Alimentação

Qual é a melhor hora para beber café?

Café para acordar pela manhã, café para não dormir depois do almoço, café para dar uma energia extra no fim do expediente. Ou café por café. Toda hora é hora.

Todos  somos guiados pelos ciclos circadianos, que funcionam como um relógio biológico que nos diz quando devemos comer ou dormir, por exemplo. É capaz de alterar o nosso humor e comportamento do organismo.

E também o modo como as drogas, tipo o café, entram no nosso corpo. A culpa é das hormonas, reguladas por estes ciclos.

É comum as pessoas beberem café, ou outras bebidas com cafeína, assim que acordam, para despertarem mais rapidamente. Mas isso não está a fazer bem ao seu corpo.

O nosso organismo tem o ritmo circadiano, conhecido como relógio biológico, que regula a libertação de cortisol, a hormona ligada ao estado de alerta durante os períodos de vigília.

É sobretudo ao acordar, entre as 8:00 horas e as 9:00, que o nosso corpo liberta maior quantidade desta hormona, uma mecanismo para nos acordar mais facilmente. E é aqui que entra o mau uso do café.

Os cientistas provaram que ingerir cafeína neste período diminui o efeito dela, o que acaba por lhe criar resistência.

Há outros picos de libertação da hormona durante o dia, como entre as 12:00 e as 13:00 horas e as 17:30 e as 18:30 horas. Durante estes períodos, o melhor mesmo é não beber café se quer que ele continue a fazer efeito nas outras horas.

Portanto, os melhores horários para tomar café são aqueles em que os níveis de cortisol no corpo estão em baixa. Fuja destes horários: entre oito e nove da manhã, meio-dia e uma da tarde, e cinco e meia e seis e meia da tarde – são, em geral, os momentos de pico do cortisol.

Em qualquer outra hora (tipo às 10h ou às 14h), as chances de sentir os efeitos do café parecem maiores.

 

Qual é a melhor hora para beber café?

 

Tomar café é importante pois ele é rico em antioxidantes.

Os investigadores sabem que o consumo de café conduz a um aumento dos antioxidantes no corpo. Quando os antioxidantes estão presentes na corrente sanguínea, tendem a fortalecer o sistema imunológico e combater as doenças.

Sem dúvidas depois de descobrir que o café também possui propriedades benéficas a saúde, o receio em consumi-lo será menor e a moderação para aqueles que se reconhecem viciados torna-se mais importante.

 

Sabia que…

Beber o café quando está muito quente não é, de todo, aconselhável, como revelou este ano um estudo.

Ingerir esta bebida quando se está ansioso ou num momento de stress é também desaconselhado, uma vez que a cafeína pode aumentar o nervosismo e fazer ‘explodir’ a produção de cortisol, a hormona do stress.

Quando se dorme pouco e mal, o consumo de café é também desaconselhado, uma vez que a cafeína deixa de ser eficiente na sua função de manter a pessoa em estado de alerta.

4.5 / 5. Votos: 2

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo