Uma boa alimentação para uma visão saudável

Corpo 768 visitas 2 Comentarios

Uma visão saudável começa na prevenção e as nossas escolhas do dia-a-dia fazem toda a diferença.

Quem é que nunca ouviu em criança que as cenouras fazem bem aos olhos?

É um facto que a opção por uma alimentação saudável e adequada é essencial para manter a saúde dos olhos, pois ajuda a manter e melhorar a função visual e até mesmo evitar o surgimento de alguns problemas e patologias. Olhos sãos são também o reflexo de um corpo são.

Incluir na sua alimentação diversas vitaminas e minerais é muito importante para os olhos e para a visão.

Alguns dos nutrientes mais importantes no que diz respeito à saúde da visão são as vitaminas, os minerais, os antioxidantes e os ácidos gordos polinsaturados. Estes nutrientes ajudam a manter a função dos olhos, protegem os olhos contra a luz prejudicial e reduzem o desenvolvimento de doenças degenerativas relacionadas à idade.

Nutrientes que ajudam a manter a visão saudável

Folhas verdes

As saladas de folhas verdes são ótimas não só para o verão, como para todo o ano. Principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como por exemplo espinafres, couve e brócolos, contém antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo o risco de degeneração macular e catarata. Além disto, contribuem para a diminuição do desconforto em relação ao brilho, melhorando o contraste e também aumenta o alcance visual.

Frutas vermelhas e cítricas

São ricas em vitamina C, que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares e de impedir a progressão de outras.

Peixes

Alimento rico em ómega 3 e 6. Os que fazem bem à saúde ocular são: salmão, atum, truta, anchovas e cavala. Porque são ricos em várias vitaminas e minerais que ajudam a prevenir a síndrome do olho seco.

Ovos

Mais especificamente a gema contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada com a idade.

visão saudável

Batata Doce

Contem uma boa quantidade de vitamina A, um nutriente essencial para os olhos.

Ela melhora a visão e também previne a catarata, degeneração macular e glaucoma.

Alho e cebola

Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo pressão alta e diabetes, que podem trazer complicações como glaucoma e catarata.

A vitamina A também é necessária para resolver o problema de olhos secos e proteger os olhos contra infecções bacterianas e viras.

visão saudável

Os olhos são órgãos bastante sensíveis do corpo humano e são facilmente atingidos pelo stress oxidativo que pode levar ao envelhecimento precoce das células. Este stress oxidativo acontece, por exemplo, devido à elevada exposição aos raios solares ou devido à alta taxa de consumo relativo de oxigénio.

Os olhos requerem grandes quantidades de antioxidantes. A concentração de vitamina C é maior no humor aquoso do olho (líquido que enche a parte mais externa do olho) do que em qualquer outro fluido corporal.

Indivíduos com cataratas tendem a ter uma baixa quantidade deste antioxidante. Além disso, quem consome vitamina C sob a forma de suplementos é menos propenso a desenvolver cataratas.

Uma boa alimentação para uma visão saudável

A vitamina C encontra-se em muitas frutas e vegetais, incluindo pimentões, frutas cítricas, goiabas, couves e brócolos.

Uma boa alimentação para uma visão saudável
4.7 (93.33%) 15 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Gabriela

    | Responder

    Uma boa alimentação é fundamental para cuidarmos bem do nosso organismo e a visão não é excepção…

  2. bernardo

    | Responder

    Dicas importantes vou levar,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *