O ginseng é muito conhecido pela sua capacidade em estimular o sistema imunológico e combate à fadiga e stress.
No entanto, várias dezenas de estudos demonstraram que o ginseng também melhora a performance física e mental, melhora o humor, e auxilia a função metabólica.
Nativo da Sibéria, Japão, Coreia e China. Embora não seja um verdadeiro ginseng, esta variedade é mais valorizada.
Ginseng siberiano era tradicionalmente utilizado para promover a longevidade e a saúde em geral. Muitos especialistas preferem Eleuthero como o ginseng para ajudar com as questões da saúde das mulheres, especialmente a depressão associada a TPM e menopausa.
Ginseng siberiano ajuda a melhorar os níveis de energia
Cansaço e esgotamento quando há pouca vitalidade, o ginseng siberiano geralmente ajuda a melhorar os níveis de energia, sobretudo nos adultos mais velhos.
Nem todos os estados de cansaço e esgotamento reagem à acção tonificante desta erva, mas muitos reagem, sobretudo quando o funcionamento das glândulas supra-renais ou da tiróide é afectado pelo excesso de actividade e pela falta de oportunidade para relaxar e descansar.
Tradicionalmente, os chineses têm usado o Ginseng Siberiano para combater constipações e gripes. A eficácia dessa planta estaria, em parte, relacionada à sua capacidade de melhorar o sistema imunológico.
Esta planta parece ser bastante segura nas doses recomendadas. Em raros casos provoca diarreia discreta. Algumas pessoas relatam inquietação após consumi-la; portanto, não a tome próximo à hora de dormir.
Esta planta pode interferir na ação de medicações cardíacas.