Equilibrio Emocional

Como melhorar a memória e a concentração

A memória e a concentração são dois aspetos mentais diretamente relacionados. De facto, frequentemente as queixas que temos relativamente à nossa memória são, na verdade, resultado de uma falha de concentração na tarefa em mãos.

O cérebro é um dos órgãos mais complexos do corpo humano, sendo constituído por biliões de células nervosas unidas entre si, os neurónios.

Estes possuem recetores que captam as mensagens dos neurotransmissores, substâncias químicas que viajam entre as células e que ao se ligarem aos neurónios, originam atividades cerebrais específicas.

A perda de memória e a dificuldade de concentração são condições cerebrais que prejudicam homens e mulheres, surgindo muitas vezes entre os idosos, mas podem surgir também em casos de stress e pressão de trabalho intelectual, em jovens e adultos.

A concentração é vital no nosso dia-a-dia. É uma habilidade cognitiva que traz benefícios visíveis ao realizar nossas atividades diárias.

Não é tão fácil de exercê-lo e obter uma concentração imperturbável.

Para desenvolver uma boa concentração é necessária para ter disciplina, força de vontade e perseverança.

Como melhorar a memória e a concentração

PRINCIPAIS CAUSAS

  • Exposição a toxinas ambientais;
  • Toma frequente de medicamentos;
  • Uso de drogas;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Condições depressivas;
  • Deficiências nutricionais;
  • Alterações hormonais;
  • Infeções;
  • Problemas de circulação;
  • Poucas horas de sono;
  • Envelhecimento.

    Para estimular a memória e a concentração convém manter o cérebro saudável, o que poderá ser feito de várias maneiras: com uma dieta equilibrada, exercício físico, estímulos cognitivos, gestão de stress e sociabilidade.

    Mas a forma mais certa de atingir esse objetivo é através da ingestão de suplementos que reabasteçam permanentemente o organismo dos nutrientes necessários para uma memória e uma concentração apuradas.

    Medidas preventivas para melhorar a sua memória

    Dormir o suficiente

    A falta de sono adequado tem sido associada à má memória há já algum tempo.

    O sono desempenha um papel importante na consolidação da memória, um processo em que as memórias de curto prazo são reforçadas e transformadas em memórias de longa duração.

    A investigação mostra que se estiver privado de sono, pode estar a ter um impacto negativo na sua memória.

    Beber álcool com moderação

    Consumir demasiadas bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à sua saúde de muitas maneiras e pode ter um impacto negativo na sua memória.

    Treine o seu cérebro

    Exercitar as suas capacidades cognitivas jogando jogos cerebrais é uma forma divertida e eficaz de estimular a sua memória.

    Palavras cruzadas, jogos de chamar palavras, Tetris, e mesmo aplicações móveis dedicadas ao treino da memória são excelentes formas de fortalecer a memória.

    Limite de carboidratos refinados

    Consumir grandes quantidades de hidratos de carbono refinados como bolos, cereais, biscoitos, arroz branco, e pão branco pode ser prejudicial à sua memória.

    Estes alimentos têm um elevado índice glicémico, o que significa que o corpo digere rapidamente estes hidratos de carbono, levando a um pico nos níveis de açúcar no sangue.

    Exercício físico

    O exercício é importante para a saúde física e mental em geral.

    A investigação estabeleceu que é benéfico para o cérebro e pode ajudar a melhorar a memória em pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos mais velhos.

    atividade fisica

    Como melhorar a memória e a concentração com alimentos

    ARROZ

    Ele é responsável por regular a glutationa, um dos protetores celulares contra a ação dos radicais livres. Além disso, o alimento contém magnésio e outros recetores que existem no hipocampo, onde se dá a formação da memória.

    NOZES

    O consumo de nozes é vital para uma boa ordem funções cognitivas do cérebro, tem gordura e proteína necessária para uma boa saúde do cérebro.

    OVO

    Este alimento é um dos mais completos, é rico em aminoácidos essenciais,o nosso corpo não pode naturalmente produzir e que são necessárias para o cérebro.

    A gema é, especialmente os mais nutritivos para nossa capacidade mental.

    Tem colina e luteína melhorar as funções cognitivas e favor de memória.

    PEIXE

    Salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala contêm ácidos gordos do tipo ómega 3, substância conhecida por ser uma grande aliada da saúde do cérebro.

    Devido a sua acção anti-inflamatória, favorece a memória.

    FRUTAS VERMELHAS

    São ricas em antioxidantes como bioflavonóides, caratenoides, vitamina E e selénio. Elas ajudam a evitar lesões e doenças neurológicas.

    Procure consumir acerola, morango, amora, pitanga e também outros tipos de frutas, como laranja, limão, manga e maça.

    frutas vermelhas
    Frutas vermelhas – mirtilos e framboesas

    Benefícios da cafeína, da melatonina e dos ácidos gordos

    Um curioso estúdio verificou que a cafeína reduz a quantidade de erros em que incorrem os trabalhadores noturnos.

    O estudo reviu 13 estudos com porteiros, polícias, funcionários de transportadoras e outros e concluiu que os suplementos de cafeína aumentam o desempenho cognitivo.

    A cafeína aumenta também a perceção sensorial, a concentração, a memória, o pensamento e a reação.

    Como Melhorar a Memória – Cuide da sua alimentação

    Uma alimentação completa e saudável (roda dos alimentos) traz diversos benefícios físicos e mentais, inclusive na capacidade de concentração e memorização.

    Portanto, evite fazer refeições pesadas durante o dia e prefira espaçar as suas refeições em porções moderadas.

    Além de manter a saciedade por mais tempo e ajudar o metabolismo, também contribui para melhorar a memória e capacidade de concentração nas tarefas do dia a dia.

    Além da alimentação, não se esqueça de manter o corpo hidratado: beba bastante água.

    4.9 / 5. Votos: 166

    Sem votos! Seja o primeiro.


    AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
    PERFUMES BARATOS

    Paulo Dias

    Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.
    Botão Voltar ao Topo