Alimentos ricos em melatonina para melhorar a qualidade do sono

Alimentação 1419 visitas 3 Comentarios

A melatonina é uma hormona produzida no cérebro pela glândula pineal que tem um papel fundamental na sincronização dos ritmos circadianos e ajuda a regular o ciclo de sono-vigília em mamíferos.

Além desta função, a melatonina é um poderoso antioxidante que protege o corpo contra danos por radicais livres. Ou seja a melatonina contribui para lutar contra a inflamação, envelhecimento, várias doenças incluindo câncer, problemas cardiovasculares e neurológicos, assim como é importante na regulação dos hormonas reprodutoras femininas, incluindo a menstruação e no reduzir dos sintomas da menopausa.

A nossa alimentação interfere em todo o funcionamento do organismo e não é diferente com o sono. Quem tem dificuldades em dormir pode encontrar a solução em alimentos saudáveis.

Existem vários alimentos que potenciam a produção natural de melatonina no organismo, eliminando a necessidade de suplementos farmacêuticos.

Segundo um estudo realizado por especialistas da Universidade Khon Kaen, na Tailândia, o consumo de algumas frutas tropicais pode aumentar de forma significativa a produção da hormona do sono.

Durante a vida, a tendência é que nosso organismo vá produzindo quantidades cada vez menores da substância com o passar dos anos, o que pode causar insónia na vida adulta. Junte-se a isso, todo stress e pressões do dia a dia, além, claro, da quantidade de estímulos que recebemos até no minuto em que nos deitamos.

Alimentos ricos em melatonina para melhorar a qualidade do sono

Conheça os alimentos ricos em melatonina que promovem um sono tranquilo:

Banana – A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que esta fruta funcione como um sedativo natural.

Triturada com uma colher de mel, a banana suaviza a actividade cerebral nocturna.

Aveia – A aveia é uma fonte natural de melatonina, uma hormona que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de papas de aveia ou um biscoito de aveia.

Chá de camomila – Sem cafeína e com propriedades calmantes, este soro pode ajudá-lo a dormir bem.

Laticínios – Beber um copo de leite morno antes de se deitar, com um pouco de canela, para além de lhe dar uma sensação de conforto, ajuda-o a dormir bem. Isto porque os lacticínios também são ricos em triptofano, substância essencial para o sono.

Cereja – As cerejas estão entre os alimentos mais recomendados para melhorar a qualidade do sono.

Elas fornecem vitaminas A, C e E, cujos efeitos antioxidantes diminuem a acção negativa do stress oxidativo.

Gengibre – A raiz de gengibre é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ideal para minimizar os efeitos negativos dos radicais livres.

Além disso, o seu consumo promove o aumento da melatonina que, actuando como um relaxante, ajuda a combater a insónia.

Mel – a glicose presente no mel ajuda a relaxar e diminuir os níveis de alerta durante a noite. Se não exagerar, um fiozinho de mel é o suficiente.

Alimentos ricos em melatonina

Ajuda a atenuar os efeitos de distúrbios emocionais

Com as mudanças de tempo, estação, idade ou com a chegada da menopausa, é necessário regular os níveis da melatonina no nosso corpo, já que essas situações podem influenciar o nosso estado emocional, provocando insónias e mudanças de humor.

O descanso e um sono de qualidade são importantes para regular os níveis da melatonina no seu organismo.

Alimentos ricos em melatonina para melhorar a qualidade do sono

Por último, não se esqueça que além de uma alimentação que ajude a promover boas noites de sono, deve abolir hábitos que favorecem insónias como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e com cafeína e o sedentarismo. Se é propenso a insónias, opte por praticar exercício físico até ao final da tarde.

 

Alimentos ricos em melatonina para melhorar a qualidade do sono
4.6 (92.57%) 35 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Henrique

    | Responder

    Dormir é fundamental para o nosso organimo

  2. Graça

    | Responder

    Antes de dormir tomo o meu chá com mel e adoro

  3. Vanda

    | Responder

    Sofro de insónias e como tal tenho muito cuidado com a alimentação antes de dormir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *