Benefícios da Biotina (Vitamina B7 ou H) para o organismo
A Biotina também é raramente chamada de vitamina H, nome que recebeu em virtude das palavras Haar e Haut, termos alemães para cabelo e pele. Desde o começo dos estudos sobre a biotina, que foram reconhecidas as suas funções na manutenção da saúde da pele, do cabelo e das unhas.
Os benefícios da biotina para esses tecidos mostram-se através da redução da queda de cabelo, bem como na sua fortificação, que passam a ser menos quebradiços. Além disso, a pele torna-se mais sã, evitando uma série de problemas estéticos como a acne ou dermatites.
O que é a Biotina?
A Biotina é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7. Ela é um tipo de vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), produzida no intestino a partir das bactérias que estão presentes nos alimentos que consumimos.
Similar as outras vitaminas pertencentes ao complexo B, a vitamina B7 está directamente ligada ao metabolismo de proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Ela também actua para proporcionar mais saúde aos cabelos, unhas e pele.
A deficiência desta vitamina pode provocar, nos adultos, pele seca e escamosa, seborreia e anorexia; nas crianças com menos de 6 meses os sintomas são dermatite seborreica e queda de cabelo.
BENEFÍCIOS DA BIOTINA PARA O ORGANISMO
1 – Melhora a saúde cardiovascular
Os especialistas afirmam que a biotina tem vários benefícios para a nossa saúde cardiovascular e para o sistema circulatório, podendo ajudar a reduzir os níveis de mau colesterol, hipertensão e triglicéridos. Para além disso, pode ajudar ainda a prevenir a arteroesclerose.
2 – Ajuda a ganhar a massa muscular
A vitamina B7 ajuda a reparar os tecidos danificados depois do treino, facilitando assim, a sua recuperação principalmente nos treinos de hipertrofia, que provocam pequenas lesões propositadas nos músculos, a fim de aumentar a massa muscular.
Para além disso, esta vitamina assegura que o corpo tem energia através da proteína, que desenvolve o crescimento muscular.
3 – Perda de Peso
Os benefícios da biotina para a perda de peso dão-se sobretudo através das suas funções no metabolismo.
A activação das enzimas para que serve a vitamina B7 garante a absorção dos nutrientes necessários, evitando que o corpo tenha reacções negativas que levam a acumulação de gordura ou ao aumento exagerado do apetite.
4 – Cabelo, unhas e pele
Vários estudos revelaram que o consumo de suplementos de biotina pode melhorar aparência da nossa pele, evitando problemas de acne e dermatites.
Foram revelados também resultados surpreendentes relativamente à redução de queda de cabelo e ao fortalecimento das unhas, tornando-as menos sensíveis e quebradiças.
5 – Produção da mielina
A biotina é considerada importante na produção da mielina, que é uma cobertura protectora das fibras nervosas nos olhos, cérebro e medula espinal. Quem possui Esclerose Múltipla (EM), uma doença auto-imune, tem uma destruição progressiva na mielina, e por isso a biotina pode ajudar a regenerar esse tecido.
O organismo humano é incapaz de sintetizar biotina, mas é sintetizada por bactérias intestinais em pequenas quantidades.
ALIMENTOS RICOS EM BIOTINA
- Gema do ovo;
- Produtos lácteos;
- Soja;
- Repolho;
- Couve-flor;
- Abacate;
- Cebola;
- Oleaginosas (nozes, amendoins, avelãs, cajus);
- Fígado;
- Morangos e framboesas;
- Lentilhas;
- Sementes de girassol.
BENEFÍCIOS PARA O CABELO
A biotina ajuda na produção de queratina, uma importante proteína para a composição dos cabelos. Além disso, faz parte do metabolismo de diversos nutrientes, que ajudam a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e o crescimento de fios saudáveis.
Outros benefícios incluem:
- Crescimento de fios mais fortes e resistentes;
- Aparência rejuvenescida e saudável aos cabelos;
- Prevenção da queda dos cabelos;
- Reparação da espessura dos fios;
- Prevenção do surgimento de fios brancos.
Apesar destes efeitos poderem ser notados em qualquer pessoa, quando a queda de cabelos é por causa genética, como na alopécia androgênica, os efeitos da vitamina B7 ficam mais limitados.
Os efeitos do défice desta vitamina
A vitamina B7 está presente em muitos alimentos do dia a dia. Por isso, o seu défice não é comum. No entanto, problemas metabólicos ou do trato intestinal pode originar deficiência desta vitamina.
Neste caso, os sintomas de défice desta vitamina incluem:
- Unhas frágeis;
- Conjuntivite;
- Dermatite;
- Alopécia (queda de cabelo);
- Comichão;
- Erupção cutânea escamosa vermelha em redor dos olhos, nariz e boca.
Grandes défices podem causar depressão, apatia e parestesias nos braços e pernas (sensações cutâneas como frio calor, formigueiro, comichão).
No entanto, a falta desta vitamina é rara e geralmente só ocorre em pessoas hospitalizadas que não se alimentam adequadamente, em pacientes com diabetes ou que fazem hemodiálise, e em mulheres grávidas.
BIOTINA NA GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO
Durante a gestação e a amamentação, a vitamina B7 também é um componente muito importante, pois há um aumento da necessidade da vitamina B7.
É estimado que até metade das mulheres grávidas pode ter uma leve deficiência de biotina, mas nem sempre isso gera sintomas perceptíveis.
A hipótese é que esta deficiência ocorre devido a metabolização mais rápida da vitamina no organismo durante a gestação. E isso pode ainda interferir no desenvolvimento do feto, por isso muitas grávidas são medicadas pelo seu médico assistente, com suplementação do Complexo B.
INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA
A ingestão desta vitamina geralmente recomendada por dia é de 5 mcg para crianças e 30 mcg para adultos. No caso das mulheres grávidas ou que amamentam, essa quantidade pode aumentar para 35 mcg por dia.
A deficiência desta vitamina não é muito comum, pois normalmente as bactérias e a alimentação já possuem a quantidade suficiente que o corpo precisa.
E quanto ao peso, a biotina não engorda, nem como suplemento. Como é uma vitamina, não possui calorias.
A biotina pode até auxiliar no emagrecimento se acompanhada de uma dieta equilibrada.
Fotos cedidas por Depositphotos.