A caspa (dermatite seborreica) é uma inflamação crónica que se apresenta em partes do corpo onde existe maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
Quando aparece no couro cabeludo, designa-se por caspa.
Tipos de caspa
A caspa seca – É uma descamação esbranquiçada, seca e fina, que se desprende facilmente e que não produz prurido nem inflamações.
A caspa gordurosa – Apresenta escamas com sebo, maiores, espessas e oleosas. Associa-se à seborreia.
Eliminar Caspa ou seborreia
A causa mais comum da caspa é um microrganismo que vive na nossa pele, denominado Malassezia, que sofreu modificações que lhe permitem alimentar-se do sebo.
Como consequência, produz-se uma precipitação do processo de descamação, as pequenas escamas agrupam-se entre si e ficam visíveis como partículas de caspa.
Pode também ser sintoma de seborreia ou estar associada à psoríase. A caspa pode ainda ser produzida por glândulas sebáceas sobre reactivas, utilização de sabonetes alcalinos, alergias, micoses, transpiração excessiva e stress.
Até a estação do ano pode contribuir e muito para este problema!
Alimentos tratamento natural para eliminar caspa:
AIPO
Um óptimo remédio caseiro para conseguir eliminar caspa do cabelo é elaborar um tónico que contenha aipo como principal ingrediente. Ferva um litro de água e adicione um caule de aipo.
Deixe ferver mais 5 minutos e espere até ficar frio. Assim, estará pronto para aplicar sobre o couro cabeludo e actuar como excelente loção anti caspa.
CARQUEJA
1 litro de água + 2 colheres (de sopa) de folhas (secas) de carqueja
Junte os ingredientes numa panela e deixe ferver durante 5 minutos. Tape e deixe amornar e depois coe. Beba como substituto da água.
BETERRABA
Óptimo remédio caseiro para eliminar caspa é à base de beterraba. Depois de ferver as raízes de uma beterraba branca, pegue na solução que obtiver e aplique pelo couro cabeludo massajando com as pontas dos dedos.
BICARBONATO DE SÓDIO
Deve juntar 2 colheres de chá de bicarbonato com um pouco de água e aplicar a pasta resultante sobre o couro cabeludo efectuando massagens suaves.
Passados 15 minutos, retire com água abundante e lave como de costume.
Infelizmente, um dos aspectos embaraçosos da caspa é que, mesmo que o cabelo seja lavado cuidadosamente com um champô normal, não desaparece completamente e, logo ao fim de alguns dias, reaparece.
Conselhos para evitar a caspa:
– Use um champô anti caspa, alternando com uma fórmula neutra de uso diário. O shampoo deverá conter estes ingredientes: piridintionato de zinco, sulfureto de selénio, , cetaconazol (antifúngicos) e ácido salicílico (remove a pele morta);
– Ensaboe duas vezes – a primeira aplicação, remove as escamas soltas e a gordura. A segunda (deixe actuar uns minutos) é a que penetra nas células e trata;
– Não deve passar muitos dias sem lavar o cabelo – a sujidade contribui para a descamação do couro cabeludo. Se necessário, lave diariamente;
– Consulte um dermatologista para administração de uma terapêutica personalizada – para além do tratamento tópico (champô, pomada…), pode incluir a prescrição de anti fúngicos orais.
Para eliminar caspa (ou seborreia), é importante levar uma vida saudável, com dietas saudáveis, noites bem dormidas, exercício físico regular e ingerir alimentos ricos em zinco, tais como: pão integral, ovos, as carnes orgânicas e ostras.
Fotos cedidas por Depositphotos.