Sinais de falta de proteína no organismo

Alimentação 451 visitas 3 Comentarios

Sinais de falta de proteína no organismo – As proteínas estão presentes em todas as células e tecidos do corpo humano e formam os principais elementos estruturais, sendo que de toda a matéria sólida do corpo, 75% é . Daí vem a importância desse nutriente para a saúde.

A deficiência de proteína pode levar à atrofia muscular e prejudicar o funcionamento de vários órgãos.

As proteínas são, assim, essenciais para o crescimento em idades jovens e para a manutenção da estrutura corporal, nomeadamente da massa muscular, em idades adultas, uma vez que promovem a renovação contínua dos tecidos corporais.

Alguns dos sinais de falta de proteína no organismo:

ESTÁ SEMPRE COM FOME – A falta de proteína pode ser uma das causadoras de estar sempre com fome. Se entre as principais refeições sente a necessidade de realizar um ou dois lanches, pense que pode ser o seu corpo a dizer-lhe que precisa de comer mais proteína em cada refeição. O consumo de proteína nestes lanches ajuda a manter a saciedade mais tempo.

FRAQUEZA – Fraqueza muscular e perda de músculo, são alguns sinais que os níveis de ingestão de proteína não são suficientes. Saiba ainda que a perda de massa muscular pode deixar o seu metabolismo mais lento, levando a situações de ganho de peso.

NÃO CONSEGUE PERDER PESO – Muitas vezes quando tentamos perder peso a tendência é cortar calorias e consequentemente, proteínas. Num cenário deste tipo pode estar a causar o efeito oposto ao que pretende, visto que a pouca proteína disponível pelo seu corpo vai originar perda muscular e um metabolismo mais lento.

Se pretende perder peso deve aumentar o consumo de proteína, que tem a capacidade de a deixar saciada durante mais tempo.

falta de proteína no organismo

falta de proteína no organismo foto

DESEJO POR ALIMENTOS DOCES – Se o seu problema não é apenas fome, mas está ansiosa por doces, o seu problema pode estar ligado à falta de proteína. A proteína regula os níveis de açúcar no sangue (glicose), mantendo-os mais estáveis e com menos desejos de doces.

PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO – Um dos sinais mais característicos da carência de proteínas é a falta de concentração. Isso acontece porque não existe fluxo suficiente de hidratos de carbono para alimentar o seu cérebro.

SEMPRE DOENTE – A proteína representa parte essencial de um sistema imunológico mais saudável. Quando não dispomos de proteína suficiente o nosso corpo utiliza células que combatem os germes, frio e gripes como combustível. Desta forma é mais comum ter episódios em que fica doente. Pode ainda notar uma maior demora para se recuperar de cortes arranhões ou infecções.

QUEDA DE CABELO  –  Já que ele e os folículos que os sustentam são feitos de proteína e a falta dessas moléculas os enfraquece. Unhas fracas e pele sem vida também podem indicar ausência desse aminoácido.

falta de proteína no organismo

falta de proteína no organismo foto

A quantidade ideal de proteína que uma pessoa precisa consumir por dia é de 46 gramas para mulheres com idades entre 19 e 70 anos e 56 gramas para homens com idade entre 19 e 70 anos.

Alimentos ricos em proteína

1. Carne de Frango
2. Carne de vaca magra
3. Soja
4. Peixe
5. Marisco
6. Ovo
7. Leite
8. Amêndoas
9. Feijão
10. Quinoa

As pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegan podem apresentar uma deficiência desta proteína, contudo, são aquelas que se alimentam à base de comida processada e industrializada que estão mais à mercê das consequências da falta deste macronutriente – que é tão importante quanto os hidratos de carbono e os lípidos (gordura).

A dificuldade em recuperar de lesões, problemas a nível de cabelo, pele e unhas e ainda a retenção de líquidos são outros sintomas comuns que espelham a no corpo.

Uma dieta pobre em proteína pode levar ainda à redução da massa muscular, dificultando a realização de actividades físicas. Ou seja, dores musculares e cãibras constantes podem ser um sinal de que precisa ingerir mais proteína.

Sinais de falta de proteína no organismo
5 (100%) 26 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Alice

    | Responder

    Nem imaginava que a queda de cabelo estava associada a falta de proteina

  2. Vera

    | Responder

    Quem treina sabe como é importante a proteina para o organismo

  3. Elisa

    | Responder

    Muito importante para quem frequenta o ginásio diariamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *