Uma boa alimentação para uma visão saudável
Uma visão saudável começa na prevenção e as nossas escolhas do dia-a-dia fazem toda a diferença.
Quem é que nunca ouviu em criança que as cenouras fazem bem aos olhos?
É um facto que a opção por uma alimentação saudável e adequada é essencial para manter a saúde dos olhos, pois ajuda a manter e melhorar a função visual e até mesmo evitar o surgimento de alguns problemas e patologias.
Olhos sãos são também o reflexo de um corpo são.
Incluir na sua alimentação diversas vitaminas e minerais é muito importante para os olhos e para a visão.
Alguns dos nutrientes mais importantes no que diz respeito à saúde da visão são as vitaminas, os minerais, os antioxidantes e os ácidos gordos polinsaturados.
Estes nutrientes ajudam a manter a função dos olhos, protegem os olhos contra a luz prejudicial e reduzem o desenvolvimento de doenças degenerativas relacionadas à idade.
Nutrientes que ajudam a manter a visão saudável
Folhas verdes
As saladas de folhas verdes são ótimas não só para o verão, como para todo o ano. Principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como por exemplo espinafres, couve e brócolos, contém antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo o risco de degeneração macular e catarata.
Além disto, contribuem para a diminuição do desconforto em relação ao brilho, melhorando o contraste e também aumenta o alcance visual.
Frutas vermelhas e cítricas
São ricas em vitamina C, que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares e de impedir a progressão de outras.
Peixes
Alimento rico em ómega 3 e 6. Os que fazem bem à saúde ocular são: salmão, atum, truta, anchovas e cavala. Porque são ricos em várias vitaminas e minerais que ajudam a prevenir a síndrome do olho seco.
Ovos
Mais especificamente a gema contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada com a idade.
Batata Doce
Contem uma boa quantidade de vitamina A, um nutriente essencial para os olhos.
Ela melhora a visão e também previne a catarata, degeneração macular e glaucoma.
Alho e cebola
Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo pressão alta e diabetes, que podem trazer complicações como glaucoma e catarata.
A vitamina A também é necessária para resolver o problema de olhos secos e proteger os olhos contra infecções bacterianas e virais.
Sementes
Tal como as nozes e leguminosas, as sementes são ricas em omega-3 e são uma rica fonte de vitamina E.
As sementes estão disponíveis para compra na maioria das mercearias e online. As sementes com elevado teor de ómega-3 incluem:
sementes de chia – sementes de linho – sementes de cânhamo
Os olhos são órgãos bastante sensíveis do corpo humano e são facilmente atingidos pelo stress oxidativo que pode levar ao envelhecimento precoce das células.
Este stress oxidativo acontece, por exemplo, devido à elevada exposição aos raios solares ou devido à alta taxa de consumo relativo de oxigénio.
Os olhos requerem grandes quantidades de antioxidantes. A concentração de vitamina C é maior no humor aquoso do olho (líquido que enche a parte mais externa do olho) do que em qualquer outro fluido corporal.
Indivíduos com cataratas tendem a ter uma baixa quantidade deste antioxidante. Além disso, quem consome vitamina C sob a forma de suplementos é menos propenso a desenvolver cataratas.
As pessoas acreditam muitas vezes que a falta de visão é um resultado inevitável do envelhecimento ou tensão ocular. Na verdade, um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente o risco de problemas de saúde ocular.
A vitamina C encontra-se em muitas frutas e vegetais, incluindo pimentões, frutas cítricas, goiabas, couves e brócolos.
Água
Pode não ser surpresa que um fluido essencial à vida seja também vital para a saúde dos olhos.
Beber muita água pode prevenir a desidratação, o que pode reduzir os sintomas de olhos secos.
Fotos cedidas por Depositphotos.