Beleza & Estética

Como acabar com a caspa?

Receitas caseiras

A caspa (dermatite seborreica) é uma inflamação crónica que se apresenta em partes do corpo onde existe maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Quando aparece no couro cabeludo, designa-se por caspa.

 

Tipos de caspa

A caspa seca – É uma descamação esbranquiçada, seca e fina, que se desprende facilmente e que não produz prurido nem inflamações.

A caspa gordurosa – Apresenta escamas com sebo, maiores, espessas e oleosas. Associa-se à seborreia.

 

Eliminar Caspa ou seborreia

A causa mais comum da caspa é um microrganismo que vive na nossa pele, denominado Malassezia, que sofreu modificações que lhe permitem alimentar-se do sebo. Como consequência, produz-se uma precipitação do processo de descamação, as pequenas escamas agrupam-se entre si e ficam visíveis como partículas de caspa.

Pode também ser sintoma de seborreia ou estar associada à psoríase. A caspa pode ainda ser produzida por glândulas sebáceas sobre reactivas, utilização de sabonetes alcalinos, alergias, micoses, transpiração excessiva e stress. Até a estação do ano pode contribuir e muito para este problema!

 

Eliminar Caspa

 

Alimentos para o tratamento natural para eliminar caspa:

 

AIPO

Um óptimo remédio caseiro para conseguir eliminar caspa do cabelo é elaborar um tónico que contenha aipo como principal ingrediente. Ferva um litro de água e adicione um caule de aipo.

Deixe ferver mais 5 minutos e espere até ficar frio. Assim, estará pronto para aplicar sobre o couro cabeludo e actuar como excelente loção anti caspa.

CARQUEJA

1 litro de água + 2 colheres (de sopa) de folhas (secas) de carqueja

Junte os ingredientes numa panela e deixe ferver durante 5 minutos. Tape e deixe amornar e depois coe. Beba como substituto da água.

BETERRABA

Óptimo remédio caseiro para eliminar caspa é à base de beterraba. Depois de ferver as raízes de uma beterraba branca, pegue na solução que obtiver e aplique pelo couro cabeludo massajando com as pontas dos dedos.

BICARBONATO DE SÓDIO

Deve juntar 2 colheres de chá de bicarbonato com um pouco de água e aplicar a pasta resultante sobre o couro cabeludo efectuando massagens suaves. Passados 15 minutos, retire com água abundante e lave como de costume.

Infelizmente, um dos aspectos embaraçosos da caspa é que, mesmo que o cabelo seja lavado cuidadosamente com um champô normal, não desaparece completamente e, logo ao fim de alguns dias, reaparece.

Tratamento Eliminar Caspa

 

Conselhos para evitar a caspa:

Use um champô anti caspa, alternando com uma fórmula neutra de uso diário. O shampoo deverá conter estes ingredientes: piridintionato de zinco, sulfureto de selénio, , cetaconazol (antifúngicos) e ácido salicílico (remove a pele morta);

Ensaboe duas vezes – a primeira aplicação, remove as escamas soltas e a gordura. A segunda (deixe actuar uns minutos) é a que penetra nas células e trata;

Não deve passar muitos dias sem lavar o cabelo – a sujidade contribui para a descamação do couro cabeludo. Se necessário, lave diariamente;

Consulte um dermatologista para administração de uma terapêutica personalizada – para além do tratamento tópico (champô, pomada…), pode incluir a prescrição de anti fúngicos orais.

Para eliminar caspa (ou seborreia), é importante levar uma vida saudável, com dietas saudáveis, noites bem dormidas, exercício físico regular e ingerir alimentos ricos em Zinco, tais como: pão integral, ovos, as carnes orgânicas e ostras.

4 / 5. Votos: 1

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo