Menstruação adiantada será um problema?
A menstruação é um processo normal na vida de todas as mulheres. Quando chegam a adolescência, iniciam o processo devido a uma causa fisiológica.
A menstruação ocorre quando o óvulo maturado e liberado não foi fecundado e, por isso, o organismo limpa o útero para uma nova tentativa de fecundar o óvulo.
A menstruação é sempre um assunto rodeado de dúvidas. Para algumas mulheres o ciclo menstrual é certo e nesses casos o atraso ou adiantamento pode assustar. As alterações hormonais, tal como a fase ovulatória, proliferativa e lútea – que ocorrem no processo de ovulação -, podem interferir no atraso ou adiantamento do ciclo menstrual.
Nem sempre a menstruação que surge adiantada é sinal de algum problema, assim como o atraso significa a gravidez.
É normal sentir algum desconforto nos dias que antecedem a menstruação e no primeiro ou segundo dia de sangramento, embora também haja mulheres que afortunadamente não o sintam.
Para a maioria das mulheres os sintomas da menstruação são facilmente ultrapassados e não interferem com o seu dia-a-dia.
Uma menstruação adiantada é aquela que começa menos de 21 dias depois da última menstruação. Existem diversas razões – fisiológicas e psicológicas – que adiantam a menstruação, enquanto outras provocam seu atraso.
O adiantamento ocasional do ciclo menstrual é algo de pequena gravidade. No entanto, caso a situação se torne recorrente é importante que a mulher consulte seu ginecologista.
Alguns sintomas da menstruação incluem:
- Dores de cabeça;
- Cólicas abdominais;
- Sensibilidade mamária;
- Alterações gastrointestinais (diarreia ou obstipação);
- Dores musculares;
- Dores nas articulações;
- Retenção de líquidos;
- Acne;
- Dificuldade em adormecer;
- Falta de energia, fadiga.
- Dor lombar.
CAUSAS DA MENSTRUAÇÃO ADIANTADA
STRESS E PROBLEMAS EMOCIONAIS
Se a mulher se sente confusa ou assustada, o seu corpo sofre com os impactos negativos desse estado e pode antecipar a menstruação. o stress mexe com os níveis hormonais do organismo, por isso ele é o principal culpado dos casos de antecipação.
Além do stress, outros problemas psicológicos podem desencadear a menstruação antecipada, como é o caso do nervosismo e da ansiedade.
Esses sintomas podem ser gerados por causa do fim do namoro, da demissão no emprego, entre outras situações difíceis. O ciclo menstrual tende a voltar ao normal assim que a mulher encontrar novamente a estabilidade emocional.
ABANDONO DA PÍLULA
O adiantamento do ciclo menstrual pode estar relacionado ao abandono da pílula. Se a mulher tinha o costume de tomar anticoncepcional e de repente resolveu parar com o medicamento, a menstruação pode ficar desregulada nos primeiros meses. O organismo pode levar tempo para se acostumar com a ausência do remédio.
ENDOMETRÍOSE
Mulheres com endometriose podem apresentar sangramentos intensos, em quantidades usualmente superiores e que duram mais do que 7 dias e com um aspeto que se assemelha a borra de café.
Nestes casos, o adiantamento costuma vir acompanhado de dores mais agudas que o habitual. Se estes sintomas estiverem presentes ao mesmo tempo, um médico deve ser consultado.
MUDANÇAS DE PESO
Frequentemente, a menstruação é adiantada quando a mulher está a fazer uma dieta restrita ou exercícios físicos de alta intensidade. O desgaste físico também pode ser um causador de menstruação antecipada.
Em geral, isso acontece quando a mulher pratica muito exercício físico no ginásio e o seu corpo não tem resistência suficiente para suportar o impacto da actividade física.
Sempre que tiver algum problema menstrual procure o médico ginecologista, pois pode ser uma causa normal ou patológica e quando mais cedo descobrir mais
fácil é o tratamento.
Fotos cedidas por Depositphotos.