À medida que o verão se aproxima e que as temperaturas sobem, aumenta o apetite por um dia de praia em busca da pele bronzeada (o bronzeado perfeito). Muitas horas de exposição ao sol podem não ser a melhor solução para um bronzeado bonito e saudável e as consequências negativas podem ultrapassar os benefícios.
Há muitos cuidados a ter em conta para que se tenha uma pele suave e bronzeada. Usar protector solar é apenas um deles..
Os alimentos aceleram o processo de bronzeamento da pele quando são ricos em vitamina A e betacaroteno. Essas substâncias contribuem para a produção de melanina e ajudam a adquirir aquele bonito tom dourado.
Estes alimentos são: cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola e folhas verdes escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolos.
Pensando ainda nos efeitos nocivos do sol , existem alimentos ricos em licopeno, um tipo de antioxidante,que ajudam a proteger a pele dos efeitos agressivos da radiação. Os mais importantes são a melancia e o tomate, sendo que a melancia contém mais 40 % de licopeno que o tomate cru.
O protector solar deve ser escolhido tendo em conta a pigmentação natural da sua pele, assim como os seus hábitos de bronzear.
Existem, no mercado, quatro níveis de protecção solar: protecção baixa (SPF 6, 10), protecção média (SPF 15, 20, 25), protecção alta (SPF 30, 50) e protecção ultra (SPF 50+), no entanto, nos dias que correm e tendo em conta a intensidade dos raios solares e a sua acção na nossa pele, não deve expor-se directamente ao sol sem aplicar um protector solar com um SPF mínimo de 30 – é a forma mais segura de evitar manchas, flacidez, o envelhecimento precoce da pele e ainda doenças de pele.
Evite usar o protector solar do Verão passado, ou seja, deve adquirir um novo todos os anos.
Dicas para um bronzeado perfeito e duradouro:
1 – Esfoliar a pele (pelo menos uma vez por semana) – remove as células mortas e deixa ficar à superfície as novas células. A pele fica mais luminosa e o bronzeado mais uniforme.
2 – Hidratar – pele sempre hidratada antes e depois da exposição solar. Usar um pós-solar pois além de hidratar refresca a pele.
3 – Proteger com índice de protecção entre 30 a 50+ – o índice de protecção elevado não impede o bronzeamento. Protege a pele dos raios solares nocivos que matam as células e envelhecem a pele, assim como causam cancro cutâneo, mas permite um bronzeado gradual. Desta forma o bronzeado será desenvolvido a pouco e pouco mas será mais duradouro.
4 – Suplementos com anti-oxidantes – estes suplementos ricos em anti-oxidantes ajudam a pele a bronzear-se mais rápido, com menos exposição solar. Como o bronzeado protege a pele dos raios nocivos do sol, os suplementos ajudam a pele a proteger-se mais rapidamente.
O bronzeado que se consegue é mais rápido e muito mais duradouro. Por outro lado, estes anti-oxidantes ajudam a combater os radicais-livres que causam envelhecimento e contribuem para vários tipos de cancro.
O truque mais eficaz para prolongar a duração do bronzeado consiste em manter a pele hidratada. Para isso, mais importante do que utilizar cremes hidratantes, é beber muita água, que revitaliza, nutre e hidrata a pele.
Complemente uma dieta rica em fruta e legumes com, pelo menos, dois litros de água por dia.
Fotos cedidas por Depositphotos.