Benefícios da laranja para a Saúde

Alimentação 745 visitas 2 Comentarios

Benefícios da laranja: A , também chamada de ácido ascórbico, é um famoso antioxidante que protege as células dos radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento celular e o aparecimento de cancro.

Ela também é muito utilizada como suplemento para o fortalecimento do sistema imunológico e em produtos de beleza para reduzir rugas e linhas de expressão.

Os alimentos ricos em vitamina C são principalmente as frutas cítricas como , abacaxi, limão e tangerina.

Os nutrientes naturalmente presentes na laranja, um fruto rico em vitamina B3, B5, C, E e K, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, iodo e ferro, ajudam a combater infecções e a queimar gorduras.

Além de magnésio, fósforo, potássio e selénio, este citrino fornece ainda ácido cítrico, uma substância que auxilia o organismo a absorver o cálcio armazenado nas células gordas.

Como tem vitamina C em grande quantidade, contribui para uma redução das dores musculares após a prática de exercício físico, pelo que é recomendada a toma de um copo de sumo de laranja natural depois de qualquer actividade desportiva mais exigente.

Este alimento também contém hesperidina, um antioxidante que protege o coração e diminui o colesterol e a gordura no sangue.

Os Benefícios da laranja

Formas de consumo da fruta

A laranja pode ser consumida na sua forma natural ou através de sumos, sendo que o ideal é que eles sejam feitos e consumidos na hora. Uma dica para aumentar o aproveitamento dos benefícios da fruta é bater a laranja no liquidificador, pois assim a casca também é utilizada.

Ao espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.

Uma sugestão é fazer um bolo de laranja com a casca.

Benefícios da laranja, ao natural ou em sumo:

  • Previne e ajuda na cura de gripes e resfriados;
  • Combate o cansaço;
  • Ajuda a eliminar dores nas articulações;
  • Previne inflamações;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Regula o colesterol;
  • Regula a pressão arterial;
  • Melhor a saúde e aspecto da pele;

Dicas

– Antes de fazer uma caminhada, tome um copo de sumo de laranja: ele é energizante, ajuda a hidratar e a diminuir o colesterol.

– Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, aumentando assim a potência dos antioxidantes. Amêndoas, semente de girassol, pimentão e grão de bico são algumas das fontes de vitamina E.

Sumo de laranja ajuda a consumir vitamina C, que é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o aparecimento de substâncias cancerígenas. A laranja é bem indicada por suprir as necessidades diárias de vitamina C do ser humano que é de 60mg.

Curiosidades

A cor verdadeira das laranjas maduras nos seus países de origem de temperaturas mais elevadas não são cor de laranja mas sim esverdeadas.

A cor amarelada acontece nos climas mais frios devido à formação do pigmento caroteno, por isso é prática comum entre os produtores de laranjas, pulverizá-las com a hormona de amadurecimento etileno para obterem assim laranjas mais amarelas, vistosas e vendáveis.

Benefícios da laranja para a Saúde
4.8 (96.36%) 22 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Margarida

    | Responder

    a minha fruta preferida sem duvida…

  2. Joana

    | Responder

    Todos as manhãs bebo o meu sumo de laranja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *