Noticias

Como planear um evento para crianças mais sustentável?

A ecologia, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente têm sido assuntos cada vez mais urgentes e atuais.

Com a crise climática, surgem algumas questões relacionadas com a forma como sempre fizemos as coisas, e os nossos comportamentos são postos em causa.

Como estas são preocupações cada vez maiores, pensamos que poderíamos implementar algumas mudanças, a começar pela forma como festejamos.

Uma festa infantil pode ser um desafio, começando pelo tema, que pode ou não ser escolhido pela criança.

Também o planeamento das refeições, o local, a decoração e as opções de entretenimento, podem e devem ser meticulosamente escolhidos para que o nosso planeta não fique lesado.

É de pequenino que se torce o pepino, e nada melhor do que começar cedo a gerar consciência para as questões ambientais.

Nesse sentido, reunimos um conjunto de sugestões para planear um evento para crianças mais sustentável.

Confira as dicas que preparamos para si:

1.    Escolha bem o local da festa

Se a festa acontecer no verão, pense na possibilidade de ir para um lugar ao ar livre, como um parque ou o seu quintal.

Assim poderá tirar partido da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica. Um local ao ar livre também é divertido e permite que os miúdos fiquem afastados dos tablets ou da televisão.

2.    Menos é mais

Comece por reduzir ao máximo o número de elementos que irão inevitavelmente parar ao lixo, como é o caso de toalhas de papel, pratos e talheres de plástico, etc. Hoje em dia já existem inúmeras soluções mais amigas do ambiente.

Opte por toalhas e guardanapos de pano, copos, talheres e pratos de bambu, ou outro material que possa ser reutilizado nas próximas festas.

Escolha uma cor neutra, desta forma será possível combinar com qualquer tema. Dependendo do material escolhido, poderá ainda personalizar os copos e pratos com marcadores laváveis.

3.    Decoração

No que diz respeito à decoração, a máxima mantém-se – faça mais com menos! Evite utilizar balões, eles são lindos, mas ao mesmo tempo são altamente prejudiciais ao meio ambiente, e um perigo para as pessoas.

Pode envolver as crianças na preparação da decoração utilizando elementos naturais como folhas de árvores, conchas, ramos, etc.

As caixas de cartão, os rolos de papel higiénico e outros materiais que iriam parar ao lixo, também são opções válidas e interessantes no momento de acrescentar alguma personalidade à festa.

Use a criatividade e pesquise ideias online.

4.    Menu sustentável

Na hora de escolher o menu, lembre-se que ser sustentável é não só uma questão económica ou de saúde, mas também uma forma de preservar o meio ambiente.

Nesse sentido, opte por oferecer aos convidados comida que venha da terra e que respeite os ciclos da natureza.

Escolha alimentos locais e sazonais, privilegie os alimentos frescos e não processados, como espetadas de fruta, tomatinhos frescos, etc.

Se conhecer alguém que faça salgadinhos para festas, contrate essa pessoa e ajude o comércio local.

evento para crianças mais sustentável

5.    Jogos e brincadeiras

Preservar a tradição também é uma forma de ser sustentável, por isso sugerimos que vá à sua arca de memórias e retire de lá os jogos da sua infância.

Traga essas memórias para o presente, e partilhe um pouco da sua herança cultural com as crianças – o jogo da cabra-cega, a dança das cadeiras, escondidas, etc., irão garantir a diversão da festa.

Poderá também ter um painel de parede onde os convidados poderão desenhar e deixar mensagens para a posterioridade, ou até pode montar um atelier de pintura e trabalhos manuais com material que iria para o lixo.

6.    Lembranças para os convidados

Hoje em dia, uma festa não termina sem que sejam distribuídas as tão aguardadas lembranças. Se está sem ideias, poderá encontrar várias opções de lembranças em empresas de brindes promocionais como a Gift Campaign, contudo, e como o mote da nossa festa é a sustentabilidade, sugerimos que crie um atelier de arte, para que os convidados possam divertir-se durante a festa, e no momento de voltarem a casa.

Poderá oferecer-lhes uns lápis personalizados com o tema da festa ou quem sabe, com o nome do convidado.

Como planear um evento para crianças mais sustentável?

7.    Deslocação

A pensar na poupança e na sustentabilidade, surge a nossa última dica.

Poderá criar uma lista dos convidados que vivem próximos uns dos outros e fomentar a boleia e as viagens de grupo partilhadas.

Dependendo de onde for a festa, também poderá tentar convencer os convidados a irem a pé ou de bicicleta.

4.6 / 5. Votos: 33

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo