Bem Estar Emocional

Como reduzir o stress e ansiedade de forma natural?

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a saúde mental e com tanto a acontecer ao mesmo tempo, não é de admirar que os níveis de ansiedade e stress tenham registado no último ano índices problemáticos em Portugal, de acordo com OCDE e noticiado pelo Observador.

Para reduzir e aliviar o stress é importante diminuir as pressões externas, e procurar alternativas para que o seu dia a dia possa ser vivido de forma mais tranquila.

Parte da solução passa por tentar procurar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, mas não só.

Procurar apoio, seja através de profissionais de saúde ou até mesmo de um bom amigo ou familiar, pode aligeirar a situação.

O stress pode causar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores e pensamentos negativos, por exemplo, o que pode condicionar o seu dia a dia e aumentar o risco de desenvolver outras doenças.

banner1 1

Mas algo que talvez não saiba é que existem formas naturais de lidar com estes problemas. Descubra algumas alternativas naturais na lista que é apresentada de seguida.

5 formas naturais de aliviar o stress e a ansiedade

1.   Produtos naturais para ansiedade e stress

Sabia que existem produtos naturais para ansiedade e stress à base de plantas medicinais que podem ser muito úteis para ajudar a acalmar o sistema nervoso e encontrar novamente o equilíbrio emocional.

Estes produtos 100% naturais, ao contrário dos fármacos ansiolíticos, podem demorar mais tempo a ter efeito, no entanto o resultado será muito melhor.

Existem também uma variedade de infusões que ajudam a acalmar os estados de humor mais complexos como a tília, a valeriana, a alcaçuz ou a camomila.

Para além de chás e infusões, a aromaterapia faz uso de óleos essenciais e óleos vegetais para agir terapeuticamente no nosso organismo que funcionam da seguinte forma: quando sentimos um cheiro, o sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos, recebe uma informação, que pode ou não ter relação com a memória olfativa.

Por isso, se inalar o aroma de lavanda ou outro extrato com propriedade calmante, sentirá os efeitos benéficos numa questão de segundos.

Pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, também pode ajudar a acalmar e dormir com mais facilidade.

Além de lavanda, outros óleos essenciais contam com propriedade calmante, tais como camomila, citronela, bergamota, tangerina e palmarosa.

2.   Praticar exercício físico

Além de prevenir alguns problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, praticar alguma atividade física regularmente é uma ótima solução para quem se sente stressado com frequência.

Praticar, pelo menos, 30 minutos de exercício físico diariamente traz inúmeros benefícios quer para o seu corpo como para a sua mente.

O exercício é famoso por diminuir a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao stress, e libertar endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o stress.

3.   Ter uma alimentação saudável

Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deve-se investir no seu consumo diariamente, aumentando a quantidade, sempre que estiver cansado ou estressado.

Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o stress e o esgotamento mental.

istockphoto 603906484 170667a

4.   Investir no descanso

É durante o sono que o organismo se recupera das agressões causadas pelo stress crônico.

Além disso, noites mal dormidas alimentam o mal-estar e o nervosismo, por isso, tente dormir pelo menos 7 horas por dia e procure relaxar antes de ir dormir.

Não se esqueça que as luzes dos monitores podem provocar insónias, por isso, opte por ler um livro ou ouvir uma música calmante. Aproveite os fins de semana para dormir até mais tarde.

5.   Praticar meditação

A meditação é uma técnica milenar que consiste em deixar a mente em branco. Procure um local  silencioso, feche os olhos e inspire e expire profundamente, com calma e consciência.

Essa prática irá ajudar a inibir o cortisol, hormônio do stress, e irá acalmar os pensamentos nos momentos mais críticos.

4.7 / 5. Votos: 76

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo