Curas Naturais

Tratamento Natural para o stress

Remédio caseiro para estresse

Tratamento Natural do Stress, o stress é encarado como a doença do século XXI.

A celeridade das nossas vidas nos dias de hoje é, por si, criador de stress. Muito para além de uma simples percepção de desconforto, o stress é um problema que pode estar na origem de doenças de variada ordem.

Aprendermos a parar e relaxar é a melhor forma de nos equilibrarmos física e mentalmente.

Sabia que quase 50% dos adultos apresentam problemas de saúde tudo devido ao stress?

As doenças associadas ao o stress representam entre 70% e 95% de todas as visitas ao médico, está ligado às seis principais causas de doenças pulmonares, cardíacas, cirrose do fígado, cancro e suicídio.

O stress apresenta-se como uma resposta do organismo para se defender. Contudo, quando se mantém durante muito tempo, pode dar origem a diversos sintomas psicológicos e físicos.

Em situações de stress o organismo liberta uma grande quantidade de adrenalina e catecolaminas. É esta libertação de hormonas que provoca diferentes reacções no corpo humano, entendidas como sendo sintomas de stress.

SINAIS E SINTOMAS DE STRESS:

• Alterações de apetite e de peso

• Diminuição da concentração e problemas de memória

• Sintomas de Depressão, alterações de humor

• Problemas digestivos (colite, obstipação e diarreia, dor de estômago, úlcera)

• Irritação da asma ou artrite

• Cansaço

• Dores de cabeça

• Pressão arterial alta

• Deficiência imunitária e agravamento do risco de infecção

Infertilidade

• Insónia

• Perda de libido

• Tensão muscular

• Nervosismo, irritabilidade, ansiedade

• Doenças de pele (urticária)

stress

FACTORES DE RISCO

Praticamente todos os aspectos da vida, desde o tempo de trabalho, ao trânsito e às relações familiares, podem provocar stress, dependendo de como reage a esses eventos.

Coisas simples, como entornar o seu café ou saber que tem pouca gasolina no carro, podem despoletar o stress.

Seguem alguns dos desencadeadores mais comuns para o stress:

• Ser vítima de um crime ou participar num acidente

• Exigências familiares e desentendimentos

• Preocupações financeiras

• Festas e eventos especiais

• Preocupações relacionadas com a compra, venda ou mudança de casa

• Doença ou morte de um ente querido

• Situações ou eventos imprevistos que não podemos controlar

• Emprego, novo emprego ou a perda de emprego

Alimentos a evitar:

A cafeína e o álcool podem aumentar o stress. Limite a cafeína gradualmente para evitar sintomas de desabituação, o que pode acentuar a ansiedade. Evite os refrigerantes (ricos em cafeína), o álcool e o açúcar. O consumo de álcool ideal será de uma ou duas bebidas por dia;

As fast foods e alimentos processados ​​(salgadinhos) são ricos em gordura saturada e açúcar, e têm um baixo valor nutricional. Estes alimentos podem promover ansiedade e mudanças de humor;

• Os alimentos açucarados causam flutuações de açúcar no sangue, o que pode causar oscilações de humor e agravar o stress. Limite o consumo de salgados, doces, pães e condimentos.

Mais informações sobre ansiedade em https://www.terapiasdamente.pt/ansiedade/

Conselhos para o tratamento Natural do Stress

Existem algumas actividades simples que podem ajudar a relaxar e são preciosas para a saúde física e emocional, apesar de nem sempre sejam valorizadas.

Abaixo alguns conselhos que o podem ajudar a lidar com o stress:

⇒ Pratique exercício físico – A prática de exercício físico proporciona a libertação de energias e frustrações e, devido à segregação de endorfinas, que promovem o bem-estar, é por si só um actividade anti-stress. Saiba que uma simples caminhada ao ar livre pode ser suficiente.

⇒ Aprenda a admitir os seus limites e a dizer “não” – Reconhecer, no local de trabalho, que não é capaz de realizar algo que lhe seja pedido por estar sobrecarregado de serviços ou implique que trabalhe fora das horas de expediente não é sinal de fraqueza nem quer dizer que está a fracassar.

Explique ao seu chefe, de forma cordial mas determinada que, para concretizar aquela tarefa específica no prazo pedido, terá de deixar outra para mais tarde ou que terá de pedir ajuda a mais alguém.

⇒ Respire fundo – Sempre que se sentir ansioso, inspire durante 10 segundos e só depois expire, ao longo de outros 10 segundos. Se achar conveniente, repita este exercício (que tem como benefício extra poder ser efetuado em qualquer local).

⇒ Reserve tempo para relaxar – Faça uma análise sensata do tempo que consegue dispor para si e obrigue-se a cumpri-lo. Defina rituais diários que impliquem cuidar de si, tão simples como ler um livro, ver um filme ou tomar um banho relaxante antes de se deitar.

Depois de realizar estes pequenos mimos verá que rapidamente o relaxamento fará parte integrante da sua rotina.

tratar stress

Dedique-se a uma ocupação criativa – jardinar, reciclar, pintar, costurar, etc. São imensas as hipóteses que lhe permitem ocupar-se de alguma coisa que o entusiasma e pacifica.

⇒ Crie um diário – os especialistas afirmam que escrever dia a dia durante 10 minutos sobre aquilo que sentimos durante o dia ajuda à organização interna e à perceção mais clara dos fatores que nos perturbam.

⇒ Aprenda a fazer meditação – Aprender a meditar significa aprender a concentrarmos naquilo que se passa no momento e apenas no momento. Concentrarmo-nos na respiração e na forma como pensamos e nos sentimos no momento, para além de proporcionar uma óptima forma de relaxar como ajuda a que ganhemos consciência dos instrumentos que permitem controlarmos em cenários mais stressantes.

A meditação apela ao estado de tranquilidade do organismo (o inverso ao estado de stress). Bastam 10 minutos por dia para usufruir desse relaxamento total.

⇒ Usufruir de mais tempo com as pessoas de quem gosta – Partilhar a vida com as pessoas de quem gostamos faz-nos atribuir sentido ao dia a dia e suportar melhor as adversidades e contrariedades. Passar mais tempo com a família e amigos é uma excelente maneira de relaxar.

⇒ Dedique-se aos outros – Concentrarmos nos outros permite percebermos que o nosso stress advém, frequentemente, de estarmos a dar excessiva importância a um determinado assunto. Se estivermos mais  focados nos outros relativizamos as nossas próprias preocupações.

Fazer voluntariado ou dedicar-se a alguém que precise de ajuda podem ser sempre boas opções.

⇒ Descubra os poderes terapêuticos do riso – rir é uma boa terapia anti-stress. Procure o riso como forma de viver melhor – rirmos de nós próprios ajuda a encarar melhor as situações do dia a dia.

⇒ Experimente a acupunctura – ao permitir alcançar o equilíbrio energético do organismo, a acupunctura ajuda a contrariar o stress e a resolver os problemas físicos e psicológicos que daí resultam.

⇒ Faça massagens – o stress provoca uma grande agregação de energia na parte superior do corpo (principalmente pescoço, ombros e omoplatas) e o desgaste interfere com a zona lombar. Fazer massagem possibilita desfazer contracturas musculares e nódulos, retirar as dores e relaxar.

Tratamento Natural do Stress

Todos sabemos que não é possível descobrir um tratamento milagroso para o stress. Cada pessoa possui instrumentos próprios para lidar com o stress, assim sendo, não existe uma receita padrão que satisfaça a todos, para responder ao stress.

A batalha contra o stress passou a ser nos tempos modernos de fundamental importância, dado que o stress em demasia tomou posse do nosso quotidiano.

A gestão do stress deve ser entendida verdadeiramente como uma forma de ao mesmo tempo melhorarmos a nossa qualidade de vida e a condição de saúde.

4.7 / 5. Votos: 140

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo