Dores menstruais o que fazer

Corpo 362 visitas Comentar

Quase todas as mulheres já tiveram ou terão em algum momento da vida fértil as dores menstruais, que ocorre na região pélvica, causando grande desconforto e muitas vezes até a incapacidade.

Para algumas mulheres o incómodo pode ser passageiro, contudo, para outras as dores menstruais podem ser severas e interferir com as suas actividades do quotidiano e bem-estar.

A manutenção de uma boa alimentação é uma forma fácil e bastante inteligente de reduzir os sintomas associados à Tensão Pré-Menstrual. Muitas mulheres não estão cientes de como é importância apostar nos alimentos certos para, entre outros benefícios, promover a redução das cólicas menstruais.

Uma dieta saudável e pensada contribui para o bem-estar geral do organismo e acarreta um equilíbrio interno que se reflecte também no ciclo menstrual da mulher.

A maior parte dos sintomas relacionados com a Tensão Pré-Menstrual resultam da produção de prostaglandinas, substâncias que funcionam como as hormonas e que intervêm no fluxo sanguíneo e na oxigenação do útero, sendo assim grandemente responsáveis pelas cólicas menstruais.

Ora há uma série de alimentos que promovem a redução da quantidade de prostaglandinas no organismo da mulher, designadamente as bananas, a aveia, o atum, a paprica,  o grão-de-bico e as lentilhas.

Consumir alimentos com cálcio, alimentos ricos em fibras, tais como as frutas, os legumes e os cereais, também ajuda a combater as dores menstruais.

Produtos ricos em Ómega-3, como o salmão, o bacalhau e as nozes, são outra boa alternativa para aliviar as dores.

Dores menstruais o que fazer

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora além de serem ricas em magnésio são excelentes para eliminar a dor das cólicas menstruais e a diminuir a contracção muscular. É recomendado o consumo de 50 gramas de sementes de abóbora por dia, 10 dias antes da menstruação.

Dores menstruais

As mulheres que sofrem com a cólica podem apresentar algumas manifestações associadas.

Entre elas podemos citar:

  • Vómitos;
  • Irritabilidade;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Náuseas.

Felizmente, existem algumas medidas que podem ser usadas para aliviar este desconforto.

Beba uma chávena de chá

O chá de canela é particularmente indicado para atenuar as dores menstruais, pois a canela actua como analgésico. Para além dele, os chás de camomila, hortelã e erva-cidreira também ajudam a diminuir o desconforto graças às suas propriedades calmantes.

Não acrescente açúcar, para não comprometer as propriedades terapêuticas das plantas. Se quiser adoçar, prefira um pouco de mel.

Aplique um pouco de calor

Mantenha a zona da barriga quente, colocando por exemplo, uma bolsa de água quente na região pélvica quando as cólicas começarem a dar sinais da sua chegada. O calor dilata os vasos sanguíneos, relaxando-os e diminuindo a dor. Tomar um banho de água bem quente também ajuda a aliviar as dores típicas da menstruação.

Exercício Físico

Infelizmente, muitas mulheres que sofrem de dores menstruais tendem a rastejar na cama e evitar qualquer tipo de actividade física. Embora seja benéfico descansar durante o ciclo menstrual, evitando completamente a actividade física realmente pode piorar a dor menstrual. Participar em algum tipo de exercício é benéfico, e pode ajudar a aliviar cólicas menstruais.

Mulheres que se exercitam regularmente geralmente relataram menos dor menstrual do que aquelas que não fizeram exercícios durante o ciclo menstrual.

Exercício reduz o stresse sobre os músculos e aumenta a circulação sanguínea. O aumento da circulação sanguínea na região pélvica pode ajudar a reduzir a dor menstrual. O tipo de exercício não é tão importante quanto a duração. Se optar por participar em exercícios estruturados ou simplesmente dar um passeio ao ar livre, o importante é ter certeza de que obtém pelo menos 30 minutos de exercício 3 dias da semana.

Durante o ciclo menstrual, exercício diário pode reduzir significativamente as dores menstruais.

Dores menstruais o que fazer

O QUE DEVE EVITAR

O consumo de álcool e de cafeína é proibido durante a fase menstrual – nada de coca-cola ou de vinho! Nem pense no café! E evite os chás com cafeína.

Diminua o consumo de sal e de açúcar – é um bom conselho para o resto dos dias, mas que se assume vital durante a menstruação, para não sofrer tanto com as dores menstruais.

Retire do seu cardápio alimentos ricos em gorduras. Prefira os grelhados aos fritos e nem pense em “fast-food”. A diminuição do consumo de gorduras ajuda a evitar a retenção de líquidos e a aliviar as dores menstruais.

Exercícios para relaxar os músculos e aliviar as dores menstruais

Dores menstruais o que fazer

Deite-se de costas com os pés cruzados. Coloque uma mão na barriga e outra no peito. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Respire profunda e regularmente nas partes onde tem as suas mãos.

Para um completo repouso, fique 10 a 15 minutos nesta posição sem adormecer.

Dores menstruais

Coloque-se de joelhos no chão, dobre o seu tronco lentamente para a frente e coloque a testa no chão. Estique os braços para trás das costas. Feche os olhos e permaneça nesta posição até chegar a um descanso completo.

PRIMULA – A PLANTA DA MULHER

Também pode tomar prímula para a menstruação, uma vez que esta planta é conhecida como “a planta da mulher”. Esta planta é rica em óleos essenciais como os ácidos linoleico e ácido gamma-linolénico que contribuem para que as hormonas femininas estejam reguladas e favoreçam a coagulação do sangue.

Além disso, a prímula também tem um efeito anti-inflamatório com o qual conseguirá reduzir o inchaço e a dor produzida pela menstruação.

A forma mais habitual de a tomar é com cápsulas de prímula, que poderá encontrar à venda em lojas de produtos naturais. Também pode optar por adquirir o óleo de prímula e massajar o seu ventre com este ingrediente.

Dores menstruais

Para garantir uma vida mais saudável sem cólicas, evite o sedentarismo, a auto-medicação, alimentos que provocam gases e problemas intestinais o que pode aumentar as dores e até causar diarreia.

Dores menstruais o que fazer
4.6 (92.31%) 13 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *