Menstruação adiantada será um problema?

Corpo 755 visitas 3 Comentarios

A menstruação é um processo normal na vida de todas as mulheres. Quando chegam a adolescência, iniciam o processo devido a uma causa fisiológica.

A menstruação ocorre quando o óvulo maturado e liberado não foi fecundado e, por isso, o organismo limpa o útero para uma nova tentativa de fecundar o óvulo.

A menstruação é sempre um assunto rodeado de dúvidas. Para algumas mulheres o ciclo menstrual é certeiro e nesses casos o atraso ou adiantamento pode assustar. As alterações hormonais, tal como a fase ovulatória, proliferativa e lútea – que ocorrem no processo de ovulação -, podem interferir no atraso ou adiantamento do ciclo menstrual.

Nem sempre a menstruação que surge adiantada é sinal de algum problema, assim como o atraso significa a gravidez.

É normal sentir algum desconforto nos dias que antecedem a menstruação e no primeiro ou segundo dia de sangramento, embora também haja mulheres que afortunadamente não o sintam. Para a maioria das mulheres os sintomas da menstruação são facilmente ultrapassados e não interferem com o seu dia-a-dia.

Menstruação adiantada

Uma menstruação adiantada é aquela que começa menos de 21 dias depois da última menstruação. Existem diversas razões – fisiológicas e psicológicas – que adiantam a menstruação, enquanto outras provocam seu atraso.

O adiantamento ocasional do ciclo menstrual é algo de pequena gravidade. No entanto, caso a situação se torne recorrente é importante que a mulher consulte seu ginecologista.

Alguns sintomas da menstruação incluem:

  • Dores de cabeça;
  • Cólicas abdominais;
  • Sensibilidade mamária;
  • Alterações gastrointestinais (diarreia ou obstipação);
  • Dores musculares;
  • Dores nas articulações;
  • Retenção de líquidos;
  • Acne;
  • Dificuldade em adormecer;
  • Falta de energia, fadiga.
  • Dor lombar;

Menstruação adiantada será um problema?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAUSAS DA MENSTRUAÇÃO ADIANTADA

STRESS E PROBLEMAS EMOCIONAIS

Se a mulher se sente confusa ou assustada, o seu corpo sofre com os impactos negativos desse estado e pode antecipar a menstruação. o stress mexe com os níveis hormonais do organismo, por isso ele é o principal culpado dos casos de antecipação.

Além do stress, outros problemas psicológicos podem desencadear a menstruação antecipada, como é o caso do nervosismo e da ansiedade. Esses sintomas podem ser gerados por causa do fim do namoro, da demissão no emprego, entre outras situações difíceis. O ciclo menstrual tende a voltar ao normal assim que a mulher encontrar novamente a estabilidade emocional.

ABANDONO DA PILULA

O adiantamento do ciclo menstrual pode estar relacionado ao abandono da pílula. Se a mulher tinha o costume de tomar anticoncepcional e de repente resolveu parar com o medicamento, a menstruação pode ficar desregulada nos primeiros meses. O organismo pode levar tempo para se acostumar com a ausência do remédio.

ENDOMETRIOSE

Mulheres com endometriose podem apresentar sangramentos intensos, em quantidades usualmente superiores e que duram mais do que 7 dias e com um aspeto que se assemelha a borra de café.

Nestes casos, o adiantamento costuma vir acompanhado de dores mais agudas que o habitual. Se estes sintomas estiverem presentes ao mesmo tempo, um médico deve ser consultado.

MUDANÇAS DE PESO

Frequentemente, a menstruação é adiantada quando a mulher está a levar a cabo uma dieta restrita ou exercícios físicos de alta intensidade. O desgaste físico também pode ser um causador de menstruação antecipada. Em geral, isso acontece quando a mulher se exercita muito no ginásio e o seu corpo não tem resistência o suficiente para suportar o impacto da actividade física.

Sempre que tiver algum problema menstrual procure o médico ginecologista, pois pode ser uma causa normal ou patológica e quando mais cedo descobrir mais
fácil é o tratamento.

Menstruação adiantada será um problema?
4.6 (92%) 30 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Carla

    | Responder

    Fiz algumas dietas malucas e isso antecipava a minha menstruação

  2. Dina Cunha

    | Responder

    O meu sistema nervoso altera e muito nas minhas datas de menstruação

  3. Mariana Silva

    | Responder

    Quando estou mais ansiosa o meu período menstrual aparece mais cedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *