Curas Naturais

Tratamento Natural para o stress

Remédio caseiro para estresse

Tratamento Natural do Stress, o stress é visto como a doença do século XXI.

O ritmo de vida nos dias de hoje é, em si mesmo, gerador de stress. Muito para além de uma simples sensação de mal-estar, o stress é um problema que pode estar na origem de doenças de variada ordem.

Aprendermos a para e relaxar é a melhor forma de nos equilibrarmos física e mentalmente.

 

Sabia que quase 50% dos adultos sofrem efeitos contrários à saúde tudo devido ao stress?

As doenças relacionadas com o stress representam entre 75% e 95% de todas as visitas ao médico, está ligado às seis principais causas de doenças cardíacas, pulmonares, acidentes, cirrose do fígado, cancro e suicídio.

O stress manifesta-se como uma resposta do organismo para se defender. No entanto, quando se mantém durante muito tempo, pode dar origem a diversos sintomas psicológicos e físicos.

Em situações de stress o organismo liberta uma quantidade abundante de adrenalina e catecolaminas. É esta libertação de hormonas que origina diferentes reacções no corpo humano, entendidas como sendo sintomas de stress.

 

 

SINAIS E SINTOMAS DE STRESS:

• Alterações de apetite e de peso

• Diminuição da concentração e problemas de memória

• Sintomas de Depressão, alterações de humor

• Problemas digestivos (dor de estômago, úlcera, colite, obstipação e diarreia)

• Irritação da asma ou artrite

• Fadiga

• Dores de cabeça

• Pressão arterial alta

• Deficiência imunitária e aumento do risco de infecção

Infertilidade

• Insónia

• Perda de libido

• Tensão muscular

• Nervosismo, ansiedade, irritabilidade

• Doenças de pele (urticária)

 

Remédio caseiro para Estresse

 

FACTORES DE RISCO

Quase todos os aspectos da vida, desde o tempo de trabalho, ao trânsito e às relações familiares, podem causar stress, dependendo de como reage a esses eventos.

Mesmo as pequenas coisas, como entornar o seu café ou saber que tem pouca gasolina no seu carro, podem desencadear o stress.

 

Aqui estão alguns dos despoletadores mais comuns para o stress:

• Ser vítima de um crime ou estar num acidente

• Exigências familiares e desentendimentos

• Preocupações financeiras

• Festas e eventos especiais

• Preocupações relacionadas com a casa (comprar ou vender a casa ou mudar de casa)

• Doença ou morte de um ente querido

• Situações ou acontecimentos inesperados que não podemos controlar

• Trabalho, novo trabalho ou a perda de trabalho

 

Alimentos a evitar:

A cafeína e o álcool podem intensificar o stress. Reduza a cafeína lentamente para evitar sintomas de desabituação, o que pode acentuar a ansiedade. Evite os refrigerantes, que são ricos em cafeína, o açúcar e o álcool. Limite o álcool a uma ou duas bebidas por dia;

As fast foods e alimentos processados ​​(salgadinhos) são ricos em gordura saturada e açúcar, e têm um baixo valor nutricional. Estes alimentos podem fomentar ansiedade e mudanças de humor;

• Os alimentos açucarados causam flutuações de açúcar no sangue, o que pode causar oscilações de humor e agravar o stress. Reduza o consumo de pães, doces, condimentos e salgados.

Mais informações sobre ansiedade: https://www.terapiasdamente.pt/ansiedade/

 

Conselhos para o tratamento Natural do Stress

Há várias actividades simples que podem ajudar a relaxar e são preciosas para a saúde física e emocional, embora nem sempre sejam valorizadas.

Conheça alguns conselhos que o podem ajudar a gerir o stress:

⇒ Praticar exercício físico – A prática de exercício físico permite libertar energias e frustrações e, devido à segregação de endorfinas, que promovem o bem-estar, é por si só um actividade anti-stress. Uma simples caminhada ao ar livre pode ser suficiente.

⇒ Aprender a reconhecer os seus limites e a dizer “não” – Admitir, no local de trabalho, que não consegue realizar algo que lhe seja pedido por estar assoberbado de tarefas ou implique que trabalhe fora das horas de expediente não é sinal de fraqueza nem significa que está a falhar.

Explique ao seu chefe, de forma diplomática mas firme que, para realizar aquela tarefa específica no prazo pedido, terá de deixar outra para mais tarde ou que terá de pedir ajuda a mais alguém.

⇒ Respirar fundo – Sempre que se sentir ansioso, inspire durante 10 segundos e só depois expire, ao longo de outros 10 segundos. Caso seja necessário, repita este exercício (que tem como benefício adicional poder ser realizado em qualquer local).

⇒ Reservar tempo para relaxar – Faça uma análise sensata do tempo que consegue dispor para si e obrigue-se a cumpri-lo. Pode fazê-lo com rituais diários que implicam cuidar de si, como ler um livro ou tomar um banho relaxante antes de se deitar. Verá que rapidamente o relaxamento fará parte integrante da sua rotina.

 

 

⇒ Dedique-se a uma actividade criativa – reciclar, pintar, costurar, etc. São muitas as possibilidades que lhe permitem ocupar-se de alguma coisa que o entusiasma e pacifica.

⇒ Crie um diário – os especialistas defendem que escrever diariamente durante 10 minutos sobre aquilo que sentimos durante o dia ajuda à organização interna e à percepção mais clara dos factores que nos perturbam.

⇒ Aprenda a fazer meditação – Aprender a meditar significa aprender a concentrarmos naquilo que se passa no momento e apenas no momento. Concentrarmo-nos na respiração e na forma como pensamos e nos sentimos no momento, não só constitui uma óptima forma de relaxar como ajuda a que ganhemos consciência dos mecanismos que permitem controlarmos em situações mais stressantes.

A meditação convida o estado de sossego do organismo (o contrário ao estado de stress). Se dispõe de 10 minutos, medite – verá que começará a encontrar forma de estender esse tempo.

⇒ Usufruir de mais tempo com as pessoas de quem gosta – Partilhar a vida com as pessoas de quem gostamos faz-nos atribuir sentido ao dia a dia e suportar melhor as adversidades e contrariedades. Passar mais tempo com a família e amigos é uma excelente maneira de relaxar.

⇒ Dedique-se aos outros – Concentrarmos nos outros permite percebermos que o nosso stress advém, frequentemente, de estarmos a dar excessiva importância a um determinado assunto. Se estivermos mais  centrados nos outros relativizamos as nossas próprias preocupações. Fazer voluntariado ou dedicar-se a alguém que precise de ajuda podem ser sempre boas opções.

⇒ Descubra os poderes terapêuticos do risorir é uma boa terapia anti-stress. Procure o riso como forma de viver melhor – rirmos de nós próprios ajuda a facilitar as situações.

⇒ Experimente a acupunctura – ao permitir alcançar o equilíbrio energético do organismo, a acupunctura ajuda a combater o stress e a resolver os problemas físicos e psicológicos que daí advêm.

⇒ Faça massagens – o stress provoca uma grande concentração de energia na parte superior do corpo (principalmente ombros, omoplatas e pescoço) e o desgaste afecta a zona lombar. Fazer massagem permite desfazer contracturas musculares e nódulos, retirar as dores e relaxar.

 

Tratamento Natural do Stress

Não é possível encontrar um tratamento miraculoso para o stress. Cada um de nós possui mecanismos próprios para lidar com o stress, nesse sentido não existe uma receita padrão que sirva a todos, para combater o stress.

O combate ao stress passou a ser nos tempos modernos de primordial importância, pois o stress exagerado apoderou-se do nosso quotidiano. A gestão do stress deve ser encarada seriamente como uma forma de simultaneamente melhorarmos a nossa condição de saúde e a nossa qualidade de vida.

 

0 / 5. Votos: 0

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo