Benefícios do morango para a saúde
Os frutos vermelhos são alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Para além dos antioxidantes, os morangos, as framboesas ou mesmo as amoras são essenciais para manter a linha, a juventude e fazem maravilhas com a sua pele!
Já ouviu falar que para manter uma vida saudável é preciso consumir frutas. Pode ser de manhã, tarde ou noite, o importante é comer diariamente.
Agora, que tal entendermos mais sobre o morango?
O morango possui vitaminas, como a vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e fortalece dentes e ossos. A piroxidina, que está presente na vitamina B6, é excelente às mulheres; a antocianina, responsável pela cor do morango, também é antioxidante e previne o envelhecimento da pele e a arteriosclerose. A niacina (vitamina B5), que protege o sistema nervoso, o digestivo, evita reumatismo e problemas de pele.
E também é rica em ferro, que faz parte da formação do sangue.
Como escolher o morango
1. Cor – No momento da compra dos morangos é importante comprar aqueles que têm uma cor vermelha forte, já que ao contrário da maioria das frutas, esta não amadurece após ser colhida de seu pé.
2. Cheiro – Uma das maneiras mais fáceis de escolher o fruto é através do seu cheiro, já que os morangos que ainda estão “verdes” não tem uma fragrância tão forte enquanto os que estão maduros, possuem o cheiro forte característico da fruta.
3. Tamanho – Apesar de ser tentador ver um morango enorme e bem vermelho, são os de tamanho médio para pequeno que possuem sabor mais adocicado.
Qual a melhor forma de consumir o morango?
O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contacto com o oxigénio, parte das substâncias antioxidantes do morango perdem-se. Se fizer um sumo, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto as suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C perde-se. Prefira cozinhar ao vapor.
A composição nutritiva do morango por cada 100 gr:
– 29 kcal de energia
– 5,4 g de hidratos de carbono
– 2 g de fibras
– 138 mg de potássio
– 10 mg de magnésio
– 25 mg de cálcio
– 47 mg de vitamina C
Estas são as principais vantagens nutritivas dos morangos:
– São tonificantes, diuréticos e laxantes, por isso aliviam os transtornos digestivos, como a gastrite ou gastroentrite.
– Regulam as funções nervosas e endócrinas do organismo.
– Têm propriedades bactericidas e desinfectantes.
– Possuem acção anticoagulante e anti-inflamatória.
– Intervêm na estabilidade das células sanguíneas e na fertilidade.
– São excelentes para o reumatismo e a gota.
– Exercem um efeito hipotensor, que ajuda a regular a tensão arterial.
– Fortalecem os ossos, o cabelo e a pele.
– Facilitam a função do fígado e da vesícula, o que é ideal para desintoxicar o organismo e eliminar gorduras.
– Combatem as lombrigas infantis.
Lei também os frutos menos calóricos
Sendo uma maravilhosa fonte natural de potássio, os morangos ajudam a controlar a pressão arterial, uma vez que os baixos níveis de potássio reduzem os efeitos do sódio.
O morango é bom para os olhos – O poder antioxidante dos morangos pode evitar a ocorrência de algumas doenças oftalmológicas. Os radicais livres são um dos principais responsáveis pela ocorrência de enfermidades como a degeneração macular, que pode levar a uma perda de visão.
A opção mais simples e comum de apreciar a fruta é ingeri-la na sua forma natural. Mas também pode ser usado na elaboração de sorvetes, geleias, compotas, xaropes, assados, chocolates e muito mais.
Fotos cedidas por Depositphotos.