Curas Naturais

6 Incríveis benefícios do Carvão Activado

O carvão activado é diferente dos pedaços de carvão vegetal que se utilizam para grelhar alimentos. É um pó preto inodoro composto por compostos à base de carbono – tais como serradura, casca de coco, ou turfa – que foram “activados,” ou aquecidos a altas temperaturas para os tornar mais porosos.

Remoção de toxinas de emergência, esta é a principal razão pela qual já todos ouvimos falar de carvão activado em algum momento da nossa vida.

Não só é benéfico para a ingestão acidental de substâncias como lixívia ou pesticidas, como também pode ajudar a contrariar os efeitos de uma overdose de droga.

Muitos pensam que o carvão activado funciona como uma esponja, absorvendo tudo no corpo com o qual entra em contacto.

Afinal de contas, é usado quando alguém ingere veneno, por isso faz sentido. Contudo, o carvão activado é um pouco mais matizado, e utiliza uma carga negativa para atrair toxinas para ele.

banner1 1

Este processo chama-se adsorção e é bastante diferente do processo que todos nós imaginamos.

Como o carvão activado é tão poroso, é capaz de transportar elementos indesejáveis directamente para fora do seu corpo à medida que o elimina.

A utilização do carvão activado pode proporcionar uma variedade de benefícios tanto para a sua saúde como mesmo para a sua beleza.

Aqui estão as melhores formas de utilizar esta substância espantosa:

Benefícios do Carvão Activado

1 – O carvão activado ajuda a desintoxicar o corpo

Numerosos estudos científicos têm demonstrado que o carvão activado absorve venenos e toxinas, que são prejudiciais para o organismo. É provavelmente o agente de descontaminação mais simples e mais eficaz.

Absorve metais pesados (mercúrio, chumbo), hidrocarbonetos, cloretos e pesticidas, bem como hormonas sintéticas e drogas.

Também capta as toxinas produzidas por certas plantas, venenos de insectos ou cobras, ou certas bactérias (estafilococos, salmonelas), e mesmo certos vírus.

Os iões negativos de contaminantes fixam-se firmemente na superfície do carvão e ficam aprisionados.

2 – O carvão activado combate os problemas intestinais

O carvão activado tem a capacidade de absorver quase 100 vezes o seu volume em dióxido de carbono, e é particularmente eficaz contra o inchaço, flatulência e dores intestinais.

Livre-se destes desconfortos intestinais e encontrará bem-estar e um estômago liso.

carvão activado

3 – O carvão activado remove as impurezas da pele

Nos cosméticos, é utilizado como ingrediente activo em máscaras, esfoliantes, sabonetes e produtos de lavagem para eliminar impurezas e poluentes.

Purificante, limpa a pele e absorve as bactérias responsáveis por certas infecções, reduz o risco de espinhas inflamadas durante problemas de acne, como no intestino, capta poluentes e toxinas que se acumulam na superfície da pele: poluentes ambientais, resíduos químicos dos cosméticos mas também toxinas produzidas pela pele.

4 – O carvão activado branqueia os dentes

Uma vez por semana, basta adicionar carvão activado à sua pasta de dentes antes de escovar para branquear naturalmente os dentes.

Pode também deitar algum carvão em pó numa chávena e depois mergulhar-lhe um cotonete molhado antes de o aplicar, esfregando os dentes.

Depois faça uma escovagem normal e depois enxague para obter um resultado branco brilhante.

5 – Ajudar com uma ressaca


O carvão activado também é relatado para ajudar a reduzir ou mesmo evitar completamente uma ressaca se ingerido durante o consumo de álcool.

A capacidade desta substância para absorver toxinas e evitar que o álcool entre na corrente sanguínea soa a nada menos que um milagre.

No entanto, em vez de o usar como um truque de festa fixe, os profissionais médicos tendem a confiar no carvão activado se alguém tiver intoxicação alcoólica ou estiver inconsciente.

Atenção! Como a sua absorção é potente, o carvão vegetal pode reduzir a eficácia de certos medicamentos, tais como pílulas anticoncepcionais e antibióticos, se ingeridos ao mesmo tempo.

É melhor tomar medicamentos e depois esperar pelo menos duas horas antes da ingestão de carvão vegetal.

istockphoto 1144486930 612x612 1

6 – Desintoxicação a partir de mofo

Temos tendência a pensar no bolor como uma substância que vive fora do nosso corpo, mas se estivermos frequentemente num ambiente onde o bolor está presente, o oposto pode ser verdade.

As casas mais antigas, especialmente as que inundaram no passado ou têm sistemas de ventilação deficientes, podem ser propensas ao mofo, e à medida que se vive e respira nessa casa, o mofo pode entrar no seu sistema.

Pode ser bastante tóxico, causando depressão, vómitos ou problemas respiratórios, e a utilização de carvão activado ajudará a limpar o seu corpo do mesmo.

4.7 / 5. Votos: 15

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo