Plantas & Vitaminas

Óleo de Onagra – Quais os benefícios?

Originária da América do Norte, a onagra foi introduzida na Europa no século XVII e, naquela época, era utilizada apenas como planta ornamental.

Contudo, depressa foram conhecidos os seus benefícios, chegando mesmo a ser apelidada de cura do rei, devido às suas propriedades ditas mágicas.

Porém, durante muitos anos, o seu uso foi banalizado e só no decorrer das últimas décadas é que foram levadas a cabo investigações científicas, a fim de comprovar as suas propriedades terapêuticas.

O óleo de onagra é indicado para ajudar no tratamento de hipertensão arterial, colesterol alto, prevenção de trombose e de doenças vasculares, acne, eczema, dermatite, artrite reumatóide, queda de cabelo, psoríase, lúpus, diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), menopausa, prevenir a neuropatia diabética.

É obtido a partir das sementes da planta de onagra

Este óleo garante uma fonte rica de ácido gama-linolénico (GLA), que é um ácido gordo Ómega-6.

banner1 1

Possui propriedades anti-inflamatórias e é importante para a função cerebral.

O óleo de onagra é constituído essencialmente por ácido linoleico (cerca de 70%) e por ácido gama-linolénico ou GLA, como também é conhecido, (entre 7% a 10%).

A onagra é dos vegetais conhecidos o que inclui o ácido gama-linolénico nestas proporções tão ricas, o qual também se encontra presente no leite materno.

O GLA demonstra ser importante, pois desempenha um papel indispensável no organismo como percursor químico das prostaglandinas (substâncias que cumprem inúmeras funções metabólicas).

Estas explicações serão, por hipótese, algo complicadas, quando o que de facto conta são os seus efeitos práticos.

Óleo de Onagra

Além disso, estas substâncias são idênticas às hormonas e permitem a regulação de muitos processos fisiológicos e fisiopatológicos (como por exemplo a inflamação, a dor, a pressão sanguínea, a função cardíaca, a actividade gastrointestinal, a função renal e equilíbrio dos líquidos, a coagulação sanguínea, a alergia, a transmissão nervosa e a produção de esteróides e de hormonas).

As prostaglandinas desempenham um papel crucial em todos estes processos, pois controlam constantemente cada célula e cada órgão do nosso organismo, simultaneamente regulam a actividade de algumas enzimas.

Porém têm um ciclo vital extremamente curto.

Resumindo, o ácido gama-linolénico (GLA) e as prostaglandinas, são imprescindíveis a muitos níveis, pelo que são bastantes os casos em que o óleo de onagra pode ser aplicado com êxito.

Curiosamente, apesar deste suplemento poder ser útil para muitos, ele é particularmente adequado às mulheres.

Assim, e segundo as mais recentes investigações científicas, o óleo desta planta (apesar de não ter efeito sobre as lesões malignas) tem uma das suas maiores aplicações em certas mastodinias (mamas dolorosas e inchadas e mastopatia fibroquística) e na prevenção e alívio de sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa.

A onagra pode ser também benéfica em casos de artrite reumatóide e processos reumáticos em geral.

É também considerado útil o uso da onagra na prevenção de transtornos circulatórios como a hipertensão arterial.

Para além disso e, pelos efeitos que pode ter no combate à agregação plaquetária, a ingestão do óleo de onagra poder ajudar a prevenir os acidentes vasculares cerebrais.

Devido à sua riqueza, este óleo pode ser também adjuvante em certas afecções do sistema nervoso, nomeadamente a doença de Parkinson, esclerose em placas e em certas lesões causadas por degenerescência neuronal.

As propriedades benéficas da onagra podem ainda beneficiar o sistema imunológico, nomeadamente em casos de alergia e asma.

Também, no que respeita a problemas dermatológicos a onagra pode ser uma ajuda preciosa, pois ajuda a regular a secreção sebácea (acne ou pele seca), a fortalecer as unhas e o cabelo, sendo ainda usada em casos de eczemas, psoríase e outras dermatites, razões estas que fazem com que integre a composição de muitos produtos de cosmética à venda no mercado.

Os benefícios do Óleo de Onagra são:

# Contraria a impotência e a infertilidade feminina

# Ajuda a manter o equilíbrio natural das hormonas, ajudando na menopausa

# Ajuda a melhorar a saúde da pele

# Alivia os incómodos do Síndrome Pré Menstrual

# Ajuda o sistema cardiovascular

# Previne e combate as dores nas articulações e a dormência nos membros

# Ajuda a combater os danos da esclerose múltipla

# Ajuda a tratar sintomas de equizemas atópicos

# Ajuda a tratar a acne, a rosácea, secura cutânea e queda de cabelo

# Ajuda a controlar as deficiências de memória relacionadas com Alzheimer

# Ajuda no tratamento de doenças relacionadas com o envelhecimento e o alcoolismo

# Alivia em doenças inflamatórias auto imunes como a artrite reumatóide, psoriase e lúpus

# Ajuda a prevenir lesões dos nervos associados à diabetes

# Ajuda a aliviar sintomas da Doença de Raynaud

ONDE COMPRAR

Hoje em dia comercializam-se sob a forma de cápsulas, infusões ou óleos essenciais e a sua utilização é recomendada para o bem-estar das mulheres, já que tem um efeito relaxante, especialmente em casos de síndrome pré menstrual.

O óleo de prímula pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais.

5 / 5. Votos: 2

Sem votos! Seja o primeiro.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo