A anona é verde, têm forma oval e é revestida por uma casca fina e invulgar. A polpa branca é extremamente doce e suave, como uma combinação de banana, baunilha, manga, papaia, ananás e coco.
Anona superalimento e anti-cancerígena – Superalimentos é um termo utilizado para descrever, alimentos de alto teor em fito-nutrientes com elevados benefícios para a saúde.
A anona é um fruto tropical, muito apreciado pelo seu sabor exótico.
Não liberta cheiro que accione as papilas gustativas, como acontece com outros frutos, nem o seu visual exterior é o mais atractivo. Tem um tom verde-claro que vai escurecendo com o processo de amadurecimento e o seu formato arredondado irregular exibe um aspecto escamoso.
Quando cortada, a polpa é branca e divide-se em pequenos gomos poliédricos: cada gomo encerra uma semente grande e escura. Enfim, no global, o aspeto geral da anona não é encorajador para comprar, provar e gostar.
Mas a curiosidade humana e o desejo de aventura, de procurar novas experiências pode revelar sabores novos e únicos, como é o caso, elevando a anona para o lugar de favorita.
É uma fruta onde predominam as vitaminas C e B6, alguns minerais (potássio, cobre e magnésio), que se acompanham por uma excelente dose de fibra dietética (2,3 gramas por cada 100 gramas de polpa de anona) onde sobressaem as fibras insolúveis em detrimento das solúveis.
A anona tem uma polpa doce e sumarenta, possui aproximadamente 78 % de água e cerca de 75 kcal por 100 gramas.
É uma fruta com um elevado valor nutritivo, onde se destacam as vitaminas C e B6, e os minerais potássio, magnésio, cobre e fósforo.
A vitamina C é um potente antioxidante natural, que contribui para a formação de colagénio e consequente manutenção dos músculos, tecidos, ossos e cartilagens, sendo ainda essencial para aumentar a resistência do organismo às infecções, actuando a vários níveis no sistema imunitário.
Por sua vez, a vitamina B6 tem um importante papel no metabolismo das proteínas e do glicogénio.
Os benefícios do potássio prendem-se com o seu papel na formação e transmissão de impulsos nervosos e na contracção muscular e ainda na manutenção de uma pressão arterial normal, enquanto o magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga.
A anona, também é conhecida como fruta do conde ou graviola, no Brasil. Além de ser um fruto delicioso, com excelentes propriedades nutricionais, tem inúmeros benefícios para a saúde, de entre os quais se destacam os efeitos anti-cancerígenos.
Dos vários benefícios da anona para a saúde, podemos salientar os seguintes:
⇒ Efeitos anti-cancerígenos, ajudando a combater células malignas em diversos tipos de cancro (incluindo o do cólon, da mama, do pâncreas, da próstata e do pulmão)
⇒ Actuação contra as infecções bacterianas
⇒ Regulação da tensão arterial alta
⇒ Acção anti-depressiva e de combate aos distúrbios nervosos
⇒ Efeito purgante no organismo
Além dos benefícios para a saúde e das propriedades nutricionais referidas, a anona tem a vantagem adicional de poder ser ingerida na totalidade, tendo cada parte da fruta uma vantagem para o organismo.
Estudos recentes revelaram a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: a classe dos flavonóides, e a classe das acetogeninas, uma classe que se pensa possuir efeitos anti-inflamatórios e anti tumorais, uma vez que podem inibir seletivamente o crescimento das células cancerígenas e também das células do tumor resistente à adriamicina, utilizada na quimioterapia.
Um outro estudo publicado na revista Nutrition and Cancer registou um efeito protector da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.
Resumindo, a anona reúne inúmeras propriedades benéficas para o organismo, destacando-se a sua acção anti-cancerígena, anti-inflamatória, antidepressiva, de regulação da tensão arterial, e de reforço do sistema imunitário e do sistema nervoso.
Sabia que…
As folhas da anoneira são muito utilizadas para fazer chá, também conhecido pelo chá de graviola, muito útil em tratamentos de quimioterapia.
Fotos cedidas por Depositphotos.