Urtiga – Benefícios e Propriedades Medicinais

Plantas & Vitaminas 1234 visitas Comentar

A urtiga pertencente à família das Urticáceas, a planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado, produz pequenas flores de cor clara e apresenta folhas no formato de coração, com as bordas serreadas.

A urtiga é conhecida por queimar quem nela encosta, deixando a região irritada e ardida. Isso é causado por um ácido que está presente nos pelos das folhas desta planta.

O chá de urtiga auxilia no tratamento de casos de hemorragias, anemias, insuficiência hepática, artrite, artrose, gota, alergias, catarro, tosse, bronquite, febre, febre do feno, asma, diabetes, circulação, diarreias, próstata, úlcera, reumatismo gotoso.

Urtiga beneficios

CHÁ DE URTIGA

Ingredientes:

1 colher (sopa) das folhas secas
1 litro de água

Leve a água a ferver aproximadamente 3 a 4 minutos, esperando pela ebulição (formação das bolhinhas) para retirar do lume.
Adicione as folhas e tape a panela.
O chá deve repousar no mínimo dez minutos antes de poder ser consumido.

Consuma três chávenas por dia.

BENEFÍCIOS DA URTIGA:

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos.

É maravilhosa para combater a osteoporose, a e a fragilidade das unhas, devido à presença de ferro, de silício e das vitaminas B2 e B5, pelo que tem um excelente poder de remineralização.

Como é rica em vitamina C, indispensável para uma boa absorção do ferro, torna-se um forte inimigo da anemia e dos problemas circulatórios, sendo recomendada para um bom equilíbrio feminino aquando da menopausa.

ACIDO ÚRICO – As urtigas trazem alívio a aqueles que têm excesso de . Isto porque ela trabalha para erradicar este excesso de ácido úrico em particular, bem como a reduzir alguns sinais da doença. O método mais utilizado para trazer alívio para articulações inflamadas com gota é realmente fazendo uma chávena de chá de urtiga.

UNHAS – O consumo de uma chávena de chá de urtiga por dia pode, eventualmente, incentivar o desenvolvimento de unha saudável pois as urtigas incluem a sílica, juntamente com outros minerais essenciais para o desenvolvimento de unha.

A urtiga tem níveis elevados de ferro, o que torna boa para combater a anemia, bem como fadiga.

Urtiga – Benefícios e Propriedades Medicinais
4.3 (86.25%) 16 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *