Tratamento Natural de Vitiligo
O Vitiligo é uma doença cutânea provocada pela perda gradual da pigmentação da pele, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas, de tamanhos variáveis, localizadas em qualquer parte do corpo, inclusivamente nas mucosas e nos cabelos.
A doença pode surgir em qualquer idade, embora seja mais frequente no adulto jovem. Segundo os dados conhecidos afecta cerca de um por cento da população mundial, mas não é uma doença contagiosa.
Em cerca de um terço dos casos observa-se uma incidência familiar. A evolução do vitiligo é extremamente variável, quer quanto à idade, número de lesões e progressão. Ou seja, não há como prever a evolução da doença, que pode permanecer estável durante anos, voltar a desenvolver-se ou regredir espontaneamente.
As localizações mais frequentes são os contornos dos orifícios naturais, dorso das mãos, extremidades dos dedos e os locais submetidos a atrito prolongado, por exemplo os cotovelos.
É frequente a associação do vitiligo com doenças da tiróide, queda de cabelo localizada, diabetes e melanoma maligno.
Qual é a causa do Vitiligo?
As lesões de vitiligo resultam da ausência parcial ou total dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. A causa desta doença é ainda desconhecida sendo a hipótese auto-imunitária aquela que reúne mais argumentos. Em cerca de um terço dos casos observa-se uma incidência familiar.
Há sete tipos de vitiligo:
Vitiligo localizado – É uma forma agressiva que afecta cerca de 15% dos pacientes. Neste caso, as manchas evoluem rapidamente, em semanas ou poucos meses, e podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo. A determinada altura, a progressão das manchas para e não surgem novas.
Vitiligo generalizado – Neste tipo, a doença divide-se em 4: acrofacial, misto, universal e vulgar.
As manchas podem evoluir de forma rápida, lenta ou estabilizar, são simétricas e surgem nos mesmos locais dos dois lados do corpo.
Vitiligo vulgar: é mais frequente, afectando 75% dos pacientes. A simetria é a sua principal característica.
Vitiligo misto: manifesta-se tanto no vitiligo vulgar como no segmentar.
Vitiligo universal: afecta mais de 70% do corpo.
Vitiligo acrofacial: afecta apenas face, as mãos e os pés – em simultâneo ou isolado.
Vitiligo indeterminado: Nnestes casos, a evolução pode ser local ou em várias áreas do corpo e divide-se em dois tipos:
Vitiligo focal: é apenas uma mancha única, arredondada e de duração mínima de 2 anos, sem progressão.
Vitiligo de mucosa: surge na mucosa genital ou oral.
CIRURGIA
A cirurgia pode ser uma opção se a terapia de luz e as drogas não funcionarem. A cirurgia também pode ser usada em conjunto com essas terapias, caso paciente e médico sintam necessidade. O objectivo das seguintes técnicas é para uniformizar o tom da pele, restaurando a cor.
Há três tipos diferentes de cirurgia:
- Enxerto de pele: o médico remove pequenas partes da pele com a pigmentação original e coloca sobre as partes do corpo que já perderam a cor
- Enxerto por bolhas: o médico cria bolhas em cima da pele pigmentada. Depois, ele retira o material dessas bolhas e o transplanta em cima de partes descoloridas do corpo
- Micropigmentação: este procedimento é bastante parecido com o método usado na aplicação de tatuagens. O médico utiliza um instrumento cirúrgico especial para implantar o pigmento perdido em pequenas áreas da pele. Este tratamento costuma ser mais eficaz ao redor dos lábios, especialmente em pessoas com pele mais escura.
A prevenção e o tratamento
A prevenção secundária das complicações é possível e recomendável.
É extremamente importante a utilização de protector solar com factor de protecção solar muito elevado, uma vez que a pele não pigmentada é extremamente sensível às queimaduras solares. E é preciso ter em conta que o bronzeado torna o vitíligo mais visível.
Cuide da sua alimentação ao máximo, pois irá ajudá-lo a combater o vitiligo. Elimine todos os produtos com componentes químicos e cozinhe o mais natural possível. Além disso, tem-se comprovado que alimentos como o feijão, uvas e melão ajudam nestes casos.
Tente fazer algum tipo de desporto que ajude a relaxar.
Folhas de manjericão e sumo de limão
Esta planta aromática tem propriedades antioxidantes e anti-virais que evitam o envelhecimento da pele. Além disto, o limão é capaz de reduzir as manchas na cútis.
Ingredientes
Algumas folhas de manjericão
Algumas gotas de sumo de limão
Como preparar
Pique as folhas de manjericão, previamente lavadas, e misture com o sumo de limão.
Prepare uma pasta e aplique na área afectada até 3 vezes ao dia.
Sementes de rabanete e vinagre
Ingredientes
4 colheres de sopa de sementes de rabanete (40 g)
Vinagre de maçã
Como preparar
Ponha as sementes de rabanete num copo e cubra com o vinagre.
Deixe de molho toda a noite.
Na manhã seguinte, esmague as sementes até formar uma pasta.
Coloque sobre as manchas da pele e deixe agir durante 2 horas.
Retire com abundante água morna.
Repita 3 vezes na semana.
IMPORTANTE – Apesar do vitiligo não causar incapacidade física, pode ter grande impacto psicossocial, por isso o acompanhamento psicológico deve ser considerado em pessoas psicologicamente afectadas.
Fotos cedidas por Depositphotos.