Benefícios das Sementes para a Saúde
São pequenas, discretas e compostas por enormes propriedades antioxidantes, minerais e têm um alto teor em fibras. E são uma moda que não passa, e ainda bem.
Sejam de chia, girassol, linhaça, sésamo, cânhamo ou abóbora, as sementes são um dos principais ingredientes para quem segue uma alimentação saudável.
Apesar do consumo de sementes existir há milhares de anos, só recentemente é que este hábito mediterrânico passou a fazer parte da alimentação dos portugueses. Um caminho de descoberta que traz inúmeros benefícios para a saúde.
Benefícios das Sementes:
Sementes de Girassol
As sementes de girassol são ricas em vitaminas do complexo B, que são essenciais para um sistema nervoso saudável e são uma boa fonte de fósforo, magnésio, ferro, cálcio, potássio, proteína e vitamina E.
Eles também contêm minerais, zinco, magnésio, Cobre, cromo e caroteno, bem como ácidos gorodos monoinsaturados e poliinsaturados – tipos de gordura boa que podem ajudar a proteger as artérias.
Sementes de Chia
Ricas em minerais como o cálcio e o potássio. São uma importante fonte de fibra solúvel, o que lhes confere a capacidade de atraso da digestão, regulação do apetite e promoção da saciedade, desempenhando assim um importante papel no controle e perda de peso.
Estão ainda descritas como propriedades das sementes de chia a prevenção de doenças cardiovasculares e o papel anti-inflamatório, devido ao seu elevado teor de vitaminas e ómega-3.
No caso das sementes de chia, uma pessoa que sofra de doenças deve ter mais atenção ao seu consumo.
Por exemplo, se sofrer de hipertensão ou hipotensão e está a ser medicado, estas sementes não são aconselháveis, uma vez que possuem propriedades hipotensoras.
Sementes de quinoa
A quinoa é uma das melhores fontes de proteína vegetal. É normalmente servida como acompanhamento mas pode ser adicionada em saladas, como numa salada de quinoa com cavala e feijão-preto, ou em hambúrgueres vegetarianos.
Sementes de Cânhamo
As sementes de cânhamo equilibram a quantidade de ómega 3 e 6 de forma ideal para o organismo. São igualmente ricas em minerais e aminoácidos essenciais, o que as torna numa excelente fonte de proteína. São um super alimento da natureza e excelentes para o cérebro e as células.
Sementes de Papoila
São ricas em proteína, fibra e ómega 3. Têm ainda um efeito calmante. Pode utilizá-las na sopa, sumos ou batidos e aproveitar os seus benefícios nutricionais.
Como consumir as sementes:
Cruas
devem ser ingeridas preferencialmente cruas, de forma a preservarem naturalmente as suas propriedades
Tostadas
em lume brando, cinco a sete minutos numa frigideira anti-aderente mexendo frequentemente. Ou no forno a 180º C na posição média, cinco a dez minutos com vigilância constante
Trituradas
algumas sementes devem mesmo ser moídas para uma melhor absorção. É o caso da linhaça e do sésamo
Além de serem um fantástico snack pronto a transportar, as sementes podem fazer parte de todas as refeições.
A adoção de hábitos de vida saudáveis e equilibrados devem ser a base para qualquer processo de emagrecimento, prevenção de doenças e melhoria de qualidade de vida.
Em pessoas totalmente saudáveis, durante os primeiros dias de consumo, e até o organismo se habituar, “podem causar flatulência e desconforto abdominal”.
NOTA – As sementes são desaconselhadas a pessoas com doenças inflamatórias no intestino, como colite ulcerosa ou Doença de Crohn.
Fotos cedidas por Depositphotos.