Alimentação saudável para a beleza dos cabelos
A beleza vem de dentro. Isso porque a sua alimentação é importantíssima para definir como será a sua pele e os seus cabelos. Ou seja, uma alimentação equilibrada com o consumo de bastante líquido, especialmente água, resulta em pele e cabelo mais bonitos.
Caso contrário, pode até investir horrores em cosméticos todos os meses, mas não terá o resultado desejado.
A alimentação humana constitui a matéria-prima com a qual o organismo é mantido em boas condições para realizar tarefas de forma eficiente.
A estrutura do nosso corpo, a nossa saúde e até a saúde dos cabelos, vão depender da hereditariedade e da qualidade, quantidade e proporção do que comemos ao longo do nosso desenvolvimento. “Nós somos aquilo que comemos”.
Quem deseja ter cabelos fortes, brilhantes, bonitos e sedosos deve manter uma alimentação que seja rica em proteínas, zinco, vitaminas C, E e B12. Para dar aquela ajuda no crescimento das madeixas a dica é incluir em suas refeições alimentos que sejam ricos em vitaminas A, C e E e zinco.
Os alimentos ricos em proteínas são aqueles de origem animal e grãos
Já a vitamina A pode ser encontrada em alimentos como leite, fígado e cenoura.
A vitamina C está presente em frutas cítricas e a E em alimentos como abacate, ovo e leite. Já o zinco pode ser encontrado em carnes e em algumas castanhas como a Castanha do Pará e em nozes.
Alimentação saudável para os cabelos
Dicas úteis:
- Use regularmente um champô anti-queda – em vez de um champô normal para ajudar a prevenir a queda de cabelo
- Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro – esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba dia sim, dia não
- Durma o suficiente – tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono. Vigie o estado de oleosidade do couro cabeludo. A oleosidade em excesso pode conduzir à alopécia.
- Tente ter momentos menos stressantes – pratique yoga para relaxar, ou aproveite alguns momentos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões, faça isto pela saúde do seu cabelo.
Estimule a drenagem linfática através de massagens suaves em movimentos circulares com a ponta dos dedos no couro cabeludo. Não use as unhas.
Caso não haja predisposição genética e a queda seja contínua, devemos procurar um dermatologista para verificar as causas internas e/ou ambientais.
Uma boa maneira de ajudar o seu cabelo a crescer com mais saúde e evitar a quebra é utilizar produtos adequados para o seu tipo e ter uma alimentação que seja rica em vitaminas, ferro e aminoácidos.
Além de melhorar os seus hábitos alimentares é bom ter o hábito de fazer exercícios com frequência.
Fotos cedidas por Depositphotos.