Corpo

4 Alimentos Secretos para um intestino saudável

Um intestino saudável é a base para uma boa saúde e vitalidade.

Já perguntou a si mesmo como está o seu intestino? Esta é uma pergunta que poucos fazem a si próprios.

Mas o órgão costuma respondê-la sozinho, mostrando se as coisas vão mal pelos sintomas que realmente incomodam: os mais comuns são: inchaço, sensação de peso, gases e prisão de ventre.

Ter atenção com o seu trato intestinal é talvez uma das coisas mais positivas que pode fazer para aumentar a sua saúde no geral.

Obstipação ou diarreia, indigestão, gases ou distensão abdominal ou qualquer doença crónica, são sinais que indicam que a sua flora intestinal está fora de equilíbrio.

Os alimentos não pasteurizados são a solução, pois eles auxiliam a restaurar novamente o intestino com uma grande variedade de bactérias benéficas.

A saúde intestinal é a base do bem-estar e da saúde geral e a ciência tem-se esforçado para provar isso e para demonstrar que as bactérias que habitam nos nossos intestinos têm um papel crucial para a saúde e para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Uma das principais funções das bactérias intestinais é possibilitar a assimilação de nutrientes, uma questão essencial para o reforço do sistema imunitário e para o bom funcionamentos dos órgãos. Ferro, cálcio, cobre e magnésio são alguns dos minerais que desfrutam de uma flora bacteriana intestinal saudável.

A flora microbiana que habita nos intestinos tem ainda a capacidade de evitar infeções e produzir vitaminas, sobretudo as do complexo B e que se encontram num número muito limitado de alimentos – geralmente de origem animal, o que é um problema para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegan.

Para que estas bactérias cumpram as suas funções convenientemente é imprescindível cuidar do seu habitat.

Evitar o stress, praticar exercício físico diário, não tomar medicamentos desnecessariamente e adotar uma alimentação saudável e equilibrada são as condições essenciais para uma boa saúde intestinal.

Exemplos de alguns alimentos para um Intestino Saudável:

MORINGA – uma planta nativa da Índia, Bangladesh, Paquistão e Afeganistão, tem uma longa história de uso medicinal.

As folhas da moringa contêm uma abundância de vitaminas e minerais, e que podem ser usados da mesma maneira como o espinafre (crus ou cozidos).

intestino saúdavel

Também é rica em fibras, e tem actividade anti-bacteriana. Importante, Moringa contém isotiocianatos mostrados para proteger contra a Helicobacter pylori (H. pylori), que tem sido implicado em úlceras, refluxo ácido e cancro gástrico.

ALOE VERA – auxilia a absorção de nutrientes, e ajuda a curar o seu forro intestinal para prevenir intestino permeável e outros problemas intestinais, incluindo a doença de Crohn, síndroma do intestino irritável (IBS), colite e o refluxo do ácido.

COLOSTRO BOVINO – O Colostro de origem bovina, é o primeiro alimento da natureza. Ele fornece os factores imunes e de crescimento juntamente com uma combinação perfeita de vitaminas e minerais para garantir a saúde, vitalidade, e crescimento do recém-nascido.

O colostro bovino equilibra o sistema imunológico e é uma fonte natural de muitas vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos.

A suplementação do colostro aumenta a absorção de aminoácidos e hidratos de carbono pelo intestino, disponibilizando mais nutrientes para células musculares, outros tecidos e órgãos vitais fazendo com que o seu corpo trabalhe melhor.

O colostro também possui todos os tipos de bactérias probióticas que a mãe possui, e é muito superior na restauração da flora intestinal do que o uso de probióticos.

Se um suplemento probiótico fosse um instrumento, o colostro seria uma excelente sinfonia.

VEGETAIS ORGÂNICOS – geralmente contêm altos níveis de probióticos tornando-os ideais para melhorar a sua flora intestinal.

Kimchi, por exemplo, um prato tradicional coreano feito a partir de vegetais fermentados e uma mistura picante de pimenta, alho, cebolinha e outras especiarias, é uma excelente fonte de bactérias do ácido láctico, que a pesquisa sugere que pode ajudá-lo a desintoxicar insecticidas.

Alimentos Secretos
Kimchi

De acordo com vários estudos, um tipo de insecticida foi degradado rapidamente durante a fermentação com kimchi, sendo 83% eliminada em apenas três Dias. Ao nono dia, foi eliminada completamente.

CHIA – contem cerca de 10 gramas de fibra em apenas duas colheres de sopa, são ricas em fito-químicos anti-inflamatórios.

A fibra é muito importante para a saúde do intestino, e podem ajudar a calibrar o sistema imunológico, impedindo assim desordens inflamatórias tais como doença de Crohn.

intestino

O teste mais específico para observação directa do intestino grosso e recto é a colonoscopia.

Trata-se de uma endoscopia feita pelo ânus que permite a visualização directa de toda a mucosa intestinal na sua circunferência, desde o recto até ao fim do intestino delgado, possibilitando a colheita de material para análise.

A colonoscopia deve começar a ser efectuada a partir dos 50 anos de idade para pessoas sem histórico familiar da doença. E após os 40 anos, todos aqueles que possuem histórico desta doença na família.

Esse exame também pode ser indicado em investigação de dores abdominais, hemorragias pelo ânus, diarreias, alteração do hábito intestinal e outras queixas relacionadas.

Mais info, ver video.

4.7 / 5. Votos: 124

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
PERFUMES BARATOS

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo