Tratamento Natural da Azia – Sintomas e Remédios

Curas Naturais 476 visitas 4 Comentarios

Quem não teve já a sensação de que o estômago está a arder e essa queimadura sobe até à garganta?! Quase todos nós. É verdade é uma sensação muito frequente e chama-se azia.

A comida que comemos passa da boca ao estômago através de um tubo oco, chamado esófago.
Antes de entrar no estômago, o alimento deve passar através de um músculo estreito na extremidade inferior do esófago chamado o esfíncter esofágico inferior. O esfíncter impede que o alimento volte para o esófago.

Quando os ácidos gástrico chegam no estômago, digerem o alimento.
Esses ácidos são muito fortes, há uma camada mucosa especial que protege o estômago do ácido.

O esófago não tem esta protecção especial. Se o esfíncter esofágico inferior não se fecha completamente, a parte inferior do esófago pode ser danificada por refluxo ácido do estômago.
Quando isso ocorre, podemos sentir a acidez do estômago.

Muitas pessoas sofrem, com frequência, de azia. Alguns minutos após iniciar uma refeição começam a sentir um incómodo no estômago ou uma forte dor em toda a região estomacal.

Frequentemente acompanhada da azia coexiste também a sensação se digestão difícil ou de enfartamento que se define por um “sentimento indefinido de desconforto no abdómen superior ou no estômago, durante ou depois das refeições.

Pode ser acompanhado de sensação de ardor, calor ou dor na área entre o umbigo e a parte inferior do esterno e/ou uma sensação de plenitude, que é desconfortável e ocorre pouco depois de se começar a comer ou no fim da refeição.

Quais são as causas da Azia?

Durante uma refeição, os alimentos passam da boca para o estômago através de um tubo, chamado esófago. Em condições normais, a ligação entre o esófago e o estômago não permite que os alimentos ou as secreções do estômago voltem para trás.

Se esse mecanismo não funcionar devidamente, o ácido do estômago consegue alcançar as paredes do esófago irritando-as e causando azia.

Uma das causas desse refluxo é a hérnia do hiato, condição na qual uma parte do estômago passa para cima do diafragma, entrando na cavidade torácica.

Uma refeição muito abundante, a inclinação do corpo para a frente e a posição horizontal são factores que podem contribuir para o refluxo e, portanto, para a ocorrência de azia.

A gravidez, o stress, o tabaco, o café (mesmo o descafeinado), o álcool, as bebidas com gás, os citrinos, o tomate, o chocolate, a menta, a cebola e os alimentos muito gordos ou picantes são outros factores associados à azia.

Dentro dos medicamentos, a aspirina, o ibuprofeno, alguns sedativos e anti-hipertensores também se podem associar à azia.

Tratamento Natural da Azia

Para evitar a azia e reduzir as suas causas devem ser feitas algumas mudanças no estilo de vida e dieta.

É aconselhável:

  • Fazer refeições pequenas e com maior frequência durante o dia;
  • Comer com tempo e mastigar os alimentos devagar;
  • Evitar os alimentos picantes, ácidos e ricos em gordura;
  • Manter uma posição direita durante a refeição, evitando comer deitado;
  • Usar roupa mais larga e alargar os cintos que podem fazer compressão no estômago;
  • Elevar a cabeceira da cama com a ajuda de umas almofadas para dormir com a cabeça mais elevada;
  • Reduzir o consumo de álcool, de cafeína e refrigerantes;
  • Evitar baixar a cabeça após as refeições;
  • Controlo do peso;
  • Evitar deitar imediatamente após as refeições

Tratamento Natural - Azia

Tratamento Natural da Azia – Sintomas e Remédios

O chá de funcho contém óptimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, aliviando a sensação de queimação na garganta.

Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes

1 chávena de água a ferver
1 colher de sopa de funcho

Como preparar

Adicionar o funcho à água ferver e deixar repousar durante 10 minutos. Beba 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada.

VINAGRE DE CIDRA

Coloque duas colheres de Vinagre de cidra (Vinagre de maça) num copo de água antes das refeições. O vinagre de maça equilibra o PH do sistema digestivo, e prepara o estômago para a refeição.

FRUTAS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO DA AZIA

Banana – Entre outros grandes benefícios, a fruta possui um excelente efeito anti-ácido natural no organismo e sensação de alívio é quase imediata quando o problema é a azia.

Manga – Nutrientes presentes na manga ajudam a alcalinizar o organismo, isto é, contrabalancear a quantidade de ácido, aliviando a sensação de queimadura  no esófago. Além disso, a fruta também contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Maçã – Com agentes cicatrizantes na sua composição, a maçã é indicada para quem sofre com a azia e outros problemas de acidez estomacal, como gastrite e úlcera. Além de ajudar também no funcionamento do intestino, a fruta contribui para o fortalecimento das mucosas do sistema digestivo.

Melão – Rico em magnésio, potássio e cálcio, o melão ajuda na desintoxicação alimentar, ameniza a sensação de flacidez e, composto por grande quantidade de água, é altamente hidratante.

Melancia – Composta por 90% de água, a melancia é a fruta mais indicada para desintoxicação alimentar e, por não conter colesterol ou gordura, é um alimento leve que pode ser consumido livremente.

A azia é geralmente tratada com simples mudanças nos hábitos alimentares, assim como com mudanças nos hábitos de vida.

Evitar consumir alimentos que provocam azia é fundamental, assim como evitar o consumo de café e de chá preto.

Parar de fumar pode ajudar bastante, da mesma forma, cortar o consumo de bebidas alcoólicas.

Evitar deitar depois de comer é muito importante para quem sofre de azia, assim como ficar muito tempo sem comer ou montar pratos excessivamente grandes.

Tratamento Natural da Azia – Sintomas e Remédios
4.7 (94.48%) 29 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
4 Comentários
  1. Maria

    | Responder

    Maldita azia 🙁 vou levar estas dicas.

  2. Barbara

    | Responder

    Tive que alterar completamente o meu estilo de vida, devido a azia.

  3. Ana Batista

    | Responder

    A alimentação ajuda e muito a ultrapassar este problema.

  4. Rui Filipe

    | Responder

    Gostei bastante do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *