Anona superalimento e anti-cancerígena – fruto tropical

Alimentação 1698 visitas 2 Comentarios

A anona é verde, têm forma oval e é revestida por uma casca fina e invulgar. A polpa branca é extremamente doce e suave, como uma combinação de banana, baunilha, manga, papaia, ananás e coco.

Anona superalimento e anti-cancerígena – Superalimentos é um termo utilizado para descrever, alimentos de alto teor em fito-nutrientes com elevados benefícios para a saúde.

A anona é um fruto tropical, muito apreciado pelo seu sabor exótico.

Não liberta cheiro que accione as papilas gustativas, como acontece com outros frutos, nem o seu visual exterior é o mais atractivo. Tem um tom verde-claro que vai escurecendo com o processo de amadurecimento e o seu formato arredondado irregular exibe um aspecto escamoso.

Quando cortada, a polpa é branca e divide-se em pequenos gomos poliédricos: cada gomo encerra uma semente grande e escura. Enfim, no global, o aspeto geral da anona não é encorajador para comprar, provar e gostar.

Mas a curiosidade humana e o desejo de aventura, de procurar novas experiências pode revelar sabores novos e únicos, como é o caso, elevando a anona para o lugar de favorita.

É uma fruta onde predominam as vitaminas C e B6, alguns minerais (potássio, cobre e magnésio), que se acompanham por uma excelente dose de fibra dietética (2,3 gramas por cada 100 gramas de polpa de anona) onde sobressaem as fibras insolúveis em detrimento das solúveis.

Anona Superalimento

A anona tem uma polpa doce e sumarenta, possui aproximadamente 78 % de água e cerca de 75 kcal por 100 gramas.

É uma fruta com um elevado valor nutritivo, onde se destacam as vitaminas C e B6, e os minerais potássio, magnésio, cobre e fósforo.

A vitamina C é um potente antioxidante natural, que contribui para a formação de colagénio e consequente manutenção dos músculos, tecidos, ossos e cartilagens, sendo ainda essencial para aumentar a resistência do organismo às infecções, actuando a vários níveis no sistema imunitário.

Por sua vez, a vitamina B6 tem um importante papel no metabolismo das proteínas e do glicogénio.

Os benefícios do potássio prendem-se com o seu papel na formação e transmissão de impulsos nervosos e na contracção muscular e ainda na manutenção de uma pressão arterial normal, enquanto o magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

A anona, também é conhecida como fruta do conde ou graviola, no Brasil. Além de ser um fruto delicioso, com excelentes propriedades nutricionais, tem inúmeros benefícios para a saúde, de entre os quais se destacam os efeitos anti-cancerígenos.

Dos vários benefícios da anona para a saúde, podemos salientar os seguintes:

Efeitos anti-cancerígenos, ajudando a combater células malignas em diversos tipos de cancro (incluindo o do cólon, da mama, do pâncreas, da próstata e do pulmão)

Actuação contra as infecções bacterianas

Regulação da tensão arterial alta

Acção anti-depressiva e de combate aos distúrbios nervosos

Efeito purgante no organismo

Além dos benefícios para a saúde e das propriedades nutricionais referidas, a anona tem a vantagem adicional de poder ser ingerida na totalidade, tendo cada parte da fruta uma vantagem para o organismo.

 

 

 

 

 

Estudos recentes revelaram a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: a classe dos flavonóides, e a classe das acetogeninas, uma classe que se pensa possuir efeitos anti-inflamatórios e anti tumorais, uma vez que podem inibir seletivamente o crescimento das células cancerígenas e também das células do tumor resistente à adriamicina, utilizada na quimioterapia.

Um outro estudo publicado na revista Nutrition and Cancer registou um efeito protector da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.

Resumindo, a anona reúne inúmeras propriedades benéficas para o organismo, destacando-se a sua acção anti-cancerígena, anti-inflamatória, antidepressiva, de regulação da tensão arterial, e de reforço do sistema imunitário e do sistema nervoso.

Sabia que…

As folhas da anoneira são muito utilizadas para fazer chá, também conhecido pelo chá de graviola, muito útil em tratamentos de quimioterapia.

Anona superalimento e anti-cancerígena – fruto tropical
4.4 (88.48%) 33 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Luz

    | Responder

    Comi esta fruta pela primeira vez na Madeira e adoro!

  2. João Paulo

    | Responder

    fruta que parece iogurte é óptima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *