Responsável por péssimas noites de sono e até pelo fim de alguns casamentos, o ronco afeta aproximadamente 24% dos homens e 18% das mulheres de meia-idade.
Muitas pessoas costumam sofrer com ronco, que são os barulhos ou ruídos durante o sono. As causas do ronco podem ser inúmeras, como cansaço, excesso de bebida, gripe, e alergias.
Geralmente nesses casos, o ronco não é persistente, durando poucas noites.
Mas em caso de ronco persistente, qual a causa?
Também podem ser muitas, mas o maior problema é que o ronco quando persiste, pode ser um problema grave, como a apneia do sono.
Roncar é algo que muitas pessoas fazem ao dormir. No entanto, é muito incómodo para aqueles que estão próximos da pessoa que ronca, já que o ruído não a deixa dormir.
Roncar, por sua vez, ainda que seus motivos sejam diversos, pode nos indicar sobre algum tipo de distúrbio um pouco mais grave.
Se você ronca com a boca fechada, pode ser por causa de algum problema na língua, se você ronca com a boca aberta pode ser por causa de um problema na garganta.
Se roncamos e nos encontramos de barriga para cima o problema pode ter uma solução simples como mudar de posição ao dormir e no seu estilo de vida, mas se roncamos durante toda a noite em qualquer posição, então pode ser por algo mais sério que requer um tratamento mais profundo e especializado.
Perder peso
A obesidade ou o excesso de peso é um dos principais fatores que nos fazem roncar.
Igual a obesidade, fumar é uma das principais causas dos roncos.
Não consumir bebidas alcoólicas antes de dormir
Beber álcool também pode propiciar os roncos. O álcool relaxa a língua e outras partes do nosso corpo, o que ocasiona a obstrução da passagem de ar. Portanto, o melhor é não consumir bebidas alcoólicas antes de ir dormir.
Praticar exercício
As pessoas que fazem exercício adormecem mais rápido do que aquelas que não fazem. A endorfina libertada durante o exercício físico produz uma sensação de bem-estar e proporciona boas noites de sono.
É recomendado que o exercício seja feito 4 horas antes de deitar para que o organismo desacelere e a adrenalina do exercício não dificulte o sono.
Arruda
Uma maneira ótima de parar de roncar é fazendo uma mistura com algumas folhas de arruda (com cheiro muito forte) e azeite de oliva.
Deixe essa mistura de repouso durante duas semana. Depois disso, coloque um pouco de óleo antes de dormir no seu nariz e no seu pescoço.
Chá de urtiga
A urtiga é um produto natural muito bom para deixar de roncar. Para isso, o melhor é preparar uma infusão de urtiga e deixá-la repousar durante dez minutos. Depois coe e beba.
Cebola
A cebola também é um óptimo remédio para parar de roncar, e auxilia também em outras doenças respiratórias.
Para aproveitar melhor os seus benefícios, o mais indicado é preparar um chá com açúcar mascavado.
Coloque uma cebola em fatias para cada litro de água e deixe ferver durante 15 minutos. Coe e, com a água ainda quente, coloque algumas colheres de sopa de açúcar mascavado, a gosto.
Beba essa mistura uma ou duas horas antes de dormir.
Mel
O mel também ajuda a evitar o ronco, devido à sua ação anti-inflamatória, que libertará as vias aéreas.
Faça um chá com o ingrediente, inale o vapor por alguns minutos antes de dormir e beba-o ainda quente
O ronco é provocado pelo bloqueio parcial da passagem do ar pelas vias respiratórias durante o sono.
Quando o som é intenso, pode ser sintoma de algum problema de saúde.
Fique atento! Roncar não é sinal de sono reparador.
Fotos cedidas por Depositphotos.