é muito nutritivo e oferece propriedades como a redução da fadiga e o aumento da energia. As proteínas deste superalimento inibem a enzima que estreita os vasos sanguíneos, evitando edemas. Devido à sua pouca gordura, protege o coração e reduz os níveis de açúcar no sangue.

Se procura ter um aspeto jovem e uma saúde exemplar durante o maior número de anos possível, evite estes alimentos e hábitos:

  • Álcool;
  • Bolos;
  • Doces;
  • Gorduras de origem animal;
  • Refeições pré-feitas;
  • Refrigerantes;
  • Carnes vermelhas;
  • Enchidos;
  • Sal;
  • Tabaco;
  • Ambientes poluídos;
  • Excesso de exposição ao sol;
  • Sedentarismo.

O processo fisiológico normal do envelhecimento humano pode gerar diversos tipos de desequilíbrios funcionais culminando em doenças e/ou desequilíbrios hormonais ao longo da vida, por isso, é extremamente importante se preparar para envelhecer bem. Os gatilhos ambientais que estamos expostos diariamente podem acelerar esse processo como exposição a poluição, cigarro, agrotóxicos e alguns produtos que nem imaginamos.

Adotar um estilo de vida saudável juntamente com uma nutrição saudável, equilibrada, individualizada e antioxidante pode ajudar-nos a envelhecer com mais saúde e vitalidade.

Alimentação anti-aging – previne o envelhecimento
4.8 (95.26%) 38 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *