Bem Estar Emocional

Ansiedade tem cura natural e eficaz

Ansiedade é um termo global empregue para qualificar diversos distúrbios que provocam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Sintomas estes que afectam de forma distinta os comportamentos e o dia a dia de quem os experiencia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde a ansiedade é a segunda condição mental, depois da depressão, com maior taxa de incidência de incapacidade na maior parte dos países.

Quem nunca sentiu ansiedade? Esta apresenta-se em situações em que existe uma provável ameaça, seja esta real ou imaginária.

Normalmente a ansiedade é benéfica, uma vez que funciona como um sistema de alerta do nosso corpo, deixando-nos mais aptos para enfrentar algum imprevisto que possa surgir na nossa vida.

As perturbações da ansiedade são dos problemas de Saúde Psicológica mais comuns e afectam pessoas de todas as faixas etárias – adolescentes, crianças e adultos.

banner1 1

Ansiedade tem cura natural

As pessoas reagem à ansiedade de forma diferente, por essa razão, quando a ansiedade domina as suas vidas, podem sofrer ataques de pânico sem razão aparente.

Afastar-se da sua família e amigos, desenvolver a fobia de sair de casa e ter pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos, como lavar frequentemente as mãos.

Geralmente, a ansiedade não aparece sem motivo, assim sendo, identificar as causas que estão na sua origem ou aquilo que provoca tristeza, pode ajudar a pessoa a mantê-las longe.

A ansiedade tem cura natural – o riso, o sorriso auxilia na cura emocional, relaxa e diminui a ansiedade.

Confira alguns exemplos de sintomas que podem surgir na ansiedade:

  • Boca seca, suores, visão turva, tonturas, dores de cabeça
  • Enjoos, vómitos, náuseas, diarreia ou obstipação, aerofagia (“arrotar”) ou flatulência
  • Vontade de urinar frequente
  • Tremor, tensão/dor muscular, inquietação ou sensação de corpo preso/bloqueado
  • Dificuldade em respirar e palpitações no coração ou dor no peito
  • Dificuldade em concentrar-se, alterações da memória
  • Sensação de irritabilidade e instabilidade
  • Medo de perder o controlo, de ficar louco, ou mesmo de morte a qualquer momento.

Como é que a ansiedade prejudica a nossa vida?

De uma forma resumida, a ansiedade tem a possibilidade de diminuir a nossa qualidade de vida e não é muito complicado de perceber porquê: a preocupação e a ansiedade que lhe está relacionada são capazes de desenvolver stress emocional que, por sua vez, tem repercussão no dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou mesmo na escola.

Exercício físico – a sua prática regular consegue amenizar os sintomas depressivos e baixar os níveis de irritabilidade; exercício de intensidade moderada três ou quatro vezes por semana.

Relaxamento muscular progressivo – ajuda a diminuir a tensão arterial e o batimento cardíaco, além de reduzir os níveis de cortisol e o cansaço e melhorar os ciclos de sono.

Respiração lenta – pode não ser eficaz para todos os tipos de transtornos, mas é uma boa ajuda para quem sofre de TAG, esta é uma estratégia de rotina e, tal como o exercício físico, deve ser regular.

Respiração profunda –  caso tenha um ataque de pânico, é possível que comece a hiperventilar. Independentemente disso, respirar profundamente pode ajudá-lo a reduzir o stress e a fornecer oxigénio ao cérebro para aumentar o foco.

Tente respirar profundamente, pelo menos 8 vezes por minuto.

Demore 4 segundos para inalar, prenda a respiração durante 2 ou 3 segundos e demore outros 4 segundos para voltar a soltar o ar.

Exercite-se regularmente – Aprenda técnicas de relaxamento que sejam eficazes para diminuir o stress.

ansiedade tem cura natural

Ansiedade tem cura natural

Durma mais tempo – o sono é sem dúvida necessário para quem sofre de ansiedade. Dormir 8 horas é fundamental. Antes de se deitar, beba um chá de camomila.

A maioria dos chás contém substâncias que actuam como sedativos suaves e podem auxiliar no controle da ansiedade diária.

As plantas mais conhecidas e estudadas com essa acção são camomila, melissa, passiflora, e valeriana.

Evite cafeína, refrigerantes e nicotina, pois tais produtos são estimulantes.

Aprenda a distrair-se e a preencher a mente com uma ideia diferente perante um pensamento perturbador, por exemplo contar pessoas, cadeiras, tentar procurar determinada cor ou qualquer outro pormenor que afaste a atenção do pensamento em questão.

ansiedade tem cura

5 alimentos que podem melhorar os sintomas da ansiedade:

1 – Ovos – as gemas de ovos, são excelente fonte de proteína e vitamina D, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Os ovos também contêm triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, a memória, o sono e o comportamento.

Alguns cientistas acreditam que a serotonina é capaz de melhorar a função cerebral e aliviar a ansiedade.

2 – Sementes de abóbora – óptima fonte de potássio, ajudam a reduzir os sintomas de stress e ansiedade. A banana é outra fonte importante deste nutriente.

3 – Peixes ricos em gordura – cavala, salmão, sardinha, truta e arenque, ricos em ómega 3, substância que auxilia na função cognitiva, melhorando a saúde mental.

4 -Chocolate – fonte de flavonoides, substância capaz de diminuir a morte celular no cérebro, diminuir a neuro-inflamação e melhorar o fluxo sanguíneo. Em relação ao chocolate amargo, é uma boa fonte de magnésio, que pode aligeirar os sintomas da depressão.

5 -Iogurte – as bactérias boas como lactobaccilus e bifidobacteria, presentes no iogurte têm resultados positivos na saúde do cérebro. Alguns especialistas acreditam que a inflamação crónica pode ser responsável pela ansiedade, depressão e stress.

Regra geral os produtos lácteos geram efeito anti-inflamatório no corpo, o iogurte pode ser benéfico no combate aos sintomas da ansiedade.

Ansiedade tem cura natural

Independentemente de todas estas dicas, se sente que a ansiedade controla a sua vida, procure aconselhar-se com o seu médico e peça apoio aos especialistas neste tipo de emoções.

Adopte um estilo de vida mas saudável e acabe com a ansiedade!

5 / 5. Votos: 3

Sem votos! Seja o primeiro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo