Poderosos Benefícios da Cúrcuma para a saúde
Cúrcuma e as suas propriedades anti-inflamatórias, anticéticas e anti-bacterianas estão a transformar este tempero picante num medicamento natural. Conheça os benefícios na saúde e as diversas formas de usar na comida.
O açafrão-da-terra, mais conhecido como cúrcuma, pode ser comido fresco, em raiz – tal como o gengibre – ou em pó, a sua versão mais comum.
É um dos ingredientes mais consumidos da culinária indiana, asiática e paquistanesa, mas também tem propriedades medicinais graças ao seu ingrediente ativo: a curcumina.
Entre as múltiplas propriedades medicinais, podemos destacar que os seus componentes inibem o crescimento de tumores. Também reduz os efeitos colaterais da medicação para o tratamento do cancro.
Utilização da Cúrcuma na culinária
A utilização da cúrcuma irá depender da forma em que ela é apresentada.
O pó pode ser adicionado a preparações como sopas, molhos, arroz, saladas, massas ou até mesmo acrescentado a comida já pronta; na culinária ela confere uma cor amarela e acentua o sabor dos alimentos.
– Em sementes ou em pó, a curcuma tem um sabor a noz e picante o que faz com que seja usada também como substituto da pimenta preta.
– Juntar cúrcuma aos legumes grelhados ou salteados.
– Usar para fazer húmus.
– Fazer uma chávena de chá fervendo as sementes em água e deixando em infusão por 10 minutos.
– Torrar sementes de cúrcuma, depois triturá-las num moedor de café e polvilhar o pó em frutos secos, saladas e sopas.
– Usar para temperar sopas, em particular as de lentilhas ou de feijão preto.
– Adicionada ao arroz integral simples dá um toque exótico, especialmente se misturar com azeite.
– Aquecer uma colher de sopa de azeite ou de óleo de coco numa panela e adicionar uma colher de chá de sementes de curcuma.
Assim que começarem a crepitar, o que vai acontecer em segundos, acrescentar a curcuma em pó e duas batatas já cozidas e cortadas.
Mexer bem e temperar com sal marinho. Quando as batatas estiverem douradas retirar do lume e servir como acompanhamento.
Sobre as outras formas que a cúrcuma é encontrada (chás, cápsulas e pastas) ela será utilizada como bebida, remédio ou creme afeções da pele.
CONFIRA OS PODEROSOS BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA
REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CEREBRAIS
Acredita-se que muitas doenças cerebrais estão associadas à carência de uma determinada hormona de crescimento. Por isso há quem defenda que a depressão e Alzheimer podem ser prevenidas através da ação anti oxidante da cúrcuma.
Para além disso, ainda é capaz de retardar ou mesmo reverter a diminuição de funções cerebrais relacionadas com a idade.
EMBELEZA A PELE E RETARDA O ENVELHECIMENTO
A curcumina apresenta propriedades antioxidantes. Assim sendo, a nossa pele agradece que passemos a incluir este ingrediente na nossa alimentação.
Ele é capaz de aumentar a produção da enzima HO-1, protegendo assim os fibroblastos, responsáveis pela firmeza da pele.
Para além disso previne ainda o envelhecimento precoce com as rugas e manchas que tanto nos incomodam.
REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
O consumo ajuda a desobstruir artérias e a prevenir que outras fiquem obstruídas. A cúrcuma é maravilhosa para reduzir os níveis de colesterol no sangue, que é o principal responsável pelas doenças coronárias.
É também uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de aminoácidos, como a homocisteína, no nosso sangue.
Ter estes valores desregulados pode significar danos para os nossos vasos sanguíneos e consequentemente para o coração.
É UM ANTI INFLAMATÓRIO NATURAL
A cúrcuma é rica em curcumina, daí o seu nome. Este elemento tem propriedades anti inflamatórias, pelo que este alimento torna-se uma boa opção para combater infeções ao invés dos comprimidos, já que não é agressivo para o estômago e é completamente natural.
Combate as infeções a nível molecular, por ser bioativa.
PREVINE A DIABETES
Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Há estudos que apontam a curcumina como agente 400 vezes mais potente que a metformina, medicamento usado para melhorar a sensibilidade à insulina e reverter a diabetes.
É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA A ARTRITE
Como é bastante anti inflamatória e anti bacteriana, acaba por diminuir e muito os processos no corpo que causam dor.
Sobretudo nas articulações, a sua ação é muito eficaz, já que ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar danos às células saudáveis.
A CÚRCUMA pode ser encontrada em supermercados e em casas de produtos naturais.
Importante:
- A quantidade máxima recomendada para adultos é de 5 gramas por dia.
- Não é recomendado o consumo de cúrcuma sem supervisão médica durante a gravidez, pois pode causar a estimulação do útero e do fluxo menstrual.
- Não é recomendado para pessoas que já sofrem de úlceras gástricas ou obstrução das vias biliares.
Quando consumida em excesso, pode levar a:
- Náuseas
- Dores no estômago
- Diarreias
- Hipotensão
- Contrações da vesícula biliar
- Hipoglicemia
- Diminuição na absorção de ferro
Deste modo, não ultrapasse a dose diária de 5g de curcuma por forma a não sofrer consequências negativas.
Previne o aparecimento de cancro
Novos estudos estão ainda a ser desenvolvidos para comprovar que doses elevadas de curcumina podem ajudar a tratar o cancro em seres humanos, no entanto, existem já evidências de que sua ingestão pode ajudar a prevenir a ocorrência de cancro, especialmente do sistema digestivo.
Contudo, é importante que não tente curar um cancro usando apenas suplementos naturais e ervas.
Se estiver doente, procure o seu médico e um oncologista que o acompanhem e lhe façam as recomendações necessárias.
Fotos cedidas por Depositphotos.